Após 2 semans de priming algumas garrafas estão OK e outras não

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

redivo

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2017
Messages
51
Reaction score
7
Olá.

Não é a primeira vez que isso acontece comigo.
Eu faço priming usando uma solução de açucar que coloco 10ml por garrafa.
Depois de duas ou 3 semanas algumas garrafas estão com uma carbonatação ótima e outras quase não fazem espuma.

A chance de ser erro na quandidade da calda é mínima, pq uso uma seringa pra medir.

Isso já aconteceu com alguém?
Alguém sabe o que pode ser?
 
Bom dia Redivo,

Utilizo o mesmo método que você citou e nunca tive nenhuma garrafa sem carbonatação. Portanto, sugiro rever seu processo. Seguem alguns pontos:

1. Sanitização da garrafa. Está lavando e sanitizando corretamente? Pode acontecer sanitização em excesso (deixando o agente ainda dentro da garrafa); ou a falta de sanitização em algumas garrafas.
2. Arrolhador. O seu arrolhador está fechando corretamente as tampinhas na garrafa? Existe a possibilidade de não estar vedando corretamente e o gás gerado pela refermentação estar escapando.
3. Temperatura. Todas estão sendo estocadas no mesmo local? Você chega a colocar dentro da geladeira algumas das garrafas?

Enfim, aqui somente levantei alguns pontos que podem estar influenciando no seu problema.

Att.,

Luis
 
Bom dia Redivo,

Utilizo o mesmo método que você citou e nunca tive nenhuma garrafa sem carbonatação. Portanto, sugiro rever seu processo. Seguem alguns pontos:

1. Sanitização da garrafa. Está lavando e sanitizando corretamente? Pode acontecer sanitização em excesso (deixando o agente ainda dentro da garrafa); ou a falta de sanitização em algumas garrafas.
2. Arrolhador. O seu arrolhador está fechando corretamente as tampinhas na garrafa? Existe a possibilidade de não estar vedando corretamente e o gás gerado pela refermentação estar escapando.
3. Temperatura. Todas estão sendo estocadas no mesmo local? Você chega a colocar dentro da geladeira algumas das garrafas?

Enfim, aqui somente levantei alguns pontos que podem estar influenciando no seu problema.

Att.,

Luis

1. Lavei todas as garrafas com agua fria e sabão neutro. Deixei escorrer e dei duas borrifadas de alcool 70 em cada garrafa: uma borrifada dentro, com o bico do borrifador encostado no gargalo e outro mais de longe, pra pegar alcool no gargalo.

2. Pode ser que tenha algum problema. Em geral, uns 30 minutos depois de tampar as garrafas eu passo conferindo as tampas, sencando o "suor" da garrafa (já que engarrafo logo apos o cold crash) e dou uma "virada" na garrada pra mistrurar mais o caldo.

3. Sim. coloco todas em um frigobar desligado e com a porta aberta.
 
1. Lavei todas as garrafas com agua fria e sabão neutro. Deixei escorrer e dei duas borrifadas de alcool 70 em cada garrafa: uma borrifada dentro, com o bico do borrifador encostado no gargalo e outro mais de longe, pra pegar alcool no gargalo.

2. Pode ser que tenha algum problema. Em geral, uns 30 minutos depois de tampar as garrafas eu passo conferindo as tampas, sencando o "suor" da garrafa (já que engarrafo logo apos o cold crash) e dou uma "virada" na garrada pra mistrurar mais o caldo.

3. Sim. coloco todas em um frigobar desligado e com a porta aberta.

A sanitização que faço com alcool 70, são 5 borrifadas. 4 com o bico do borrifador encostado na boca, sendo: um jato mirando o fundo e três jatos para cada diagonal, assim tentando pegar as laterais da garrafa. O quinto jato é aplicado no bocal.

Após o alcool escorrer para o fundo da garrafa, retiro o excesso girando ela para que o alcool passe por toda a parede interna da garrafa. Após tirar o excesso, coloco elas de cabeça pra baixo para terminar de secar/escorrer.

Apesar de fazermos de modos diferentes, não dá para entender o porquê de algumas estarem ficando sem gás. Sugiro verificar a qualidade das tampinhas e se de fato o arrolhador está fechando elas bem.
 
Olá.

Não é a primeira vez que isso acontece comigo.
Eu faço priming usando uma solução de açucar que coloco 10ml por garrafa.
Depois de duas ou 3 semanas algumas garrafas estão com uma carbonatação ótima e outras quase não fazem espuma.

A chance de ser erro na quandidade da calda é mínima, pq uso uma seringa pra medir.

Isso já aconteceu com alguém?
Alguém sabe o que pode ser?
Tô com uma Red assim...esses dias abri uma ruim de gás depois de já ter aberto uma com espuma boa...acho que alguma garrafa não fica bem vedada para isso acontecer, só pode!
 
Tô com uma Red assim...esses dias abri uma ruim de gás depois de já ter aberto uma com espuma boa...acho que alguma garrafa não fica bem vedada para isso acontecer, só pode!

Isso já aconteceu com um amigo meu em um lote só de garrafas com flip-top, o que me faz pensar que possa ter alguma outra treta envolvida, já que (acho que) com as flip-tops é quase impossível de não vedar direiro.
 
Não desanima cara. Faz outra calda, abre as garrafas, coloca metade do que você colocaria, fecha de novo e espera mais uns 15 dias. Se mesmo assim não fizer gás, foi outra coisa que aconteceu. Se tem levedura pra ativar, tem levedura pra comer e fazer gás.
 
Não desanima cara. Faz outra calda, abre as garrafas, coloca metade do que você colocaria, fecha de novo e espera mais uns 15 dias. Se mesmo assim não fizer gás, foi outra coisa que aconteceu. Se tem levedura pra ativar, tem levedura pra comer e fazer gás.
Mas como ele vai saber quais garrafas precisa abrir ?
Se algumas estão boas e outras não ?
 
Mas como ele vai saber quais garrafas precisa abrir ?
Se algumas estão boas e outras não ?
Boa pergunta!

A que ele abrir e não tiver boa, adiciona a calda. Pra ficar mais fácil, eu pegava aqueles saches de 5 g de açúcar, deixava alí guardado. Quando abrir a garrafa e ela estiver flat, adiciona metade do pacote, tampa a garrafa com o arrolhador e tchau.
 
Back
Top