• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Adição de açúcar pra aumentar ABV

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

S3N475

Well-Known Member
Reaction score
10
Boa noite. Minha última leva está no final da fermentação e a FG atingida foi de 1,019 e o esperado era 1,011. Com isso, o ABV ficou em 3,57 ao invés dos 4,2 desejados. A pergunta é: quanto de açúcar adicionar à cerveja para atingir os 4,2% de álcool desejados? Não encontrei essa ferramenta no BeerSmith. Existe algum site onde eu encontre uma calculadora pra isso?

1019 é uma FG relativamente alta.

Antes de adicionar açúcar eu tentaria outras coisas, como elevar a temperatura e sacudir o balde.

Qual foi a receita, OG e perfil de temperatura da fermentação?

Boa noite. Minha última leva está no final da fermentação e a FG atingida foi de 1,019 e o esperado era 1,011. Com isso, o ABV ficou em 3,57 ao invés dos 4,2 desejados. A pergunta é: quanto de açúcar adicionar à cerveja para atingir os 4,2% de álcool desejados? Não encontrei essa ferramenta no BeerSmith. Existe algum site onde eu encontre uma calculadora pra isso?

Tenta aumentar um pouco a temperatura, talvez aerar um pouco a cerveja, senão, pesquisa por Chapitalização e depois usa a calculadora do Brewersfriend:
http://www.brewersfriend.com/chaptalization-calculator/

Aconselho a não adicionar açucar.

FG de 1019 não é normal, está muito alta e indica possivelmente uma fermentação incompleta, ou não conversão total dos amidos na brassagem.

A não conversão é simples de verificar, com o teste de iodo. Fermentação incompleta tende a ser o causador mais comum desse tipo de problema e pode vir pela falta de controle de temperatura, pouco fermento, variações muito grandes de temperatura, etc... só saberíamos dizer com uma descrição completa do seu processo de fermentação.

Se a fermentação foi incompleta e vc adicionar mais açucar, é pouco provável que ela retome a atividade. O melhor que vc pode fazer é dar uma sacudida no fermentador e elevar a temperatura. Adicionar fermento de um mosto em plena atividade (krausening) pode ajudar também. Mas o mais importante é vc revisar suas técnicas pra que isso não volte a acontecer.

Abraço

Tenta aumentar um pouco a temperatura, talvez aerar um pouco a cerveja, senão, pesquisa por Chapitalização e depois usa a calculadora do Brewersfriend:
http://www.brewersfriend.com/chaptalization-calculator/

Aerar cerveja é uma má ideia. Se a fermentação travou, oxigênio não reativaria ela, mas oxidaria a cerveja. O indicado é sacudir o fermentador ou mexer com uma colher, não para agregar oxigenio, mas para re-suspender o fermento.

Abraço

Fiz a sacarificação em 68ºC com intenção de deixar a cerveja um pouco mais encorpada, mas acho que acabei exagerando um pouco. Acredito que essa FG tão alta se deve mais ao perfil de açúcares formado na mostura do que por uma fermentação incompleta. Por isso a minha intenção de adicionar açúcar, porque acredito que mesmo mexendo o balde e fermentação não vai mais progredir. Pelo menos assim eu conseguiria aumentar um pouco o percentual de álcool. Fermentei com US-05, um pacote em cada balde com aproximadamente 14L cada. Iniciei com 19ºC e após estacionar em 1,019 aumentei pra 22ºC, mas não houve alteração. Depois de ler as sugestões, resolvi dar uma mexida no balde antes de adicionar o açúcar. Obrigado pela contribuição.

Fiz a sacarificação em 68ºC com intenção de deixar a cerveja um pouco mais encorpada, mas acho que acabei exagerando um pouco. Acredito que essa FG tão alta se deve mais ao perfil de açúcares formado na mostura do que por uma fermentação incompleta. Por isso a minha intenção de adicionar açúcar, porque acredito que mesmo mexendo o balde e fermentação não vai mais progredir. Pelo menos assim eu conseguiria aumentar um pouco o percentual de álcool. Fermentei com US-05, um pacote em cada balde com aproximadamente 14L cada. Iniciei com 19ºC e após estacionar em 1,019 aumentei pra 22ºC, mas não houve alteração. Depois de ler as sugestões, resolvi dar uma mexida no balde antes de adicionar o açúcar. Obrigado pela contribuição.

Como você está medindo a densidade? Chacoalhou o líquido antes para remover o CO2?

Meço com refratômetro e depois converto pra FG utilizando a calculadora do Brewer's Friend.

Back