Ale similar à Bohemian pilsner, existe?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala galera!

Seguinte, o baguio que quero saber é simples: existe um estilo de cerveja Ale similar à Bohemian pilsner? Se sim, qual?

Isso aí! hehehe

Abraços.
 
Na minha humilde opinião, a ale que mais se aproxima da Bohemian Pilsner é a Kölsh, uma ale típica da cidade alemã de Colônia.Ela é feita de maltes claros e lúpulos alemães clássicos, porém o diferencial é que ela fermenta com leveduras ale em temperaturas mais baixas, por volta dos 14/15 graus Celsius. Isso faz com que ela fique uma cerveja bem clara, suave e se você usar lúpulos Saaz, ficará bem parecida com a Bohemian. A grande diferença é que a Kölsh é bem menos amarga, com IBU em torno de 15, salvo engano, enquanto as Bohemian Pilsner giram em torno de 25/30.Para um pais tropical como o nosso, é uma grande cerveja, bem leve, refrescante e de alta drinkability. Um abraço
 
Na minha humilde opinião, a ale que mais se aproxima da Bohemian Pilsner é a Kölsh, uma ale típica da cidade alemã de Colônia.Ela é feita de maltes claros e lúpulos alemães clássicos, porém o diferencial é que ela fermenta com leveduras ale em temperaturas mais baixas, por volta dos 14/15 graus Celsius. Isso faz com que ela fique uma cerveja bem clara, suave e se você usar lúpulos Saaz, ficará bem parecida com a Bohemian. A grande diferença é que a Kölsh é bem menos amarga, com IBU em torno de 15, salvo engano, enquanto as Bohemian Pilsner giram em torno de 25/30.Para um pais tropical como o nosso, é uma grande cerveja, bem leve, refrescante e de alta drinkability. Um abraço

Concordo em todos os sentidos...Uma Kolsh ou até uma Cream ale fermentada a baixas temperaturas com um lúpulo nobre como o Saaz em todo o processo, ou um lúpulo inicial de amargor mais limpo como o Hellertauer Magnun e uma finalização de sabor /aroma de Saaz faz ficar uma cerveja parecida com a bohemian pilsen. Se fosse usar levedura seca iria de danstar Nottingan.

Abraço.
 
Bacana Paulo. As semelhanças são mais em relação ao sabor? E na questão de corpo, parecem também? To vendo que, por ser mai clara, também vão diferir de cor né?
Valeu pela ajuda.
 
Na questão do corpo parece também! Já as cores se parecem bem!
 
Na questão do corpo parece também! Já as cores se parecem bem!
Concordo com o rodfon. Corpo leve, desde que a brassagem seja feita privilegiando a beta amilase, em torno de 65°C. Além disso ela leva uma pequena quantidade de trigo maltado ( entre 5 e 10%) para deixar a espuma bem cremosa. Eu uso uma levedura ale seca, a us-05, que é bem neutra. Muito boa cerveja, agrada até o pessoal que não tem hábito de tomar cerveja artesanal.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Fiz uma cream Ale com flocos de arroz e Pilsen.
15 IBU com Zeus. Us 05.

Ficou muito neutra, seca e de alta drinkability.
Mas o processo deixou muita "poeira" no fundo. O último copo fica opaco.
adfccbd6b564246d267c46615e5f6b18.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Que tal o Mandarina Bavaria? ten ho muita curiosidade sobre ele.
É o que eu uso. Muito agradável e com aroma meio cítrico. Fica muito bom. Mas se quiser parecer com a Bohemian Pilsner, seguiria o que já foi dito antes: magnum para amargor e saaz ou tertnanger para aroma. Um abraço

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Pega uma receita de bohemian pilsner e fermenta com levedura ale a uns 15°C. Até US-05 rola, ou a K-97 da fermentis (para altbier e kolsch). Mas esse eatilo existe nos guias? Não. Chama de bohemian pilsner ale rsrs. Sabor (e aroma) é tudo. Kolsch e Cream Ale são cervejas muito neutras para serem parecidas com a bohemian pilsner.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
 
Hoje, se eu fosse repetir a receita, usaria o magnum para amargor, mandarina bavaria para aroma e DH...eu gosto muito do amargor do magnum!
 
Hoje, se eu fosse repetir a receita, usaria o magnum para amargor, mandarina bavaria para aroma e DH...eu gosto muito do amargor do magnum!

tenho gostado muito do amargor em FWH do Zeus. Por ser de alto teor de AA sempre preciso de pequenas adições para muitos IBU´s. Aliado a isto ele é bem em conta. Sempre tempo um pacote no congelador.

