• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda - Airlock espumando

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipePV

New Member
Reaction score
0
Bom dia a todos.
Já leio o fórum tem um tempo e fiz uma receita Weiss ontem que está me causando algumas dúvidas.
Fiquei em dúvida se colocava o post aqui ou na parte de fermentação mas como acredito que seja mais um problema de iniciante do que uma dúvida sobre fermentação acabei me decidindo em escrever aqui.

Fiz a receita que segue abaixo ontem e no meu curto conhecimento não ocorreu nenhum problema nas etapas.
Foi realizado 1 hora e 30 de brassagem com o teste de iodo dando ok e 1 hora de 10 de fervura. A densidade inicial ficou acima do esperado na receita. Achei 1070 ao contrário dos 1050 previstos.

Bem, hoje ao acordar me deparo com o airlock nesse estado. Saindo muita espuma dele e por mais que eu limpe a espuma não para de sair. Sendo que sobraram 6 dedos do mosto até a tampa do fermentador. Dá pra ver que a pressão interna do balde está muito alta, ouço o ar saindo de longe.

A imagem está no link abaixo
http://imgur.com/a/ZqYEv

Minha dúvida é. Tem algo a ser feito? Ou apenas ir limpando e esperar diminuir o fluxo de ar que está saindo? Quando acontece isso indica que houve algum problema nas fases anteriores da produção?

Segue abaixo a receita utilizada.
Weissbier
2,7 kg de malte de trigo
2,3 kg de malte pilsen

25 g Hallertauer Hersbrucker ao ínicio da fervura
12 g Saaz ao início da fervura.

Levedura utilizada foi 01 pct da Munich Classic

Caro FelipePV. Alguns fatores podem fazer com que a espuma saia do fermentador pelo airlock. A primeira questão é o headspsce (espaço entre o líquido e a tampa do seu fermentador). Deixando o fermentador muito cheio, a espuma que é natural da fermentação acaba vazando pelo airlock. Quando digo normal, é normal mesmo, pois em toda fermentação será formada uma boa quantidade dessa espuma que mostrou na foto. A segunda questão precisaríamos estudar mais um pouquinho, pois você não diz quantos litros fez de cerveja e também não consigo ver a razão dessa sua densidade ter ficado tão acima do que você previu (exceto possíveis erros de cálculo na receita e falhas nas medições). Pensando em uma OG medida adequadamente e a inoculação do fermento após reidratação adequada e também a temperatura de inoculação e início de fermentação, sua fermentação começou muito vigorosa e por isso está transbordando. Essas informações estão faltando no seu post e por isso fica difícil auxiliar um pouco mais. Só penso que a combinação desses fatores levou a essa espuma fugitiva. Prossiga limpando o airlock para que ele não entupa, pois o açúcar do mosto pode grudar por dentro do airlock e até causar uma "explosão" do fermentador se a pressão aumentar demais. Não sei se consegui ajudar, mas vou deixar o tópico marcado para acompanhar. Abraço e boas brejas.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bom dia hilariovetore.
Inicialmente, obrigado pela ajuda.

Respondendo as coisas que ficaram faltando na minha descrição. O headspace deixado foi 12 centimentos. E a receita foi pra 20 litros, retirei a receita do livro "Cerveja Feita em Casa".
A única diferença da receita original foi que ao invés de deixar por 1 hora a brassagem aumentei pra 1:30 devido ao teste de iodo não ter dado totalmente ok após 1 hora.
A levedura foi inoculada dentro da temperatura pedida no pacote, não vou lembrar exatamente, mas por volta de 30º. E o mosto estava com 23º quando a levedura foi misturada nele. A medição foi feita da densidade foi feita com esta temperatura.
Não possuo ainda uma forma de controlar a temperatura exata durante a fase de fermentação. Sei que a temperatura interna durante a fermentação aumente em comparação à do ambiente. A ambiente estava em torno de 25º. A receita pede uma fermentação à 22º.
Imagino que talvez essa temperatura maior fez com que as leveduras tivessem uma reação mais intensa.
De qualquer forma depois de jogar espuma pra fora o dia inteiro por volta de umas 23 horas o fluxo diminuiu e desde ontem até hoje pela manhã antes de sair para o trabalho o airlock tinha parado de espumar e está apenas borbulhando normalmente.

Como essa foi a segunda brassagem que fiz, fiquei preocupado que alguma etapa específica do processo tivesse sido feita errada e causado essa fermentação mais vigorosa.

FelipePV
Pelo que esclareceu a espuma é resultado de uma fermentação vigorosa em temperatura ambiente. Seu processo tem boas práticas já visíveis, mas a fermentação com temperatura controlada deve ser o próximo passo a implantar.
Digo isso porque eu ainda tenho problemas em controlar temperatura de fermentação. Algumas vezes faço uma leva maior de 80 litros. O fermentador fica bem cheio (mas com headspace suficiente). Minha geladeira não consegue baixar a temperatura do mosto para os 19º C que realmente fermento. Enquanto as leveduras "trabalham" a temperatura do líquido sobe e a potência da geladeira residencial não é suficiente. Resultado: espuma vazando do fermentador. Eu consegui melhorar essa situação usando um cano longo 1/2 e um vidro de boca larga com sanitizante. Já nas minhas levas de 60 litros a história é mais tranquila. Da para perceber nitidamente a diferença da qualidade da fermentação e do sabor final.
Abraço e boas brejas!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Back