Aeração do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Salve gente!
Sem falarmos em cilindro de oxigenio e similares, qual seria a maneira mais pratica e eficiente para aerar o mosto?

Para uma razoável aeração, basta usar um "aerador" como este?

siphonsprayaerator.jpg
 
Cara, esse troço aí dá um efeito um pouco melhor (um pouco) melhor que fazer um simples splash no fermentador. Eu já usei isso aí, e ele faz o mosto se espalhar uniformemente numa película bem fina, como uma bola, e como isso aumenta o contato com o ar, gera uma melhor aeração. No entanto, novamente, não é nada demais. Fazer um splash simples ou sacudir o fermentador dariam efeitos muito similares.

Já usando O² puro, aí sim a coisa muda de figura.
 
Estava doido pra vc entrar nessa conversa!...:)

Tenho feito a aeração dando uma boa chacoalhada no galão que uso para fermentação.
Porém agora pretendo fazer uma Belga Blonde Ale e irei usar fermento liquido específico e sei q o oxigenio é o principal fator para uma boa propagação e atenuação.
Minha dúvida é exatamente essa, pode-se fazer uma Belga com boa atenuação, simplesmente chacoalando o galão ou necessariamente tem-se que partir para a oxigenação por inoculação de O2 puro?
 
Nas belgas, normalmente queremos muitos ésteres. Por isso, normalmente a oxigenação e a taxa de inoculação ficam abaixo da média.

Portanto, a resposta para sua pergunta é sim. É possível fazer excelentes cervejas belgas apenas chacoalhando o fermentador.
 
Perfeito Paulo!

Pelo o que você fala, posso concluir que para o caso de uma Helles (larger em geral), seria necessário a aeração por O2 puro, uma vez que não queremos sabores frutados?
 
Perfeito Paulo!

Pelo o que você fala, posso concluir que para o caso de uma Helles (larger em geral), seria necessário a aeração por O2 puro, uma vez que não queremos sabores frutados?

Seu raciocínio está perfeito. As lagers são exatamente o contrário das belgas nesse quesito: taxa de inoculação alta e bastante oxigênio. Outro caso onde a aeração é crítica é o das cervejas de alta densidade.

Nas lagers, o uso de O2 puro é a única forma de conseguir os 12ppm que a bibliografia recomenda. No entanto, já provei diversas lagers (algumas minhas, inclusive) que foram oxigenadas apenas agitando o fermentador e tinham perfis de fermentação bem limpos.

Uma coisa que costumo fazer para lagers é resfriar o mosto até uns 5°C antes de aerar e inocular, porque essa temperatura mais baixa aumenta a solubilidade do oxigênio.
 
E a aeração por bomba de aquário, com filtro de ar e pedra difusora, tem bom resultado?
 
E a aeração por bomba de aquário, com filtro de ar e pedra difusora, tem bom resultado?

O resultado da bomba de aquário é o mesmo que chacoalhar o fermentador (exceto para as suas costas). O fator limitante é o ar em si, não o método que você usa para dissolvê-lo no mosto. A bibliografia geralmente diz que um mosto saturado de ar terá 8ppm de oxigênio, o que é considerado ideal para boa parte ales, mas pouco para lagers. Não sei exatamente em que temperatura e OG esses 8ppm foram medidos, mas imagino que sejam para um mosto de densidade moderada em temperatura de ale.
 
Tem um outro post sobre aeração onde o Leo Sewald falou sobre o uso do azeite para isso. Mas se resolver se arriscar, é bom ler antes, só digitar "azeite" nas buscas. Eu reaproveito a lama 5x então pra mim, a aeração também é um fator determinante. meus resultados tem sido muito bons.

Abraço
 
Tem um cara, o Nei (não lembro sobrenome dele) que trabalha junto com o samuel da bodebrown e veio dar um curso de leveduras aqui ano passado, ele usa bomba de aquário e deixa ela ligada aerando o mosto mesmo depois de inocular o fermento, por uma ou duas horas, pra providenciar O2 pra levedura, sabendo que a solubilidade em água é baixa... se funciona eu não sei, ele diz q sim...

Outra maneira mais trapaceira é botar uma gota minúscula (tipo a pontinha da faca) de azeite de oliva, providenciando os ácidos graxos de graça pra levedura, que ela ia sintetizar usando o O2...
 
