• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Avançado (Preciso de dicas)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiinhoh

Member
Reaction score
0
Fala galera, gosto muito de cerveja e hoje, faço 50L. Porem as vezes tenho dificuldade em aprimorar meus conhecimentos como: características de lúpulos,maltes e fermentos e suas interferências diretas na cerva. Temperaturas de brasagem,de fermentação,maturação etc. Alguem pode dar uma dica de livro,site,blog ou video?

Fala galera, gosto muito de cerveja e hoje, faço 50L. Porem as vezes tenho dificuldade em aprimorar meus conhecimentos como: características de lúpulos,maltes e fermentos e suas interferências diretas na cerva. Temperaturas de brasagem,de fermentação,maturação etc. Alguem pode dar uma dica de livro,site,blog ou video?

Cara, o "How to Brew" do Palmer apesar de servir para iniciantes, também tem bastante coisa avançada. Acho que é leitura indispensável para todo cervejeiro.

Outro livro bem recomendado que comecei a ler semana passada é o "Yeast"....o livro é muito bom mesmo.

Sites/Blogs: os que eu mais frequente são: HBT Brasil (esse nosso hehehe), HBT Americano, o beersmith.com (esse eu gosto de ouvir os podcasts antigos, sempre tem algo interessante), como gosto bastante de cerveja "estragada" eu li quase todo o blog do Michael Tonsmeire (www.themadfermentationist.com) - e isso me lembra que eu odeio meu trabalho por não poder ter participado do Congresso da Acerva Catarinense, mas não adianta ficar chorando aqui!

Cara, to lendo o "beer - Tap into the art and science of brewing" do Charles Bamforth. Ele dá uns detalhes técnicos sobre o processo e as matérias primas.

Tem livros mais técnicos, mas não to achando para baixar =x

Procure os livros clássicos. Já te indicaram alguns, pesquisando mais, você vai chegar nos outros.

Eu particularmente to gostando muito da série "Brewing elements". (Malt, Hop, Yeast e Water, link para comprar no fim do post)

Outra coisa, faça mais cervejas. Você pode fazer uma receita de 50L ou 5 receitas de 10L, variando as técnicas e pondo em prática tudo que você está lendo.

Ler é tão importante quanto fazer, na minha opnião.

Abraços.

http://www.amazon.com/dp/1938469127/?tag=skimlinks_replacement-20

Last edited by a moderator:
Cara, minha recomendação, dos vários livros que conheço, seria o Designing Great Beers.

Cara, minha recomendação, dos vários livros que conheço, seria o Designing Great Beers.

Excelente livro. A ele, eu adicionaria o Radical Brewing e Yeast. Acho que esses três são fundamentais para quem quer avançar.

É, eu recomendei esse como inicial porque ele engloba a maioria das coisas citadas.. principalmente na questão dos insumos e tal, mas fala de fermentação suficientemente bem pra começar. Yeast já é mais específico. O Radical Brewing... não julgo essencial, mas é opinião pessoal.

Abraço,

É, eu recomendei esse como inicial porque ele engloba a maioria das coisas citadas.. principalmente na questão dos insumos e tal, mas fala de fermentação suficientemente bem pra começar. Yeast já é mais específico. O Radical Brewing... não julgo essencial, mas é opinião pessoal.

Abraço,

Bom, citei esses como os que foram mais importantes para mim. Fui reler o OP pra ver o que ele quis dizer com "avançado". Acho que esses estão além do que o OP pede, de fato.

Back