American IPA - Opiniões e Sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Italocesarlx

New Member
Joined
Nov 26, 2017
Messages
3
Reaction score
1
Olá pessoal, estou prosseguindo para minha 3ª Brassagem, desta vez pretendo fazer minha 1ª American IPA e gostaria e opiniões da receita que montei:

American IPA - 20 L

OGe: 1,060
FGe; 1,011
EBC: 19
IBU: 65
ABV: 6,5%

Tipo: 100% Grão
Tamanho do Lote: 20,00 l
Fervura: 60 min
Eficiência: 62,00 %

Mates:
3,00 kg Pale Malt, Maris Otter (5,7 EBC) - 47,6%
2,50 kg Pilsner (2 Row) Bel (3,5 EBC) - 39,7%
0,40 kg Caramalt (Muntons) (26,0 EBC) - 6,3 %
0,40 kg Caramunich Malt (125,0 EBC) - 6,3 %

Lúpulos:
60,00 g Cascade [6,20 %] - Fervura 60,0 min
20,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 15,0 min
30,00 g Azacca [12,20 %] - Fervura 5,0 min
10,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 0,0 min

Fermento:
2,0 pacotes de US West Coast (Mangrove Jack's #M44)

Dry Hop:
80,00 g Citra [13,60 %] - Dry Hop 4,0 Dias


Pretendo fazer a seguinte rampa de brassagem:
Protein Rest > 50,0ºC por 20 min
Sacarification > 67,0ºC por 60 min
Mash Out > 76,0ºC por 10 min

Fermentação:
Primaria à 18ºC > Até atenuar ~= 7 dias
Segundaria à 25ºC > por 4 dias (Dry Hop)

Maturação:
2ºC > por 10 dias.

O que acham ??

:mug:
 
Opa, parece legal mas tenho algumas observações que acho que o pessoal vai concordar:

1) Não existe a menor necessidade de vc fazer uma parada proteica (proteína rest) para essa receita, faz a infusão do malte direto na temperatura de sacarificação. Ou seja, pula essa etapa!

2) Eu recomendaria você pegar esses 60g de Cascade e colocar tudo pro final da fervura, e utilizar um lúpulo de amargor tipo Columbus ou ate mesmo o Chinook no inicio. O que você está fazendo aí é desperdício de um ótimo lúpulo de aroma, e de dinheiro, pois vc está colocando o triplo de lúpulo do que se usar um com alto Acido Alfa para amargor.

3) Achei pouco lúpulo nas adições tardias (aroma/sabor), o que resolveria se vc metesse os 60g de cascade pro final e adicionasse um lúpulo de amargor nos 60'.

4) Eu diminuiria um pouco esse IBU aí pra deixar por volta de 50-55. Digo isso por que a relação BU:GU da sua receita está 1.08, o que desequilibra um pouco a cerveja pro lado do amargor (essa é uma relação importante). O que se recomenda para uma American IPA é uma relação BU:GU próxima de 0.83, o que no seu caso seria um IBU de 50.
PS: se não souber o que é a relação BU:GU, da uma lida nesse post do Concerveja que ja explica bastante: https://concerveja.com.br/2016/09/29/cerveja-equilibrada/

No mais, é isso aí. Espero ter ajudado.

Abraço.
 
Bom dia!

Reitero tudo que o @sepesaraiva disse, ainda mais com relação às adições de lúpulos. Caso use o Columbus, vai obter o amargor desejado e provável que sobre para aroma (o aroma de Columbus é sensacional). Caso prefira não mudar o quadro de lúpulos, use o Chinook para amargor e o Cascade para aroma. O dry hopping está excelente, apenas investiria um pouco em adições de sabor (15' a 20'). A parada proteica pode ser pulada, caso feita há mais riscos de trazer malefícios que benefícios. O BU:GU citado realmente está fora da faixa para o estilo, mas, ao meu ver, o impacto não é tão gritante. Minhas últimas IPA´s têm todas caído acima de 1, mas brincando um pouco com a água e mosturação a cerveja fica bem redonda.
De sugestão nova, gostaria de indicar o malte Pale Ale da Agrária, só tenho usado ele em minhas cervejas e é um malte excelente, com ótimo rendimento e está custando entre 6 e 7 reais o kg, é uma ótima sugestão para diminuir custos da receita e poder usar uma % maior de pale ale no grist.

Depois mande foto da breja pra gente!
 
Muito obrigado pelas sugestões @sepesaraiva e @Carbobiach !!!

Na verdade não tinha me atentado a relação BU/GU e sou de acordo com a sugestão em relação a Lupulagem que havia colocado. Fiz uma nova proposta de Lupulagem usando os mesmos lúpulos e mesmas quantidades, e pretendo obter 53 IBU e 0,88 de BU/GU.

20,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 60,0 min
30,00 g Cascade [6,20 %] - Fervura 15,0 min
10,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 15,0 min
30,00 g Azacca [12,20 %] - Fervura 5,0 min
30,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 0,0 min

Com relação ao Malte Pale Ale da Agrária, @Carbobiach, agradeço a sugestão, mais para esta receita eu já tenho o Pale Malt, Maris Otter.

Quando estiver pronta, falo como ficou o resultado!

