• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Alcool 70%, dificuldades de encontrar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara... antes de ficar procurando substituir por alcool de posto, por que não utilizar outro sanitizante? Iodofor é 100 vezes mais barato que etanol combustível.......

Até acho válido procurar soluções diferentes quando não existe um ingrediente, equipamento, ou insumo disponível pro propósito alimenticio, mas tendo tantas opções de sanitizante, pra que usar o combustível? sabe deus oq tem nesse alcool, como ele é armazenado, tratado, distribuido, adulterado, etc...

Pessoal, vocês acham que os carros tem filtro de combustível porque a sujeira vem somente do tanque do carro?

É óbvio que não..... tem um MONTE...... novamente, um MONTE de sujeiras e resquícios de metais no combustível... vindos dos reservatórios dos postos, bombas, etc. A sujeira que se acumula num tanque de gasolina é justamente por isso, bem como em tanques de combustível dos postos. Aliás, o tubo pescador de qualquer tanque de combustível não chega até o fundo justamente pra não sugar muita sujeira do fundo.

Mais uma coisa, se forem usar álcool, TENHAM CERTEZA de que é PURO, e não contém benzoato de denatônio, desnaturante normalmente adicionado (um dos compostos mais amargos que existem) para evitar que usem álcool pra qualquer outra aplicação (como fazer destilados).

Abraço,

Putz, fui correndo olhar o rótulo do alcool 70 que tenho.
Alivio na embalagem: "não contém desnaturante" / "Composição: Álcool etilico e água" / "Principio ativo: Álcool etílico 70% (p/p)"

@caioac, álcool de posto NUNCA deve ser utilizado. Ele é do tipo DESNATURADO, ou seja, nele são colocadas substâncias que deixem o gosto ruim e impeçam o consumo. Vários podem ser os desnaturantes, mas um dos principais é a própria gasolina que, por natureza, é tóxica e carcinogênica. Além desta, outros compostos como benzeno também podem ser encontrados, oriundos da própria gasolina.

Estou convencido! Hahahhaha
Qual a melhor maneira de ter uma solução sanitizante sempre a mão?
Comecei agora a mexer com barril e meu problema é ter que fazer solução de pac200 todas as vezes para fazer as conexoes

Estou convencido! Hahahhaha
Qual a melhor maneira de ter uma solução sanitizante sempre a mão?
Comecei agora a mexer com barril e meu problema é ter que fazer solução de pac200 todas as vezes para fazer as conexoes

Iodofor no borrifador. 1.5mL/L (uma concentração um pouquinho acima do padrão, mas ainda dentro do limite sem-enxague). Dura tranquilamente 1 semana refrigerado, na geladeira.

Abraço

Pelo que li até agora, tampinhas de garrafa não devem ser sanitizadas com iodophor. Confere ?

Pelo que li até agora, tampinhas de garrafa não devem ser sanitizadas com iodophor. Confere ?

Cara, eu uso iodo para tudo.. nunca tive problemas ou qqr contaminação. Agora fiquei curioso.. onde viu algo sobre não usar em tampinhas?

Cara, eu uso iodo para tudo.. nunca tive problemas ou qqr contaminação. Agora fiquei curioso.. onde viu algo sobre não usar em tampinhas?

Bah! É tanta coisa que se lê que não lembro ONDE foi. Mas o argumento tinha a ver com corrosão da borracha interna da tampinha !

Em relação as tampinhas, álcool tem a vantagem única de secar mais rápido, com isso as que sobram nao enferrujam. Se sanitizar com iodo diluído em água e sobrar tampinha tem que secar na hora, senão já era.

Por outro lado, alguém já relatou aqui no fórum que estava tendo vazamentos justamente com tampinhas que tinha sido sanitizadas com álcool e guardadas sem usar. Provavelmente porque resseca a borracha mesmo...

Gurizada, eu compro o meu álcool 70 em lojas que fornecem insumos para médicos e dentistas, se não me engano é 5,70 o Litro, em embalagens de 5L.

Back