• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda com Moagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celsimar

Member
Reaction score
1
Meus Caros Amigos Cervejeiros,

Na minha ultima brassagem tive um problema de eficiencia e estou desconfiado do meu moedor rodos caseiro.

Voces poderiam por favor dar uma olhada na foto do malte vienna ja moido que vou usar amanha cedo.

Agradeco muito sua ajuda.

Abracos,
Celsimar

Attachments

• IMG_7301.jpg
    IMG_7301.jpg
    320.3 KB
Ao meu ver, a moagem não está legal... Parece ter muitos (talvez 50%) de grãos inteiros.
A linha de raciocínio que EU sigo sobre a moagem é... Se não for possível acertar a moagem, e ela ter que ficar entre fina ou grossa, prefiro a fina.
Posso ter transtorno com entupimento, ou filtragem (nunca tive) mas creio que não terei perda de eficiência. E creio que realmente seja seu problema amigo.
Digo isso por experiência própria. Possuo um moedor de rolos que eu mesmo construí, ele não é ideal, proporciona uma moagem muito fina, mas até o momento nunca tive problemas. Claro quebj devo, e vou ajustá-lo, assim como você deve fazer isso ao meu ponto de vista. E isso é um ponto muito legal no nosso hobby.
Deve haver algum ponto onde passam grãos inteiros, entre rolos ou laterais, sei lá.
Boa brassagem, abraço!

Celsimar, fiquei também com a impressão que tem muito grão inteiro.

Muito Obrigado Claudio e Josimar. As dicas foram ótimas, especialmente sobre os grãos caindo pelo lado do rolo.

Me pareceu melhor agora, mas ainda tenho que gastar um tempo para melhorar meu moedor. Essas são aquelas coisas que nos arrependemos financeiramente. Gastei uns 300 reais nesse rolo, a diferença para um rolo muito bom ficou pequena. Mas agora não tem volta...

Veja aí abaixo como ficou agora. Oque vocês acham ?

Attachments

• IMG_7302.jpg
    IMG_7302.jpg
    290.1 KB
Apesar de ainda ter grãos inteiros, melhorou bastante em relação a primeira foto!
Boa sorte ai!

Valeu pessoal.

Como nao tinha mais tempo no final de semana, fiz a brassagem dessa assim mesmo.

Vou investir num moedor bacana. Voce srecomendam algum em especial ?

Obrigado,
Celsimar

Valeu pessoal.

Como nao tinha mais tempo no final de semana, fiz a brassagem dessa assim mesmo.

Vou investir num moedor bacana. Voce srecomendam algum em especial ?

Obrigado,
Celsimar
Só por curiosidade, qual a marca do seu moinho?

Cleber, meu moedor e caseiro. Inventado por min mesmo.

Basicamente eu ganhei uma daquelas barras de levantar peso de academia de ginastica e mandei usinar pra ficar como na foto.

A estrutura de madeira e feia e ineficiente, mas quebra um galho.

Seguem as todos.

Abracos,
Celsimar

Attachments

• Moedor.jpg
    Moedor.jpg
    863.2 KB
Cleber, meu moedor e caseiro. Inventado por min mesmo.

Basicamente eu ganhei uma daquelas barras de levantar peso de academia de ginastica e mandei usinar pra ficar como na foto.

A estrutura de madeira e feia e ineficiente, mas quebra um galho.

Seguem as todos.

Abracos,
Celsimar
Ah tá. Se for comprar um novo pegue um de 3 rolos. Eu tenho um de 2 rolos da Joe e sempre perco tempo pra cacete regulando, embora eu não tenha experiência com o de 3 rolos pelo que sei ele já faz uma pré-moagem através do primeiro rolo evitando assim mais de uma passada.

Valeu pela dica. Ja estou vendo preços.
Inclusive vou aproveitar um movel e acabar com poeira de malte tambem.

Back