4ª Brassagem - IPA Single Hop - Nelson Sauvin

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Bom pessoal, semana que vem vou para a minha 4ª brassagem, e essa brassagem vai ser especial por vários motivos:

1) Minha primeira receita, pois até então fiz 3 clones
2) Primeira Single Hop, gosto muito de lúpulo então vou tentar fazer uma single hop por mês para aprender um pouco mais sobre cada lúpulo
3) Vou usar uma técnica de lupulagem nova (FWH)
4) Até então só usei o S05, dessa vez quero ver o comportamento do S04 para aprender sobre o mesmo

No começo do ano comprei 1lb de Nelson Sauvin em uma viagem aos EUA, de todos os lúpulos que eu tenho e usei esse é o que parece mais "judiado", primeiro porque deve ter feito uma viagem longa até os EUA e depois outra até aqui no Brasil, não sei de quando é essa safra, mas como ele ficou acondicionado por um tempo em uma situação não ideal, vou usar bastante, mas bastante mesmo.

A receita é a seguinte:

4,5kg Pale Malt
0,5kg Caramunich II
0,24kg Carapils
21g Nelson (FWH)
21g Nelson - 15min
21g Nelson - 10min
36g Nelson - 5min
36g Nelson - 1min
54g Nelson - Dry Hop (4 dias)
2 pacotes de S04

IBUs: 53.8
Alcool: 5,6%

É realmente uma bomba lupulática! Mas tenho minhas dúvidas sobre a "qualidade" do mesmo.

E vamos que vamos!
 
Eu só faria com uns 70.. 80 IBUs de proporção, já que tu queres saber o real gosto do lúpulo.
 
Guenther, falha minha. O FWH está contando apenas 20 minutos, quando na verdade seriam 60, essa receita vai chegar bem próximo dos 70 IBUs.

Obrigado.
 
Brassagem feita hoje! De diferente na receita apenas adicionei 120 gramas de Maris Otter que eu tinha sobrando aqui.

OG ficou em 1061 enquanto que o esperado era 1063, porém levei muito pouco para o fermentador, esperava levar em torno de 18 e foram 15.

Graças as temperaturas em Curitiba o resfriamento foi da fervura a 26 graus em pouco menos de 20 minutos apenas. Inoculei a 26, e irá fermentar a 18. Minha geladeira está um pouco mais fria, e no momento está em 17 graus.

Provei um pouco e o amargor está batendo forte mesmo. Aroma de lúpulo é perceptível mas achei que seria mais. Dependendo de como estiver depois da primária, vou aumentar o DH.

5ª brassagem definida…uma Witbier para agradar a esposa…receita será elaborada nos próximos dias.
 
3 dias passados da brassagem e nada de atividade no airlock, como estou usando um balde novo de fermentação tinha certeza de que estava acontecendo um vazamento em algum lugar, pois a temperatura do mosto subiu durante esses dias e quando abria a geladeira dava para sentir aquele cheiro característico de alcool/fermentacao.

Ded qualquer maneira não aguentei e tirei uma amostragem para me certificar que a fermentação ainda está ocorrendo, e a FG estava em 1023, o que é bom. Vou manter assim por mais uns 3-4 dias e depois partir para o descanso de dyacetil.

Óbvio que dei uma provada na amostra que tirei para medir...me assustei com o amargor do Nelson, é forte mesmo. Sei que ainda é cedo, mas deu pra ver que tem uma pegada boa. O sabor também é bem forte, chega a ser enjoativo. De qualquer maneira vou proceder com o plano e fazer o DH com 54 gramas, pois a idéia é conhecer o lupulo. Já vi relatos no HBT de que é um lupulo forte em amargor e sabor, e que deve ser usado com cuidado...vamos ver o que sai dessa brincadeira.
 
Hoje foi para o post-mix!
Impressões iniciais:

Aroma: Sutil, mesmo com os 50gramas de DH, o lúpulo é menos potente do que, por exemplo, Amarillo, porém é bem agradável. Remete mesmo a uvas brancas como é característico do mesmo.

Sabor: Mesmo sem nenhuma carbonatação o sabor é agradável, compatível com o aroma dá para sentir bem notas de uvas. É refrescante de uma maneira diferente, não um refrescante cítrico. O amargor é pesado, e para o meu paladar não é um amargor agradável. Longe de ser ruim, porém prefiro o de outros lúpulos.

