AJUDA - Aumentar ABV Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leoportugal

Well-Known Member
Joined
Oct 22, 2013
Messages
100
Reaction score
13
Bom dia a todos, domingo retrasado fiz 50L de um pilsen usando as medidas a baixo em 1 HERMS:
12,5kg de malte pilsen
80 gr de tradition
4 pacotes de W34/70.
35 litros para brassar e mais 35 para o sparge
Rampas de 30' a 54ºC, 45' a 66ºC e 10' a 76º
Sparge recirculei durante 30'
Fervura a 60' com lupulo em 30'

Consegui transferir para o fermentador os 50L, DAÍ VEIO O PROBLEMA, A OG deveria ser 1,059 e deu somente 1,042.
A fermentação primária deve ser de 10 dias a 12º secundária de 5 dias a 17º e a terciária em 10 dias a 10º. Depois uma maturação de 10 dias a 1º
Seguindo novamente a receita a FG deveria alcançar 1,013, dando então um ABV de 6,1%.

Hoje, no oitavo dia de fermentação, minha FG já está em 1,009, pelo terceiro dia estável, então devo ter 4,5% de ABV.

Eu gostaria que a cerva tivesse uns 5,5% de ABV. ENTÃO VEM A PERGUNTA: Posso adicionar açucar pra baixar a FG? Quanto de açucar?

Abraço a todos.
 
Leo, me parece que tu estás com uma boa atenuação e, acredito que não baixe disto. Se tu adicionar açúcar, a densidade sobe, a fermentação reinicia e a densidade vai baixar novamente para muito próximo da que tu conseguiu (1,009).
Mas eu não faria isto. Cervejas de baixa fermentação em geral são cervejas com sabor mais limpo e o açúcar pode dar alguma diferença. O ideal seria deixar assim e avaliar o processo para ver onde estão os problemas que geraram esta baixa eficiência e corrigir nas próximas brassagens.
 
Zerosa, acho que o que deu errado vou o sparge, que deveria ter sido maior. Por coincidencia, sobrou um pouco de mosto que não coube na fervura, e quando fui limpar todo o HERMS, cerca de 2 horas depois, o mosto que ficou de fora, estava bem concentrado!
Da proxima, vou recircular durante 1 hora!!!
Abraço,
 
O correto é tu avaliar todo o processo. Desde a moagem até o fim da brassagem.
Me parece que 45 min à 66 C é pouco tempo para conversão. Sempre deixo entre 75 à 90 min, mesmo com o teste do iodo dando negativo para amido.
 

Latest posts

Back
Top