Agua adicional por acidente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Pessoal gostaria de uma opinião.
Quando estava resfriando minha leva de blond ale, vazou quantidade de água pelo chiller (mangueira com folga) e foi adicionado cerca de 4l de água à mais.

Estou preocupado quanto a contaminação e densidade.
A densidade deu 1,024 e era prevista 1,047. Está bem baixa.
Após 16hs de fermentação, não houve alteração na densidade nenhuma, e airlock sem atividade. Está fermentando a 18 graus 26L.

Acho que vai ficar uma cerveja com baixissima densidade (beeeeem aguada) e pouquíssimo alcool (por volta de 2,3 o ABV). Não sei nem se vai ficar tomavel, mas vou continuar até o fim do processo para ver no que vai dar.

Gostaria de algumas opiniões (boa eu sei que não vai ficar).
 
Pessoal gostaria de uma opinião.
Quando estava resfriando minha leva de blond ale, vazou quantidade de água pelo chiller (mangueira com folga) e foi adicionado cerca de 4l de água à mais.

Estou preocupado quanto a contaminação e densidade.
A densidade deu 1,024 e era prevista 1,047. Está bem baixa.
Após 16hs de fermentação, não houve alteração na densidade nenhuma, e airlock sem atividade. Está fermentando a 18 graus 26L.

Acho que vai ficar uma cerveja com baixissima densidade (beeeeem aguada) e pouquíssimo alcool (por volta de 2,3 o ABV). Não sei nem se vai ficar tomavel, mas vou continuar até o fim do processo para ver no que vai dar.

Gostaria de algumas opiniões (boa eu sei que não vai ficar).

Oi Wagner,

Vc quer opiniões a respeito do que exatamente?

A água que vazou vinha de onde, da rede?

Nao haver atividade pode ser má vedação da tampa do balde ou apenas o lag time do fermento. Não tem a ver com a água que entrou eu acho...
 
Oi Wagner,

Vc quer opiniões a respeito do que exatamente?

A água que vazou vinha de onde, da rede?

Nao haver atividade pode ser má vedação da tampa do balde ou apenas o lag time do fermento. Não tem a ver com a água que entrou eu acho...

Exatamente, água da rede. Rezar para não haver contaminação.

Quanto a não haver atividade do airlock não vejo muito problema, pois uso o mesmo balde e é comum não ter atividade mesmo, mas o que preocupou é com quase 24hs e a densidade não ter mudado. hoje vou fazer uma nova medição para ver se houve alteração.

Gostaria de uma opinião do que possa acontecer caso a cerveja não fique contaminada e fermente normalmente. Eu imagino que va ficar uma cerveja com densidade bem baixa (aguada) e com pouco alcool, devido ao excesso de água.
 
Comigo já aconteceu algo parecido, fiquei com densidade 1.030, fiz trocentas cagadas, e só começou a fermentação depois de 3 dias.
O sabor ficou horrível, totalmente desbalanceado no amargor, parecia um chá de boldo com alguma outra planta... mas serviu de lição hahaahha
 
Exatamente, água da rede. Rezar para não haver contaminação.

Quanto a não haver atividade do airlock não vejo muito problema, pois uso o mesmo balde e é comum não ter atividade mesmo, mas o que preocupou é com quase 24hs e a densidade não ter mudado. hoje vou fazer uma nova medição para ver se houve alteração.

Gostaria de uma opinião do que possa acontecer caso a cerveja não fique contaminada e fermente normalmente. Eu imagino que va ficar uma cerveja com densidade bem baixa (aguada) e com pouco alcool, devido ao excesso de água.


Cara, por ser água da rede acho que há menor chance de contaminação. A água da rede é bastante clorada pra que não seja veículo de microorganismos, mas não é de se descartar completamente a possibilidade...

Acho dificil essa falta de atividade estar relacionada com a entrada de água da rede... com a quantidade de fermento que se usa é muito improvável que o cloro da água seja o suficiente pra eliminar tanta célula...

