Primeira Cerveja - Dicas Práticas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
Leituras mínimas:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851


Bom, se você assim como eu é iniciante deve ter pesquisado um monte na internet por aí e visto mil tipos de fazer cerveja mas o mais comum é usar 3 panelas, certo?

Na minha opinião deveria começar com BIAB. Simplificar o processo.

Se o pessoal aí também puder dar mais dicas para uma primeira cerveja.

Então lá vai da maneira que eu acho mais simples:

ITENS MÍNIMOS:
- 1 caldeirão
- 1 tecido
- 1 densímetro ou refratômetro
- 1 fermentador
- 1 sanitizante (iodofor, alcool 70, pac, etc)

Como fazer:

1. compre 1 caldeirão.

Decida o tamanho: Pra fazer 20l o mais usado é uma panela de pelo menos 30l.

Decida o material: alumínio serve, inox serve.

2. Compre voil. Não precisa costurar nem nada, compre um tamanho que você dobre ao meio e cubra toda a panela;

3. instale uma torneira na panela. Isso é opcional. Se você tiver uma mangueira atóxica e souber roubar gasolina dá certo, ou força suficiente pra virar a panela não precisa nem de torneira;

4. compre um fermentador. Os baldes servem mas também pode usar uma bombona de água, dê um jeito de fechar ela. Instale uma mangueira de silicone atóxico e coloque a ponta num recipiente com algum sanitizante. Pesquise por blowoff;

5. compre um refratômetro ou densímetro. Para medir a densidade inicial e final pra saber quando terminou de atenuar;

6. moedor. Esse item hoje em dia não é obrigatório porque todas as lojas mandam com malte moído, umas cobram uma taxa outras nem cobram. Compre o primeiro malte moído pra ver como é a moagem na prática.


Pronto, agora a BRASSAGEM:

Compre um kit de insumos pronto com receita passo-a-passo, mas siga conforme abaixo:

1. arrume a bag na panela, aqueça a água até a temperatura recomendada. Quanta água? se a receita tiver mais de uma adição de água some-as. Exemplo: se ela disser pra adicionar 15l de água agora, e depois no outro processo pedir pra adicionar mais 10l de lavagem, adicione logo agora no início 25l e não faça a lavagem. Qual água usar? uma água sem cloro;

2. apague o fogo, coloque todo o malte, mexa e meça a temperatura. Mantenha a temperatura no valor da receita durante o tempo determinado. Sempre que precisar acender o fogo mexa o malte. Fogo aceso: mexa, fogo apagado: não mexa. Se a receita tiver várias temperaturas não faça, faça somente uma, a sacarificação por volta de 62-66°C, durante 90 minutos;

3. retire a bag com o bagaço do malte, ligue o fogo e parta para a fervura. Adicione os lúpulos conforme a receita nos tempos determinados;

4. depois de todo o tempo de fervura, resfrie o mosto até a temperatura ambiente ou pelo menos abaixo de 30 graus o mais rápido possível;

5. meça a densidade do mosto. Coloque a levedura no fermentador sanitizado e transfira o mosto resfriado oxigenando mesmo. Chacoalhe o fermentador com a levedura dentro se conseguir;

6. FERMENTAÇÃO: Aqui cada um tem uma receita. Eu faço assim: mantenha o fermentador na temperatura de fermentação. Meça diariamente a densidade e anote os dados. Quando estabilizar essa medição 2 dias é sinal que a atenuação está no fim. Eleve a temperatura 1 grau por dia durante 3 dias. Baixe a temperatura para 5°C durante 10 dias. Baixe a temperatura para 0°C durante 2 dias;

7. ENVASE: Meça o volume útil de cerveja que tem no fermentador. Ferva 5 minutos com água 6g de açúcar por litro de cerveja. Eu uso 5x o volume de água por grama de açúcar. 100g = 500ml. Resfrie essa solução. Adicione essa solução a um balde fermentador ou a uma outra bombona de água sanitizada e transfira sem oxigenar a cerveja pra esse balde misturando com essa solução. Depois coloque nas garrafas sem oxigenar também. Tampe as garrafas. Guarde as garrafas num local escuro. Depois de 7 dias gele uma garrafa e beba, verifique a espuma e se está boa de beber. Se não estiver deixe mais 7 dias, e assim sucessivamente.

Não sei vocês mas na minha opinião esse é o jeito mais bruto, prático e fácil de fazer uma cerveja e pra uma primeira leva está ótimo.

Os detalhes vocês vão pesquisando com tempo. Sou a favor de que cada um crie o seu próprio método, pois só assim surgirão novos métodos mais eficientes. Erros vão acontecer, mas só começando que vão entender o que é cada coisa, pois é muito difícil entender toda a teoria sem nenhuma prática.

O mais importante é utilizar somente materiais atóxicos pois a cerveja será para consumo humano, não faça como muitos aí que usam PVC, plástico, borracha e sei lá o que mais.

Sanitize os itens que entrarão em contato com o mosto/cerveja frio como fermentador, torneiras, mangueiras, garrafas, tampinhas, válvulas de enchimento, e outros que for usar.
 
Outra dica pra começar é que Saison e Witbier (e outras belgas) são cervejas que você pode optar por fazer a fermentação sem controle de temperatura (fermentar em temperatura ambiente).

Só vai precisar de um espaço numa geladeira comum pra maturação depois.
 
Back
Top