É mais, azeite de oliva provê ácidos graxos. E os esteróis? Esse é o problema. Pelo que se sabe até agora, só seria possível com oxigênio. Nesse caso talvez o que ocorra é que boa parte do oxigênio presente, mesmo que pouco, seria usado pra sintetizar somente esteróis, e não os dois, pois os ácidos graxos seriam importados diretamente do mosto já prontos sem precisar de oxigênio.

O Nei entende pra caramba, mas uma coisa que ele prega, que agitador magnético não oxigena o mosto do starter, é errado. Existem vários testes feitos com isso. Um lugar ótimo pra ver esse tipo de experimento é o www.braukaiser.com.

Em breve eu vou adquirir um sensor de oxigênio dissolvido, aí vou poder fazer experimentos definitivos sobre isso e vou publicar no meu futuro blog sobre cerveja (que será www.guenther.com.br).

Abraço,

Guenther
 
É mais, azeite de oliva provê ácidos graxos. E os esteróis? Esse é o problema. Pelo que se sabe até agora, só seria possível com oxigênio. Nesse caso talvez o que ocorra é que boa parte do oxigênio presente, mesmo que pouco, seria usado pra sintetizar somente esteróis, e não os dois, pois os ácidos graxos seriam importados diretamente do mosto já prontos sem precisar de oxigênio.

O Nei entende pra caramba, mas uma coisa que ele prega, que agitador magnético não oxigena o mosto do starter, é errado. Existem vários testes feitos com isso. Um lugar ótimo pra ver esse tipo de experimento é o www.braukaiser.com.

Em breve eu vou adquirir um sensor de oxigênio dissolvido, aí vou poder fazer experimentos definitivos sobre isso e vou publicar no meu futuro blog sobre cerveja (que será www.guenther.com.br).

Abraço,

Guenther

Bem Guenther, isso é verdade... Sobre usar o oxigenio disponivel num airspace ou proveniente de splash pra sintetizar esteróis faz muito sentido tabmém.

Mas... aquele estudo do Grady Hull da New Belgium mostrou que as cervejas que usaram azeite de oliva tinham mais ésteres do que as que tiveram o mosto oxigenado. Sendo que a taxa de crescimento foi semelhante nos dois casos (quando ele acertou a dosezinha de azeite), a hipotese que me surge seria que o Acetil CoA tomou o caminho dos esteres ao invés dos esteróis, justamente devido a falta de O2!

Ainda assim dá pra defender a idéia dos esterois num equipamento homebrewer, que pode ter muuito mais airspace disponível pra isso acontecer do que em fermentadores de 1000 hl...

Ainda seria possivel adicionar esteróis juntamente com azeite de oliva... e uma boa fonte é justamente uma levedura saudável como nutriente. Só que se realmente eles não produzem sob condições sem oxigenio essa idéia perde o brilho pq não é "auto-sustentavel" hehehe...
 
aproveitando o ensejo do tópico:

Fiz aeração por splash durante a transferencia pro balde fermentador, mas não chacoalhei ele depois.

O correto é chacoalhar antes ou depois de inocular o fermento?
 
aproveitando o ensejo do tópico:

Fiz aeração por splash durante a transferencia pro balde fermentador, mas não chacoalhei ele depois.

O correto é chacoalhar antes ou depois de inocular o fermento?

Tudo depende...

Se vc usou fermento seco em quantidade suficiente, praticamente não precisa de aeração.

Fora isso, depende das temperaturas e tempo antes de inocular que vc fez as aerações. Splash não resolve praticamente nada se o mosto está meio quente e o a levedura será inoculada horas depois. Chacoalhar adiciona algum oxigênio, mas se tiver usando levedura líquida ou através de um starter, provavelmente não será suficiente.
 
Bomba de aquário resolve mais que o splash?

Um pouco mais, mas ainda é insuficiente na maioria dos casos...

A vantagem da bomba de aquário é que vc consegue injetar facilmente oxigênio depois que o fermento já começou a absorver ele, assim faria uma reposição, aumentando o nível. Mas eu nunca vi nenhum tipo de estudo que mostrasse uma curva de consumo de O2 versus tempo e tal, pra saber quanto/quando adicionar novamente... então fica meio na tentativa e erro nesse caso.

Usando fermento líquido, na falta de oxigênio engarrafado, minha preferência seria ainda a micro-dose de azeite de oliva.

Com fermento seco não precisa se preocupar muito, basta usar a quantidade correta.