Caso a cerveja não contamine e fermente normalmente, ela vai ficar aguada mesmo, mas isso não é motivo pra jogar fora. O problema mesmo é a quantidade de água clorada que entrou, isso pode resultar em off-flavors como gosto de remédio, os clorofenóis... talvez isso seja motivo suficiente pra esquecer a leva e partir pra a próxima, mas não se desespere, observe o resultado primeiro.

Abraço
 
Acho que a única coisa que pode estragar essa leva é o cloro, ele confere um off-flavor à cerveja.

Espera 1 semana e acompanha o resultado.
Se ela ficar somente "aguada", sem nenhum off-flavor, você pode ou fazer um blend com uma nova cerveja com og mais alto, ou usar essa como lição futura.
 
Ter voltado pra fervura antes de adicionar o fermento não seria o ideal ?
 
Ter voltado pra fervura antes de adicionar o fermento não seria o ideal ?

Acho que não poderia fazer isso pois já tinha lupulo. Seria uma boa para tirar o cloro e evaporar um pouco de água. Mas o amargor acredito que ia subir muito.
 
Vou continuar o processo normal, e ver como vai ser o andamento e sabor final. (não custa tentar ver no que dá).
 
É verdade, mas alguns minutos serviriam pra tirar o cloro e não alteraria tanto o amargor.
 
Bem nesse sentido eu retornaria para fervura, e baixaria bem o volume, buscando uma gravidade bem mais altas, algo como 1050 ou 1060, isso balanciaria o amargor, já q ele nao sobe indefinidamente, mas claro que simularia tudo isso no beersmith antes de realizar.
Mas o essencial seria tirar o cloro para diminuir o off flavor
 
Se o mosto ainda estava quente na hora que esta água vazou, acredito que não vá haver grandes problemas pela presença de cloro já que pelo menos uma parte volatilizou. A falta de atividade no airlock pode significar vazamento, faz o teste pressionando levemente a tampa do fermentador e verifica se houve borbulhamento no airlock. Se não houve o balde não está bem vedado. Já tive cervejas que tiveram um lag time de quase 48 horas.
Quanto a baixa densidade original, eu aguardaria uns dias para reduzir a atividade da fermentação primária e adicionaria açúcar (no Beersmith tu pode fazer o cálculo da quantidade necessária para atingir a densidade desejada) e faz uma refermentação.
Como teus lotes são pequenos (acho) leva até o fim. No mínimo para ver no que dá.
 
Medi a densidade agora com um refratometro e está ocorrendo a fermentação. Agora é aguardar e ver se fica pelo menos "aproveitavel" a leva...
 
Se o mosto ainda estava quente na hora que esta água vazou, acredito que não vá haver grandes problemas pela presença de cloro já que pelo menos uma parte volatilizou. A falta de atividade no airlock pode significar vazamento, faz o teste pressionando levemente a tampa do fermentador e verifica se houve borbulhamento no airlock. Se não houve o balde não está bem vedado. Já tive cervejas que tiveram um lag time de quase 48 horas.
Quanto a baixa densidade original, eu aguardaria uns dias para reduzir a atividade da fermentação primária e adicionaria açúcar (no Beersmith tu pode fazer o cálculo da quantidade necessária para atingir a densidade desejada) e faz uma refermentação.
Como teus lotes são pequenos (acho) leva até o fim. No mínimo para ver no que dá.

Eu estava pensando justamente em fazer isso. Esperar perto do fim da fermentação e adicionar mais açucar até para o ABV subir também, mas não sei como vou inserir isso no beersmith. Minha dúvida é como fazer isso no software.
 
Eu estava pensando justamente em fazer isso. Esperar perto do fim da fermentação e adicionar mais açucar até para o ABV subir também, mas não sei como vou inserir isso no beersmith. Minha dúvida é como fazer isso no software.

Consegui lançar no beersmith o meu caso. Verifiquei que se eu colocar mais 500g de açucar, consigo fazer subir a densidade e o ABV.

Minha dúvida agora é: o quanto valeria apena eu fazer isso? pois o amargor continuaria baixo e acho que teriamos uma falta do sabor do "chá do malte".

Vocês deixariam como está ou arriscaria uma correção.

Ps: Leio muitos posts para deixar o erro como está e corrigir em uma proxima cerveja.
 
