• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1a ESB

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ollenot

Active Member
Reaction score
3
Bom dia, montei uma receita de uma ESB.
Foi a segunda receita que monto usando o Brewers Friend.
Mas como ainda é a minha 3a brassagem, fiquei meio na dúvida no uso dos insumos para chegar no resultado de uma ESB.

Fiz essa receita me baseando no livro "Cerveja Feita em casa" e tentei adaptar para meu kit (que é de 5 litros).

Gostaria de saber, se essa receita está aplicável para uma ESB.
Obrigado.

HOME BREW RECIPE:
Title: ESB

Brew Method: All Grain
Style Name: Strong Bitter
Boil Time: 70 min
Batch Size: 5 liters (fermentor volume)
Boil Size: 9 liters
Boil Gravity: 1.030
Efficiency: 75% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.055
Final Gravity: 1.012
ABV (standard): 5.54%
IBU (tinseth): 46.93
SRM (morey): 11.57

FERMENTABLES:
1.1 kg - United Kingdom - Pale 2-Row (95.2%)
50 g - United Kingdom - Crystal 140L (4.3%)
5 g - United Kingdom - Chocolate (0.4%)

HOPS:
8 g - Challenger, Type: Pellet, AA: 8.5, Use: Boil for 70 min, IBU: 42.54
4 g - East Kent Goldings, Type: Pellet, AA: 5, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.39
3 g - Fuggles, Type: Pellet, AA: 4.5, Use: Boil for 0 min

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 65 C, Time: 60 min, Amount: 5 L
Starting Mash Thickness: 2.55 L/kg

YEAST:
Fermentis / Safale - English Ale Yeast S-04
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 75%
Flocculation: High
Optimum Temp: 12.22 - 25 C
Fermentation Temp: 25 C

A receita ta legal, se tudo der certo, vai dá ESB, porém vai estar, de acordo com esse gráfico e se os hops estiverem novos ainda, Extra Hoppy; normalmente eu miro para estar no limite do Slightly Hoppy caso eu tenha certeza que os hops estão novos ainda. Também para uma ESB, estará, com 5,5Abv, talvez um pouco leve. Eu tentaria chegar a 6% ABV com uma adição de um pouco de açucar mascavo, mas isso é gosto pessoal.

hopsgraph.jpg

Sobre os Maltes, embora eu nunca tenha usado Chocolate nessa receita, acho que é válido, porém só trocaria o Pale Ale 2-Row para o Maris Otter ou Maris Otter Blend. No fundo, são praticamente a mesma coisa, mas se você for comprar no Lamas ou Prazeres, vai ser Muntons Marris Otter e aí você pode até utilizar os arquivos que o Lamas disponibiliza com as fichas tecnicas de cada malte.

Sobre os hops, você esta usando uma grande variedade. Eu costumo usar sempre apenas 2, sendo 1 deles ou Fuggles e/ou East Kent Goldings, pois são os ingleses que mais saem e por isso, a chance de você pegar um que ainda não esteja velho é maior. Tive más experiencias com lupulos que ficaram estocados em loja por muito tempo.

Por último, te recomendo não usar o S-04. Se você quiser usar fermento seco mesmo, dê preferencia ao Nottingham ou aquele da Mangroove, o Burton. Minhas ultimas levas foram de S-04 pois o Nottingham estava em falta no mercado e senti uma imensa diferença no sabor.

No mais, boa sorte na brassagem e fico feliz que não sou o único que gosta desse estilo.

Muito obrigado pelas dicas, vou tentar aplicar elas na receita.
E depois posto o resultado.

Ainda estou esperando minha outra leva ficar pronta para começar essa. :)

Eu ainda estou aprendendo as diferenciações dos maltes, lupulos e fermentos.
As minhas duas primeiras brassagens foram estilos americanos, agora quis focar num estilo inglês, e cada vez mais me adaptar com cada ingrediente.

Cara eu abandonei fermento seco tem um tempo... então não falo por experiência própria e sim pelos relatos que vi de vários cervejeiros americanos nas minhas pesquisas, se der troca esse S-04 pelo Windsor, ele tem feedbacks bem mais positivos por lá pra esses estilos ingleses(dentre os secos).

Se quiser partir pros líquidos o London ESB da Bio4 ou da DrYeast são legais(equivalente ao wlp002, que é a cepa da Fullers).

Latest posts

Back