Abraço
 
Tenho um cilindro de alumínio vazio que era usado em aquário, 1kg, CO2, dentro do teste hidroestático. É possível usá-lo com O2?

Se sim, quantas aerações (12 ppm) eu conseguiria fazer, mais ou menos, e quais equipamentos eu precisaria comprar? Ele tem uma valvula de saída regulável, com marcação de 0 a 1500 psi apenas. Não tem 'flow rate', mas acho que dá pra providenciar se for o caso.

Tenho tentado encontrar referências sobre usos e equipamentos, mas não consigo encontrar nada além de "ferva sua pedra porosa de inox" e "60 segundos para atingir 12ppm".

Alguém pode me dar uma direção, artigo pra ler, etc?
 
Tenho um cilindro de alumínio vazio que era usado em aquário, 1kg, CO2, dentro do teste hidroestático. É possível usá-lo com O2?

Se sim, quantas aerações (12 ppm) eu conseguiria fazer, mais ou menos, e quais equipamentos eu precisaria comprar? Ele tem uma valvula de saída regulável, com marcação de 0 a 1500 psi apenas. Não tem 'flow rate', mas acho que dá pra providenciar se for o caso.

Tenho tentado encontrar referências sobre usos e equipamentos, mas não consigo encontrar nada além de "ferva sua pedra porosa de inox" e "60 segundos para atingir 12ppm".

Alguém pode me dar uma direção, artigo pra ler, etc?

No livro Yeast tem uma seção só sobre oxigenação. Tem indicações de ppm lá e tabelas de segundos x ppm com temperaturas e fluxos de saídas fixos.

Não sei se tem alguma diferença construtiva pros cilindros de CO2 e O2, mas o O2 é menos denso, então pra ter uma mesma quantidade de quilos de gás, a pressão será muito maior, talvez necessite de um cilindro mais reforçado, ou então menor capacidade de armazenamento. Difícil talvez vai ser vc encontrar alguem pra encher o cilindro pra vc dessa forma... mas talvez encontre. Acho mais seguro comprar um cilindro de oxigênio mesmo, mas enfim...

Vc vai precisar de um fluxômetro pra regular o fluxo de gás em função do tempo. Isso custa barato e pode ser adquirido na internet.

Sobre a durabilidade eu não sei, dá uma olhada nos anúncios de cilindro de O2 do mercadolivre, eu lembro de ver lá a autonomia deles em horas, com um determinado fluxo... isso pros de oxigênio medicinal/respirável. Mas é questão de algumas horas... como vc vai usar alguns segundos apenas, uma carga dura muito tempo.

Abraço
 
No livro Yeast tem uma seção só sobre oxigenação. Tem indicações de ppm lá e tabelas de segundos x ppm com temperaturas e fluxos de saídas fixos.

Não sei se tem alguma diferença construtiva pros cilindros de CO2 e O2, mas o O2 é menos denso, então pra ter uma mesma quantidade de quilos de gás, a pressão será muito maior, talvez necessite de um cilindro mais reforçado, ou então menor capacidade de armazenamento. Difícil talvez vai ser vc encontrar alguem pra encher o cilindro pra vc dessa forma... mas talvez encontre. Acho mais seguro comprar um cilindro de oxigênio mesmo, mas enfim...

Vc vai precisar de um fluxômetro pra regular o fluxo de gás em função do tempo. Isso custa barato e pode ser adquirido na internet.

Sobre a durabilidade eu não sei, dá uma olhada nos anúncios de cilindro de O2 do mercadolivre, eu lembro de ver lá a autonomia deles em horas, com um determinado fluxo... isso pros de oxigênio medicinal/respirável. Mas é questão de algumas horas... como vc vai usar alguns segundos apenas, uma carga dura muito tempo.

Abraço

Obrigado @Tiago. Ajudou bastante.
 
Alguém aqui usa ou conhece esse método?
Ele usa um recipiente com álcool 70 como filtro.
Será que funciona?

[ame="https://www.youtube.com/watch?v=ybkiW4r41Mc"]https://www.youtube.com/watch?v=ybkiW4r41Mc[/ame]
 
Pessoal,

Gostaria de adquirir esse peça, a qual pretendo utilizar como terminação em meu sistema de recirculação. Alguém conhece alguma outra loja que revenda a peça além do Lamas? O frete para Porto Alegre/RS torna impeditiva a aquisição.

Grato,

Roger
 
Back
Top