Nunca testei o Magnum. Qualquer hora dou uma chance a ele.
 
Pega uma receita de bohemian pilsner e fermenta com levedura ale a uns 15°C. Até US-05 rola, ou a K-97 da fermentis (para altbier e kolsch). Mas esse eatilo existe nos guias? Não. Chama de bohemian pilsner ale rsrs. Sabor (e aroma) é tudo. Kolsch e Cream Ale são cervejas muito neutras para serem parecidas com a bohemian pilsner.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk

Tiago,

Já tinha feita isso com uma munich dunkel, estilo fake rs.

Antes de ler sua resposta já tinha decidido usar o M44 e bolei uma receita aqui baseada no Urquell. Lendo sua resposta, só animei mais.

Já fiz cream ales aqui, umas 5. De fato, muito neutras e leves se comparadas a bohemian pilsner. A Kolsch nunca fiz nem tomei, não posso falar.

Vou de Bohemian pilsner "fake" mesmo! Quem se importa de não usar fermento lager, não é? Ver se faço um pouco menos amarga que a Urquell, talvez uns 35 ibu.

Isso ai. Valeu galera.
 
A saison tradicionalmente é a "pilsen" dos pobres. Eu particularmente tenho tido bastante sucesso em converter brahmeiros para as cervejas artesanais servindo saisons simples e lupuladas mais ou menos como uma bohemian pilsen.
Mas acho que para o que vc quer, a idéia do Thiago é perfeita. Faz uma pilsen fermentada com us-05 em 15C. Meu irmão fez uma viena assim e ficou ótima.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 
Que lúpulos vc tem usado nessas saisons e quantos gramas/litro de proporção nessa pegada que vc fala? Tem feito dry hopping? Tenho pensando fazer outra saison. Talvez próxima receita...

Acabou que fiz a boemian pilsen com M44, não o US-05. Tá fermentando a uns 16o ali... vamo ver o que vai dar...
 
Concordo em todos os sentidos...Uma Kolsh ou até uma Cream ale fermentada a baixas temperaturas com um lúpulo nobre como o Saaz em todo o processo, ou um lúpulo inicial de amargor mais limpo como o Hellertauer Magnun e uma finalização de sabor /aroma de Saaz faz ficar uma cerveja parecida com a bohemian pilsen. Se fosse usar levedura seca iria de danstar Nottingan.

Abraço.



Aproveitando o gancho, estou com ideia de fazer uma Cream Ale, usando fermento lager em temperatura de Ale, algo em torno de seus 15 graus... será que vira?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Concordo em todos os sentidos...Uma Kolsh ou até uma Cream ale fermentada a baixas temperaturas com um lúpulo nobre como o Saaz em todo o processo, ou um lúpulo inicial de amargor mais limpo como o Hellertauer Magnun e uma finalização de sabor /aroma de Saaz faz ficar uma cerveja parecida com a bohemian pilsen. Se fosse usar levedura seca iria de danstar Nottingan.

Abraço.



Aproveitando o gancho, estou com ideia de fazer uma Cream Ale, usando fermento lager em temperatura de Ale, algo em torno de seus 15 graus... será que vira?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aproveitando o gancho, estou com ideia de fazer uma Cream Ale, usando fermento lager em temperatura de Ale, algo em torno de seus 15 graus... será que vira?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Nunca fiz, porém lidar com levedura lager requer mais cuidados e manejo. Os mais experientes que me corrijam mas me parece que existe uma tendencia maior a surgir off flavors se não for um processo bem controlado.
 
Tiago,

Já tinha feita isso com uma munich dunkel, estilo fake rs.

Antes de ler sua resposta já tinha decidido usar o M44 e bolei uma receita aqui baseada no Urquell. Lendo sua resposta, só animei mais.

Já fiz cream ales aqui, umas 5. De fato, muito neutras e leves se comparadas a bohemian pilsner. A Kolsch nunca fiz nem tomei, não posso falar.

Vou de Bohemian pilsner "fake" mesmo! Quem se importa de não usar fermento lager, não é? Ver se faço um pouco menos amarga que a Urquell, talvez uns 35 ibu.

Isso ai. Valeu galera.

Salve, amigo! Fizestes a Bohemian Pilsner fake? Se sim, como ficou? Conte mais sobre, qual fermento usou, como procedeu na fermentação, como maturou e se o resultado ficou como o esperado e parecido. Quero fazer um experimento desses e relatos sempre ajudam!

Abraço!
 
Fala amigo!

Fiz sim. Vou experimentar ela essa semana. Aí passo pra você como acho que ela ficou, a receita e experiências sobre ela.
 
Back
Top