• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

2° Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasFonseca

Member
Reaction score
0
Boa noite! Sou iniciante na arte da cerveja artesanal e no fórum. Estou me preparando para a 2° Brassagem, Belgian Blonde, estou pensando em separar uns 5L da cerveja para adicionar a raspberry para ver o resultado, alguem já fez a experiencia? alguma dica? em qual momento ideal seria para eu por as frutas?

Have a nice Brew!

Isso é um assunto bem divergente. Tem gente que coloca na fervura, pós fermentação primária, na etapa de clarificação... Também é complicado de definir exatamente a quantidade a ser adicionada.

Também tenho vontade de fazer uma blonde ou wit com frutas vermelhas, porque minha namorada adora a Leffe, a Hoegaarden e as lambics com cereja / frutas vermelhas, mas acho que é uma técnica que demanda bastante estudo e objetivos claros para saber exatamente o que se quer (sabor mais ácido, azedo, mais aroma, etc.) para definir quando adicionar. Tambem, dependendo quando tu adicionar, isso vai te dar mais açucar fermentável ou risco de garrafas explosivas, então é bom saber o quanto de açucar tem a fruta que tu tá adicionando...

Eu não recomendaria fazer uma adição destas na segunda brassagem, mas se quiser, um dos melhores materiais que achei sobre isso é aqui:

http://henrikboden.blogspot.com.br/...ta.html?showComment=1285789685320_AIe9_BFZ4AO

Tem também outro tópico no fórum que falaram sobre isso...

pois é cara, infelizmente eu tive alguns problemas nessa brassagem; no dia eu comprei um fogareiro de alta pressão com mangueiras e conexões todas especificas, mas a mangueira escapava toda hora do fogareiro, fiz de tudo, apertei mais a abracadeira, cortei um pedaço da mangueira para usar uma parte "nova", coloquei duas abracadeiras, mas quando eu dava pressão nele ele escapava com um estrondo alto, em partes foi até engraçado por que os meus amigos davam cada pulo HSUHSUAH, mas infelizmente isso me fez perder muito tempo e calor, ou seja, atrasou a fervura, e fui forçado a usar o fogão de casa. E por conta desses contratempos eu decidi não investir uma grana a mais para adicionar as frutas, mas felizmente o resultado está bom até agora, ela ja está na maturação, daqui uns 5 dias eu irei engarrafar e vamos ver no que vira SUAUSHA, espero que dê tudo certo!

CHEERS!

Lucas, sinceramente, não existe muita regra para esse tipo de adição, ou seja, pesquise.. escolha uma forma, faça, veja o resultado, tente outra, etc.

No entanto, com toda a sinceridade, tu ainda tens que aprender/compreender/melhorar uma quantidade TÃO grande de coisas (já que está recém na segunda leva), tantas outras coisas que deixariam tua cerveja bem melhor (fermentação, etc), que eu não acho muito produtivo em termos de curva de aprendizado ficar usando ingredientes "complexos", quando ainda nem dominou os básicos. :)

No entanto, o importante é se divertir... ter prazer, mas se puder contemplar isso maximizando o aprendizado, melhor né!? Esse é um dos meus lemas. :)

Abraço,

Siim sim, sem dúvidas!

Estou ansioso para ver no que deu essa cerveja, mesmo com os contra tempos.
Assim que estiver carbonatada eu posto umas fotos! :tank:

Valeu pela ajuda pessoal !

Ola Lucas,
eu nunca coloquei frutas ainda, mas eu li ....

nas ultimos 5 minutos da fervura ou seja no balde da fermentacao. No segundo caso precisa seperar a cerveja do balde com a mangeira.

Boa noite!

Bom, eu não fiz a adição de frutas nessa brassagem, como o conselho do Guenther, eu vou esperar ter mais experiencia e errar menos os fatores básicos, mas ainda assim eu estou pesquisando! USHAHAU.

Hoje eu engarrafei a minha 2° Cerveja, outra Belgian Blonde Ale!

Attachments

• 10898294_774223316003219_3311886766841630603_n.jpg
    10898294_774223316003219_3311886766841630603_n.jpg
    88.1 KB
Boa noite!

Bom, eu não fiz a adição de frutas nessa brassagem, como o conselho do Guenther, eu vou esperar ter mais experiencia e errar menos os fatores básicos, mas ainda assim eu estou pesquisando! USHAHAU.

Hoje eu engarrafei a minha 2° Cerveja, outra Belgian Blonde Ale!

Ao meu ver, experiência se ganha experimentando coisas. :D

Para experimentar com segurança, separe um maturador menor, algo entre 500ml ~ 1 litro e faça dry-hop com o ingrediente desejado e anota o resultado, proporções utilizadas, etc.

Quando tiver uma segurança maior do processo, tu abandona as 'rodinhas de treino' e parte para experimentações na leva toda.

Alguém aqui no fórum costuma fazer essas experiencias com amostras tiradas para o densímetro (com tudo devidamente sanitizado, é claro), mas eu infelizmente não lembro quem é ou em que tópico está isso.

rotulei as garrafas com os rótulos que eu e o meu amigo elaboramos!

Attachments

• IMG_20150109_191636.jpg
    IMG_20150109_191636.jpg
    155.7 KB

Latest posts

Back