• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Adicionar mais fermento na hora do primming.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edubrejenal

Member
Reaction score
0
Ola!

Brassei uma Imperial IPA e o Beer Smith me deu uma og me deu a OG de 1090
mas devido a problemas na ultrapassei o tempo de fervura 25 minutos aproximadamente resultado foi uma OG FINAL DE 1103 .
Em resultado disso a cerveja ficou muito alcolica . Pela pouca experiência que tenho mas suficiente para saber que a Cerveja não vai carbonatar pois as leveduras não resistiram ao álcool. (OBS) Utilizei o fermento US-05 .
Utilizo balas de carbonatação lamas acho mais pratico.
Minha duvida é simplesmente como devo inocular mais fermento na hora do primming.

Posso adicionar o fermento no balde e misturar com uma colher?

Quanto de fermento devo utilizar para 25 litros de cerveja?

Após quanto tempo misturar o fermento posso iniciar o processo de primming?

Vou utilizar o T-58 sei que não e indicado para ipa mas é o único que tenho disposição no momento.

Por favor Cervejeiros me ajudem pois a cerveja esta límpida com amargor e aroma exceledentes o único problema seria esse mesmo.

Eu adicionaria o fermento no balde fermentador, e deixaria mais alguns dias, para acabar de fermentar os açucares que sobraram, e depois engarrafaria normalmente.

Bem... primeira coisa: qual foi a FG que estabilizou?

Segundo: se vc inocular um fermento mais resistente a alcool em uma densidade elevada e ainda adicionar açucar para o priming, essa levedura vai fermentar o açucar do priming mais o açucar residual e vc vai ter garrafas bombas.

Minha sugestão seria inocular um fermento resistente a alcool e aguardar a fermentação estabilizar

É justamente o que o Alan falou.
Diferentes cepas tem diferentes comportamentos quanto a quantidade de açúcar fermentável residual que elas deixam na cerveja. Se tu colocar outro fermento, corre o risco desta cepa ter por característica secar mais a cerveja, e ela vai consumir açúcares que o US05 não fementou.
Se fosse adicionar, eu adicionaria mais US05 mesmo. A bioquímica das células não é tão simples (chegou a x% de abv e todas elas morrem), e tu precisa de MUITO POUCA célula pra carbonatar, e o açúcar do priming é um açúcar muito fácil pra levedura consumir. Pode até demorar um pouco mais, pelo ambiente mais inóspito, mas ela vai consumir e vai carbonatar. Talvez não nos tradicionais 10~15 dias, mas em 30...

A FG que estabilizou foi 1018.... se eu adicionar mais fermento e deixar as leveduras muito tempo no balde maturador não corre o risco do fermento não resistir ao alcool novamente?.

Não tenho medo das garrafas explodirem tenho um manômetro para fazer a garrafa piloto.
e com balas de carbonatação consigo controlar a quantidade exata de açúcar fermentável em cada garrafa.

Minha duvida mesmo é quanto de fermento devo adicionar para 25 litros de cerveja e se eu o hidrata-lo jogar no balde do primming e deixar uns dias não corre o rico das leveduras não resistirem novamente?

a trasfega do balde fermentador para o maturador já foi feita e a cerveja esta límpida.

Se a FG estabilizou em 1.018 e a OG era 1103 então vc tem um ABV = (1.103-1.018)*0,134 = 11%

Não consegui encontrar nenhuma informação do fabricante sobre tolerância a alcool da US-05 mas pesquisando em fóruns gringos vc pode encontrar relatos de gente chegando a 12 e 13% com a US05.

Então a levedura deve estar firme e forte na tua bera... se eu fosse vc faria o priming normal. Só esperaria um pouco mais como o tiefense disse

Já que você tem manômetro ai, engarrafa uma do jeito que está e vê o que acontece

Enviado de meu Moto G usando Tapatalk

Back