• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

AmaCitra IPA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Os planos para fazer essa receita foram meio furados e acho que vou conseguir um Magnum e Carapils para fazer essa receita.

Vou adicionar 30g de magnum com 60" e deixar o Citra e o Amarillo mais para o fim, para aroma e sabor.

Também adicionei 350g de Capapils Weyermann. Reduzi o Caraaroma para 150g.

Espero que tudo chegue até o fim de semana.

Não me sinto confortável ainda para fazer DH por dois motivos: 1 - não quero mexer com a gelatina ainda; 2 - não faço carbonatação forçada e acho que já estará bastante turva essa cerveja no fim de tudo e, principalmente depois do primming.

O que me dizem dessas alterações?

Abcs

Cara, por experiência própria, não deixe de fazer DH por receio de utilizar a gelatina para clarificar. Eu fiquei apreensivo de usar nas primeiras brassagens e na última eu utilizei e fiquei espantado do quão fácil e eficiente é o processo.

Me arrependo de não ter utilizado em levas anteriores.

Eu não utilizaria o Caraaroma na brassagem de uma IPA.
Procure utilizar caramelos mais fracos.
Fiz uma IPA com apenas 90g de caraaroma - 1,5% do grist e ele deixou a breja parecendo uma Rauchbier, com malte defumado. Sem falar que encobre muito o aroma do lúpulo.
[]'s

Só um update:
Brassei a IPA sábado. A receita final ficou:

Maltes:
5,2kg de Pilsen Agrária
400g de Carapils
150g de Caraaroma

Lúpulos:
10g Magnum - FWH
30g Magnum - 60min
10g Citra - 15min
20g Citra - 0min (no momento em que desliguei o fogo)
50g Amarillo - Aroma (o mosto estava a 70ºC)

Fermento: 2pkg de US-05 hidratados.

OG: 1.058 (o programado), mas levei menos de 18L pro fermentador.
Já sei onde errei (lavagem dos grãos e volume pré-fervura) e isso será corrigido para a próxima receita.

Como foi a primeira vez que usei o Carapils, estranhei um pouco a quantidade de espuma de proteína que forma durante a fervura, aquela espuma densa. Fiquei com medo de vazar tudo no fogão e fiquei de olho nos primeiros minutos. Logo sumiu.

Está fermentando a 18,5°C com controle e o sensor colado no balde, isolado por um pedaço de isopor.

A cor ficou bacana. Essa to louco pra engarrafar essa logo.

Ficando boa, vamos desenvolver essa receita até conseguirmos reproduzi-la sem erros (ou com o mínimo possível). Podemos mudar algumas coisas, claro, que não nos agradará, mas a principio vamos manter essa base.

Talvez remover o Caraaroma e colocar algum outro malte caramelo.

Abcs

Acho que deu alguma coisa errada.

Após 15 dias da brassagem, medimos a gravidade e deu 1021. O esperado era 1011.

Vamos dar uma chacoalhada no balde e ver se atenua mais um pouco.

Mostura por 60min a 68ºC, fervura de 60min.

Pode ser alguma zica?

Abcs

@dimigobbo

Você é de itu né?

Acho que o frio pode ter dado uma atrasada na fermentação, dê mais um tempo!

Vc usou dois pacotes né? Fica tranquilo que é pra abaixar mais mesmo

Sou de Itu.

Imaginei, mas a temperatura da fermentação não baixou. A geladeira segurou bem. Bom... Demos uma movimentada no fermentador. Acho que vai.

Ainda bem que vou no densimetro e não por dias de fermentação.

Abcs

Depois de quase 10 dias a 23°C a gravidade não baixou. Ficou em 1021 mesmo.

A cerveja não está doce, nem com concentração de coisas estranhas. O cheiro não dá muita diferença por causa da carga de lúpulo.

Baixamos a temperatura para clarificar e vamos engarrafa assim mesmo.

Abcs

Latest posts

Back