• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiinhoh

Member
Reaction score
0
Fala galera, essa é minha terceira brassagem e vou fazer uma pilsen, mas vou usar os ingredientes que tenho em casa.

*Maltes
-95% Malte Pilsen Alemão
-5% Malte viena ou munich

*Lúpulos:
-Nugget (60min)
-Saaz (30min)
-Saaz (10min)

*Fermento:
Utilizarei o Nottingham, apesar de ser um fermento ALE, ele consegue trabalhar em menores temperaturas (espero que nao vire uma blond ale, pois já fiz uma)

Alguma dica de rampa de temperatura,tempo de fermentação/maturação/refermentação?
Por favor, opinem!

Cara. Acho que independente da temperatura, essa cerveja não vai sair uma pilsen. Os fermentos lager são neutros, nesse caso msm com temperatura baixa o fermento Nottingham vai passar suas características.

Em todo caso,
Eu faria uma infusão simples dos maltes com a agua a 70 graus.. O que faria baixar a uns 67 e deixaria assim por 1h30m sem mexer nem fazer rampas.

Deixaria entre fermentação e maturação (descanso diacetil) umas três semanas e engarrafaria.
Depois de engarrafado, deixaria no minimo 10 dias parado.

Mas de conselho. Usaria um fermento lager.

Abs

com esse fermento aí não vai sair pilsen

acho que ficaria mais legal os maltes
70% pilsen
20% vienna
10% carapils ou cara hell
o munich usaria uns 5% só para dar cor

dependendo do caráter de lúpulo que você quer, se é para servir para os amigos que nunca beberam uma artesanal, manera mais no lúpulo que fica legal, 2/3 do amargor na primeira dosagem 15 ibu (
60) min e depois saaz 2 ou 3 ibu (15) min é suficiente e fica legal

mosturação 1:30h a 64,5ºc vai te dar uma cerveja mais leve e fácil de beber

fermenta com w34/70 ou german lager da bio4 (dose a quantidade certa de fermento)
1º dia 7ºC
2º dia 8ºC
aumentando um grau por dia até o 5º para chegar nos 12º, se viu que não atenuou suficiente deixa mais uns dias a 12ºC, depois sobe para 15 durante 2 dia para fazer o diacetil,

maturação pode ser minimo 10 dias, até 30 dias, a maioria matura 21 dias

Back