Boa noite, eu estou pesquisando uma panela e gostei do que vi sobre a beerbot, vocês que estão usando, o que estão achando?
Muito obrigado,
Tenho uma BB20 e estou gostando muito.
O sistema é muito parecido com a Braumeister com a vantagem que a bomba pode enviar o mosto para o fermentador, excelente para que usa chiller de placas ou contrafluxo. Também pode-se controlar o fluxo da recirculação, o que não dá na BM.
Dá para usar a bomba para fazer um whirlpool também se jogar a mangueira para dentro da panela no ângulo correto.
Os únicos problemas que tive foram um entupimento da bomba (na verdade o cotovelo antes da bomba) pelo trub mas isso não é culpa do desenho, a bomba é chugger, não dá para melhorar muito mas, se for usar muito lúpulo, melhor usar um hop spider ou bag.
O outro problema é o sistema. Não que ele seja ruim mas é meio travado, não dá para pular o mash out por exemplo e a regulagem de tempo de bomba ligada vs desligada é bem limitada, vai de 5 a 15min, então o máximo que consegue é 15 min ligada para 5 desligada.
Minha eficiência está na casa dos 72% em cervejas normais, cerca de OG .48-.50.
O Loreno é muito atencioso e sempre responde os emails com dicas de uso.
No geral, gostei muito da panela, as únicas mudanças que faria seriam no sistema, adicionar uma entrada de whirlpool com engate rápido e a criação de uma tampa (ela não tem e ele não produz) assim ficaria mais tranquilo após o resfriamento do mosto.
Abs
Victor