• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Alcool 70% no airlok - Cantaminação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Boa noite Galera,

Comecei a fazer ceva a pouco tempo, fiz minha primeira braçagem em casa, porém ao contrario do que havia fazendo com meus colegas utilizei alcool 70% ao invéz do ac. Hiper acético.

acontece que seguinte, após a fermentação aos 7 dias de maturação, retirei uma amostra do balde, e notei no aroma e no paladar, notas do alcool etílico.

Será que transvazou do airlock ou pode ter sido apens pela volatização do mesmo?

Alguém ja passou por algo parecido?

Abs

A quantidade que vc coloca lá é tão pouca que não dá gosto acentuado assim na cerveja.

No meu, uso agua+alcool para diminuir a evaporação e só.

Diz aí como foi seu processo de fermentação.

Boa noite Galera,

Comecei a fazer ceva a pouco tempo, fiz minha primeira braçagem em casa, porém ao contrario do que havia fazendo com meus colegas utilizei alcool 70% ao invéz do ac. Hiper acético.

acontece que seguinte, após a fermentação aos 7 dias de maturação, retirei uma amostra do balde, e notei no aroma e no paladar, notas do alcool etílico.

Será que transvazou do airlock ou pode ter sido apens pela volatização do mesmo?

Abs

Eu, toda vez que faço cerveja. :rockin:

Piadas a parte, você está provando cerveja verde. 7 dias é pouco, e ela vai mudar pra caramba, principalmente depois da garrafa.

Boa noite Galera,

Abs

Cara, no How to Brew o John Palmer menciona que fermentação em temperaturas elevadas produz mais alcoóis pesados, e isso impacta bastante o gosto e aroma da cerveja.

Em qual temperatura você fermentou?

Provavelmente é fermentação.

Se usou alcool na sanitização e deixou ficar uma quantidade realmente grande ali, até poderia ocorrer, mas duvido muito. Mesmo também que o alcool do airlock tivesse sido sugado pra cerveja, em 20 litros não faria muita diferença.

Porém o limite de percepção pra álcoois superiores é bem menor, pouca coisa já basta pra aparecer forte no aroma. E está relacionado principalmente com temperatura de fermentação, e em segundo lugar, pouco fermento.

Abraço

Salve Galera,

Valew pelo feed back.

Fermentei por 6 dias a 22ºC, utilizei 6g de S-05 para 10l

Mudei o sanitizante do airlock hj, para ac. hiperacético.
Pensei em aumentar a temperatura de maturação, que atualmente esta em 4,5ºC para 8ºC, afim de eliminar este aroma de alcool etílico.

Tudo bem, cerveja verde, mas estou comparando com outras que fiz e fui experimentando durante o processo de maturação, e não tinha este aroma e paladar.

Mas enfim, espero não perder a braçagem.

Salve Galera,

Valew pelo feed back.

Pensei em aumentar a temperatura de maturação, que atualmente esta em 4,5ºC para 8ºC, afim de eliminar este aroma de alcool etílico.

Tudo bem, cerveja verde, mas estou comparando com outras que fiz e fui experimentando durante o processo de maturação, e não tinha este aroma e paladar.

Essa temperatura é relativamente alta, se a fermentação iniciou nesta temperatura ela tende a gerar mais álcool superior. A quantidade de fermento também é pouca, podia ser no mínimo 10g, hidratou ele? Se não hidratou aí tem mais um agravante ainda.

Não tem muito o que fazer agora, e pelo que sei subir pra 8 graus agora não vai mudar nada.

Salve Galera,

Valew pelo feed back.

Daniel,

A temperatura de fermentação foi muito alta. Isso causou a produção dos álcoois superiores. Não é alcool etílico, são outros alcoois que dão esse aroma forte.

Infelizmente esse off-flavor não vai embora, ele vai permanecer na cerveja. Procure olhar pra proxima leva agora, mantenha a temperatura da parte inicial da fermentação baixa, pelos 18ºC. Utilize mais fermento, 1g/L.

Sugiro que vc leia os tópicos fixos da área de fermentação, tem um bom resumo lá da melhor forma de proceder.

ps: o sanitizante é ácido peracético.

Abraço

us-05? 22 seria o limite dele.

O limite de qualquer fermento ale é por volta de 40ºC. Isso não significa que eles produzem uma cerveja boa nessas temperaturas...

Eu não sei quais os parâmetros que os fabricantes usam pra determinar e indicar quantidade de inóculo e faixa de temperatura a ser usada nos seus fermentos, mas esses dados dificilmente coincidem com a descrição de bons resultados na experiência dos cervejeiros ou mesmo pela literatura específica da fermentação da cerveja.

Latest posts

Back