• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuste de Água

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardo Vanzin

New Member
Reaction score
0
Olá a todos! Alguém poderia me ajudar na questão de análise de minha água cervejeira? Em anexo, consta o relatório da análise. Inicialmente eu já constei que está presente coliformes, devo usar algum tipo de filtro? Qual a melhor solução para este caso?

Um abraço a todos!

Attachments

• ENGEQUÍMICA - Relatório de Ensaio 9601-2019 - EDUARDO MENEGAT VANZIN-1.pdf
    371.2 KB
Eduardo, de onde você pegou essa amostra? De um poço?

Se você tem certeza que a coleta da amostra foi adequada (sem contaminação externa), sua água não é potável.

Talvez seja o caso de repetir a análise, se der positivo novamente para Coliforme e E. Coli, eu deixaria de usar essa água...

Acho que esse é o "maior problema" na sua água, pelo menos por enquanto...

Superando esse problema, sugiro ver a série de videos do BeerSchool no youtube sobre Água Cervejeira:

Last edited:
Eduardo, de onde você pegou essa amostra? De um poço?

Se você tem certeza que a coleta da amostra foi adequada (sem contaminação externa), sua água não é potável.

Talvez seja o caso de repetir a análise, se der positivo novamente para Coliforme e E. Coli, eu deixaria de usar essa água...

Acho que esse é o "maior problema" na sua água, pelo menos por enquanto...

Superando esse problema, sugiro ver a série de videos do BeerSchool no youtube sobre Água Cervejeira:

Isso mesmo, de um poço artesiano, porém a coleta ocorreu na saída de uma torneira que uso na cervejaria.

Sempre tomamos essa água normalmente, por isso acreditava de ser uma água potável... Vou tentar realizar outro teste de outra saída (outra caixa d'água).

Como você disse, o certo seria deixar de usar essa água, mas não existe nenhum filtro para solucionar esse problema será?

Vou dar uma olhada nos vídeos depois! Valeu

Back