Minha primeira leva com gelatina. Me surpreendi. Funcionou bem, mais fácil do que eu pensava, porém ficaram pequenos grumos de gelatina boiando. Sanitizei uma peneira e removi antes de trasfegar para o PM.

Ficará uma semana com carbonatação forçada, semana que vem faço um outro update da cerveja carbonatada.

Minha impressão inicial: usaria outro lúpulo para amargor e aumentaria a quantidade do Nelson no DH.
 
Uma noite. Esse foi o tempo de duração da minha Single Hop! Ontem fizemos um churrasco (de verdade, carne no espeto, nada de bife) para acompanhar os jogos da Copa do Brasil e Libertadores. Mais ou menos umas 12 pessoas. O postmix foi declarado morto perto das 23:30. No começo estava com dúvidas se a carbonatação estaria boa, pois foram apenas 5 dias, mas já havia regulado a pressão em 14PSI na esperança de encurtar esse tempo, e deu certo.

Foi um sucesso, pessoal levou Growlers de outras cervejas locais, garrafas, mas ficamos só na IPA Nelson mesmo.

O sabor se manteve o mesmo de quandoe xperimentei da primeira vez. A cerveja ficou com um corpo médio, uma cor muito bonita e o alcool na medida certa para uma noite de 10 graus em Curitiba. Aquele amargor adstringente desapareceu com a carbonatação e ficou muito mais suave, o sabor frutado se manteve. Consideramos a cerveja com uma drinkability média-alta.

O aroma também ficou melhor com a carbonatação, deu para sentir bem o lúpulo, realmente me impressionou. Volto atrás e acho que não aumentaria a quantidade do DH.

No geral ficou uma cerveja muito boa e com certeza é uma receita que eu repetirei no futuro, agradou tanto os entendidos como também o pessoal da Skoll (com algumas ressalvas, pois houveram uns 2-3 que migraram para a Skoll no fim da noite).

Dia seguinte muito agradável, sem dor de cabeça, o que me deixa feliz pois controlei bem a temperatura da fermentação.

Primeira vez que usei o S-04 e posso dizer que gostei mais dele do que do US-05. Ele atenuou um pouco mesmo do que o US-05 que usei em outras levas, mas acho que deixou uma característica interessante na cerveja. Vale a pena.

A receita foi feita na risca e recomendo para os apreciadores de IPAs.
 
Uma noite. Esse foi o tempo de duração da minha Single Hop! Ontem fizemos um churrasco (de verdade, carne no espeto, nada de bife) para acompanhar os jogos da Copa do Brasil e Libertadores. Mais ou menos umas 12 pessoas. O postmix foi declarado morto perto das 23:30. No começo estava com dúvidas se a carbonatação estaria boa, pois foram apenas 5 dias, mas já havia regulado a pressão em 14PSI na esperança de encurtar esse tempo, e deu certo.

Foi um sucesso, pessoal levou Growlers de outras cervejas locais, garrafas, mas ficamos só na IPA Nelson mesmo.

O sabor se manteve o mesmo de quandoe xperimentei da primeira vez. A cerveja ficou com um corpo médio, uma cor muito bonita e o alcool na medida certa para uma noite de 10 graus em Curitiba. Aquele amargor adstringente desapareceu com a carbonatação e ficou muito mais suave, o sabor frutado se manteve. Consideramos a cerveja com uma drinkability média-alta.

O aroma também ficou melhor com a carbonatação, deu para sentir bem o lúpulo, realmente me impressionou. Volto atrás e acho que não aumentaria a quantidade do DH.

No geral ficou uma cerveja muito boa e com certeza é uma receita que eu repetirei no futuro, agradou tanto os entendidos como também o pessoal da Skoll (com algumas ressalvas, pois houveram uns 2-3 que migraram para a Skoll no fim da noite).

Dia seguinte muito agradável, sem dor de cabeça, o que me deixa feliz pois controlei bem a temperatura da fermentação.

Primeira vez que usei o S-04 e posso dizer que gostei mais dele do que do US-05. Ele atenuou um pouco mesmo do que o US-05 que usei em outras levas, mas acho que deixou uma característica interessante na cerveja. Vale a pena.

A receita foi feita na risca e recomendo para os apreciadores de IPAs.

E aí repetiu a receita?
O que mudou?
Queria saber suas considerações de lupulagem, pois pretendo fazer uma Barley Wine com esse lúpulo...
 

Latest posts

Back
Top