Abraço.
IX
 
Muito obrigado pelas sugestões @sepesaraiva e @Carbobiach !!!

Na verdade não tinha me atentado a relação BU/GU e sou de acordo com a sugestão em relação a Lupulagem que havia colocado. Fiz uma nova proposta de Lupulagem usando os mesmos lúpulos e mesmas quantidades, e pretendo obter 53 IBU e 0,88 de BU/GU.

20,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 60,0 min
30,00 g Cascade [6,20 %] - Fervura 15,0 min
10,00 g Chinook [12,20 %] - Fervura 15,0 min
30,00 g Azacca [12,20 %] - Fervura 5,0 min
30,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 0,0 min

Com relação ao Malte Pale Ale da Agrária, @Carbobiach, agradeço a sugestão, mais para esta receita eu já tenho o Pale Malt, Maris Otter.

Quando estiver pronta, falo como ficou o resultado!

Abraço.
IX

Show!!! mete bronca que vai ficar massa! posta o resultado ai dps.
 
Deixaria mais dias na secundária com o seu Dry Hop. Tipo de 4 para 7.

Ou se não quiser arriscar, 7 dias de secundária e nos últimos 5/6/7 (a escolher) faz o DRY HOP.

Eu gosto de usar menos de 10% de malte Crystal, tenho a sensação que a cerveja fica no "ponto" antes desse jeito.

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 
A cerveja ficou pronta e o resultado ficou muito Top. :)
Na brassagem ocorreu tudo bem, sem maiores problemas. Consegui colocar 20L no fermentador e a OG ficou exatamente no valor previsto de 1.060. A fermentação durou em torno de 10 dias, porém não atenuou como esperado, ficando como uma FG de 1,016, fiz medição nos dias 8, 9 e 10 e não alterou nada (se alguém tiver alguma sugestão sobre essa baixa atenuação, pfv). Após a fermentação fui subindo 1 grau por dia até os 24 graus. Ao atingir os 24 graus iniciei o Dry Hop com 4g/L de Citra que durou 7 dias. Em seguida baixei a temperatura para 1 grau e deixei por mais 8 dias e fiz a clarificação com gelatina deixando por mais 48h até o envase. Utilizei um priming de açúcar invertido com 6g/L. O aroma ficou muito presente um cítrico de maracujá. Na próxima leva acho que irei colocar um pacote de fermento a mais, no resto não acho que irei mudar.

IX
:mug:
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    969.3 KB · Views: 67
A cerveja ficou pronta e o resultado ficou muito Top. :)
Na brassagem ocorreu tudo bem, sem maiores problemas. Consegui colocar 20L no fermentador e a OG ficou exatamente no valor previsto de 1.060. A fermentação durou em torno de 10 dias, porém não atenuou como esperado, ficando como uma FG de 1,016, fiz medição nos dias 8, 9 e 10 e não alterou nada (se alguém tiver alguma sugestão sobre essa baixa atenuação, pfv). Após a fermentação fui subindo 1 grau por dia até os 24 graus. Ao atingir os 24 graus iniciei o Dry Hop com 4g/L de Citra que durou 7 dias. Em seguida baixei a temperatura para 1 grau e deixei por mais 8 dias e fiz a clarificação com gelatina deixando por mais 48h até o envase. Utilizei um priming de açúcar invertido com 6g/L. O aroma ficou muito presente um cítrico de maracujá. Na próxima leva acho que irei colocar um pacote de fermento a mais, no resto não acho que irei mudar.

IX
:mug:

Referente ao nao ter atenuado conforme sua expectativa, nao tenho como lhe dizer onde errou, mas lhe dou uma dica para as proximas levas. Quando a Sg estiver em 1025, vai subindo a temperatura em 1grau por dia ate atenuar, sempre num limite de 22-23graus...
 
A cerveja ficou pronta e o resultado ficou muito Top. :)
Na brassagem ocorreu tudo bem, sem maiores problemas. Consegui colocar 20L no fermentador e a OG ficou exatamente no valor previsto de 1.060. A fermentação durou em torno de 10 dias, porém não atenuou como esperado, ficando como uma FG de 1,016, fiz medição nos dias 8, 9 e 10 e não alterou nada (se alguém tiver alguma sugestão sobre essa baixa atenuação, pfv). Após a fermentação fui subindo 1 grau por dia até os 24 graus. Ao atingir os 24 graus iniciei o Dry Hop com 4g/L de Citra que durou 7 dias. Em seguida baixei a temperatura para 1 grau e deixei por mais 8 dias e fiz a clarificação com gelatina deixando por mais 48h até o envase. Utilizei um priming de açúcar invertido com 6g/L. O aroma ficou muito presente um cítrico de maracujá. Na próxima leva acho que irei colocar um pacote de fermento a mais, no resto não acho que irei mudar.

IX


:mug:

Opaaa que bom que ficou boa. :tank:.

Talvez a densidade tenha ficado um pouco acima do que esperava devido aos maltes especiais na receita. Tem 13% de Caramelo/Crystal...

Não estou afirmando. Mas pode ser....
 
Booa!!

Tb tenho tido alguns problemas com a atenuação... Não sei o que pode ser!

E esse rótulo profissa ai eim?!

Abraço
 
Back
Top