Não é complicado fazer os ajustes usando o Beersmith. Acerta o campo "Tamanho do lote" para o volume final obtido, ajusta a densidade final usando o campo "Eficiência total" até chegar na OG obtida. Adiciona o açúcar até chegar em um valor de densidade mais razoável. Eu usaria um açúcar mais escuro (caseiro ou Candy sugar amber) para dar uma corzinha já que a tua cerveja deve ter ficado extremamente pálida.
Se não tiver saco de fazer no software, coloca mais ou menos 500 g para cada 10 l de cerveja que eu acho que dá certo.
 
Não só pra dar corzinha mas também daria um corpinho a mais!
Açucar só piora a situação nesses casos, vai começar dar gosto de cidra na coisa eu acho...

Mas teria q avaliar se realmente vale a pena continuar investindo na cerveja...
 
Não é complicado fazer os ajustes usando o Beersmith. Acerta o campo "Tamanho do lote" para o volume final obtido, ajusta a densidade final usando o campo "Eficiência total" até chegar na OG obtida. Adiciona o açúcar até chegar em um valor de densidade mais razoável. Eu usaria um açúcar mais escuro (caseiro ou Candy sugar amber) para dar uma corzinha já que a tua cerveja deve ter ficado extremamente pálida.
Se não tiver saco de fazer no software, coloca mais ou menos 500 g para cada 10 l de cerveja que eu acho que dá certo.

Eu fiz o teste aqui como falou. 750g foi o que precisou para pelo menos entrar dentro do estilo. Minha duvida é se realmente não vai ficar com um sabor de sidra mesmo.
Do jeito que está ela está como uma Lite American Lager, que é bem fraquinha mesmo.

Vocês arriscariam???
 
Eu fiz o teste aqui como falou. 750g foi o que precisou para pelo menos entrar dentro do estilo. Minha duvida é se realmente não vai ficar com um sabor de sidra mesmo.
Do jeito que está ela está como uma Lite American Lager, que é bem fraquinha mesmo.

Vocês arriscariam???

750g representam o que em porcentagem?
 
750g representam o que em porcentagem?

Porcentagem em relação ao malte?
Foi usado 4kg de malte. Sendo assim 750g são 18,75%

Agora se você se refere a porcentagem da eficiência no beersmith, ficou em 55%
 
O que o Tiago está apontando é um parâmetro importante.
Com uma densidade de 1,024, a grosso modo tu tens 24 g de açúcar proveniente da brassagem por litro de mosto ou seja, se tu adicionar açúcar na proporção de 24 g/l isto vai representar 50 % do extrato primitivo, o que eu acho muito alto.
A ideia de adicionar açúcar é só para dar uma "turbinada", na verdade, apenas para não ficar muito fraca ou não desperdiçar a cerveja. Ou seja, tu não precisa chegar na OG inicialmente desejada até por não saberes se de fato aquela densidade seria atingida se não houvesse o vazamento.
 
Porcentagem em relação ao malte?
Foi usado 4kg de malte. Sendo assim 750g são 18,75%

Agora se você se refere a porcentagem da eficiência no beersmith, ficou em 55%

Isso... quando for falar sobre maltes e adjuntos na receita, expresse sempre em porcentagem (em relação ao peso total), porque não sabemos quanto que o valor em peso, no caso 750g representa na sua leva...

Enfim, 18,75% é uma porcentagem bem alta. Pode dar uma diferença notavel na cerveja. Mas, se vc tá interessado em experimentar, vá em frente, é uma boa maneira de descobrir na experiência como que os ingredientes e quantidades afetam o perfil da cerveja e acho que vc nao tem muito a perder nesse caso...

Abraço
 
Medi a densidade agora e está hoje com 1.010 (medido com refratômetro e convertido com o beersmith por ser mostro fermentado)

Acho que vou deixar como está e ver no que vai dar, e daqui para frente vou sempre testar as mangueiras do chiller antes de usar.

Agradeço a todos pelas dicas.
(se acontecer novamente com certeza irei tentar corrigir com as dicas dos senhores)

Vou postando o andamento e depois como ficou.
 
Back
Top