• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda na utilização da Bomba de recirculação.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frankerlly

Member
Reaction score
2
E aí pessoal blz?
Sou novato estou construindo um sistema com 3 panelas e recirculação continua com bomba,criei até um projeto no papel pra ter um ideia de como posso está utilizando a bomba pra lavagem,mostura,fervura e tmb no uso do chiller de contra fluxo,nesse projeto estou com a ideia de usar engates rápido mais isso vai elevar muito o custo dos equipamentos.
Já vi muita gente usando espigão,que é bem mais barato,alguém usa este sistema que possa me dar alguma dicas para facilitar o processo?
Porq estou na dúvida sobre na hora que for fazer a lavagem por exemplo tenho q ir lá e trocar as mangueiras de lugar usando espigão pode causar muita sujeira tenho receio de ficar toda hora trocando essas mangueira de lugar.
Desde já agradeço.

IMG_4753.jpg

Cara, eu não uso esse processo.
Porém, pra mim foi fácil de entender, e acho que dá legal.
Vamos ver a galera mais entendida no assunto possa dar uma opinião mais embasada.
Abs.

olá amigo
produzo com um sistema muito parecido com o que está planejando, a única diferença fica por conta da panela de lavagem, onde não aplico bomba e sim escorro para panela de mostura por gravidade. A bomba , no meu caso, apresentou uma velocidade de tranferência maior do que a que eu gostaria, mesmo com restrição via válvjla na saída, por isso optei por gravidade, mantendo a HLT uns 50 cm acima da MLT.

Adicionalmente, uso também a bomba para whirpool ao final da fervura, ou seja, mais uma troca.

Uso mangueira + espigão e sinceramente, numa brassagem de ~ 4 horas, não me incomoda trocar posição de mangueria 3 ou 4 vezes, é muito tranquilo.

até penso em investir em engates rápidos no futuro, mas somente quando eu já tiver resolvido outros gargalos mais urgentes.

abs

Você está pensando em fazer bateladas de quantos litros?
Eu iniciei um projeto de extensão e de pesquisa para construir um sistema semelhante na Universidade que trabalho, porém percebi que para bateladas até 25 L (volume de cerveja no fermentador), não vale a pena complicar muito. Assim como o colega que postou acima, transfiro da panela de mosturação para a de fervura por gravidade.
Na minha opinião, sistemas com mais de uma bomba e inúmeras válvula só se justificam em termos de praticidade para volumes de pelo menos uns 50-60 L por batelada, ou então, para os engenheiros e afins, se justificam mais pelo prazer de montar um equipamento que pelo ganho de praticidade na fabricação de cerveja.

Obrigado pela opinião de vcs me ajudou bastante.abraço

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Back