American IPA - Single Hop Azacca (Dúvida)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flaviopousa

Well-Known Member
Joined
Nov 30, 2015
Messages
68
Reaction score
7
Receita para 20 litros

Grãos e adjuntos
2,8 kg - Pilsen - 54,9%
0,8 kg - Pale Ale - 15,7%
0,4 kg - Chateau Aroma - 7,8%
0,2 kg - Carapils - 3,9%
0,2 kg - Melano - 3,9%
0,2 kg - Flocos de aveia
0,5 kg - Açucar cristal (15 min fervura) - 9,8%

Lúpulos
15 g - Azacca - 60 min
10 g - Azacca - 30 min
10 g - Azacca - 15 min
15 g - Azacca - 5 min

30 ou 40g de azzaca no dry hopping

Fermento
1 pct de US-05

Já terminei a fermentação primária, atenuou em 1009, to subindo pra 25 °C pra secundária, que é onde quero adicionar o lúpulo do dry hopping por uns 5 dias. Depois disso, adicionar gelatina e baixar pra 0 °C por 2 dias e envasar (tudo isso sem trasfegar). Estou pensando em fazer assim pois foi o que aprendi lendo vários tópicos do fórum sobre fermentação e dry hopping.
Minha dúvida é: não deveria ter uma maturação à frio antes de envasar?
Se não tiver sido claro em algum momento, podem dizer. Conto com a ajuda de vocês, pois é minha primeira breja.
Segue anexo o arquivo do Beersmith pra quem quiser mais detalhes. Abraço
 

Attachments

  • ipa.pdf
    104.8 KB · Views: 107
Eu tiraria as paradas proteicas.

Para minhas IPAS, uso 100% de Maris Otter.

DH eu faço a 16 graus por 4 dias, depois baixo a 1 grau por 2 dias.

Depois envaso.

Teria usado 3 pkt de fermento
 
Eu tiraria as paradas proteicas.

Para minhas IPAS, uso 100% de Maris Otter.

DH eu faço a 16 graus por 4 dias, depois baixo a 1 grau por 2 dias.

Depois envaso.

Teria usado 3 pkt de fermento

Fiz parada proteica por causa da aveia..
E maturação, são esses 6 dias entre o dry hopping e o envase?
 
Fiz parada proteica por causa da aveia..
E maturação, são esses 6 dias entre o dry hopping e o envase?

faz dry hopping, deixa o tempo que quiser pra extrair o aroma, ai primeiro baixa pra 0 graus e depois adiciona a gelatina. pode deixar alguns dias a 0 graus se quiser, mas pode tocar a gelatina logo que atingir 0 também que ela vai limpar tudo. Se a cerveja foi bem fermentada não vai exigir um tempo longo de maturação a frio no caso de uma IPA.

Sobre a receita, não sei se você montou ou pegou de algum lugar, mas para uma American IPA ta uma confusão muito grande de maltes, IPA se costuma fazer com uns dois maltes ou 3, aí tem malte aromatíco, aveia, melano, etc, etc. Qual o objetivo de tudo isso?
 
faz dry hopping, deixa o tempo que quiser pra extrair o aroma, ai primeiro baixa pra 0 graus e depois adiciona a gelatina. pode deixar alguns dias a 0 graus se quiser, mas pode tocar a gelatina logo que atingir 0 também que ela vai limpar tudo. Se a cerveja foi bem fermentada não vai exigir um tempo longo de maturação a frio no caso de uma IPA.

Sobre a receita, não sei se você montou ou pegou de algum lugar, mas para uma American IPA ta uma confusão muito grande de maltes, IPA se costuma fazer com uns dois maltes ou 3, aí tem malte aromatíco, aveia, melano, etc, etc. Qual o objetivo de tudo isso?

Aveia: estabilizar a espuma
Carapils: dar um leve corpo
Melano: melhora o aroma maltado
Chateau aroma: apesar do nome, pode ser usado pra corrigir cor, foi o que fiz.
Açucar cristal: deixar a breja seca
E não peguei a receita pronta... preferi dar uma estudada e montar.. mas claro que deve ter coisa "errada" hehehe
obrigado pela ajuda
 
Ok amigo...cada receita é uma novidade..torço para a sua fiqur boa...porém tente fazer um IPA monomalte e monolupulo, 90 minutos a 64 graus...mash out 76graus, 5 mimutos...fermentacao a 18 graus, ultimo grau plato vai subindo até 24 graus (aos pouquinhos).

Depois DH de 6gr/litro por 4-6 dias..

Todas as cervejas premiadas que bebi, usam no maximo 2 maltes....
 
Aveia: estabilizar a espuma
Carapils: dar um leve corpo
Melano: melhora o aroma maltado
Chateau aroma: apesar do nome, pode ser usado pra corrigir cor, foi o que fiz.
Açucar cristal: deixar a breja seca
E não peguei a receita pronta... preferi dar uma estudada e montar.. mas claro que deve ter coisa "errada" hehehe
obrigado pela ajuda

Parabéns pela primeira cerveja amigo.

Alguns comentários:

- Também achei a escolha dos maltes confusa. Como primeira cerveja usaria apenas um malte base (Pilsen ou Pale) e pouca coisa de um Crystal para dar uma cor e leve corpo. Lembre que fazer cerveja é um aprendizado, no começo quanto menos você inventar, mais fácil fica para você reconhecer os erros e conhecer os insumos que você trabalha. Por exemplo, começa com 2 maltes, se achar que ficou com pouco corpo, trabalha na temperatura de mosturação ou adiciona outro malte, mas do jeito que você fez fica difícil reconhecer os insumos e o que eles trouxeram para sua cerveja

- Você usou aveia, mas cervejas lupuladas normalmente retem a espuma com mais facilidade, talvez nem fosse preciso usar, até porque você usou Carapils, que também ajuda na retenção da espuma

- Falando em Carapils, vejo uma leve contradição, você utilizou para dar corpo, mas também usou açucar para deixar mais seca...

- Eu prefiro IPAs em que o lúpulo "brilhe", deixando o malte bem para trás, mas se você gosta de IPAs com uma base de maltes robusta, dá uma olhada em um post meu sobre uma Citra Single Hop (clone da Zombie Dust), uma das minhas melhores IPAs (tanto é que repeti esse fim de semana, com pequenas alterações) e que tem uma base legal de maltes

- 1 pacote de fermento é pouco. Sobe para dois na próxima leva. O S-05 é bem neutro e aguenta bem o tranco, mas quando for usar outros fermentos você vai perceber que usar menos do que o recomendado pode gerar off-flavors indesejáveis

Sobre sua pergunta da maturação, faça como o Fagner disse. Após a secundária faz um cold crash, põe gelatina, deixa 1-2 dias perto de -0,5 graus, depois disso engarrafa e entre 10-15 dias vai estar boa para uma IPA. Nas minhas eu observei que 3 semanas na garrafa é o idela delas, para o meu gosto.
 
Back
Top