Ajuda Urgente - Nossa primeira produção está estragada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcbs

New Member
Joined
Jan 13, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Olá a todos, sou novo no fórum e me desculpem se não observar alguma regra, busco ajuda aqui de certa forma urgente, pois minha primeira produção está em plena fermentação.

Eu e mais alguns amigos resolvemos começar a produzir nossa própria cerveja. Compramos um kit na internet, e resolvemos começar com uma Belgian Blonde Ale.

Compramos insumos para produção de 20 Litros de Cerveja e 3ª feira passada demos início a produção.

Ocorre que hoje, a poucos dias do fim da fermentação, notamos que utilizamos todos os insumos que vieram no kit: (Malte Pilsen, Malte Vienna, Malte Munich, Lúpulo de amargor, Lúpulo de aroma, Açucar Cristal, Fermento para ceveja Belgian Blond Al, Priming suficiente para 20 litros de cerveja pronta), contudo, devido a questões técnicas de espaço, utilizamos somente 10 litros de água.

Ou seja, utilizamos insumos para produção de 20 litros de cerveja, mas só usamos 10 litros de água no processo.

De fato a ideia era só fazer 10 Litros de começo, contudo, não nos tocamos de diminuir pela metade os insumos a serem utilizados.

Gostaria de saber se o produto que sair dessa fermentação e pretendíamos maturar, será própria para o consumo após o término do processo, ou se podemos descartar isso e começar do zero.

Em suma, não gostaríamos de jogar fora nossa primeira produção, quais os riscos? Ainda será minimamente consumível?

Obrigado desde já qualquer ajuda!!

Informações técnicas:

OG: 1,062 – 1,075

FG: 1,008 – 1,018

IBUs: 15 – 30

EBC: 7,9 - 13,8

ABV: 6,0 – 7,5%
 
Olá a todos, sou novo no fórum e me desculpem se não observar alguma regra, busco ajuda aqui de certa forma urgente, pois minha primeira produção está em plena fermentação.

Eu e mais alguns amigos resolvemos começar a produzir nossa própria cerveja. Compramos um kit na internet, e resolvemos começar com uma Belgian Blonde Ale.

Compramos insumos para produção de 20 Litros de Cerveja e 3ª feira passada demos início a produção.

Ocorre que hoje, a poucos dias do fim da fermentação, notamos que utilizamos todos os insumos que vieram no kit: (Malte Pilsen, Malte Vienna, Malte Munich, Lúpulo de amargor, Lúpulo de aroma, Açucar Cristal, Fermento para ceveja Belgian Blond Al, Priming suficiente para 20 litros de cerveja pronta), contudo, devido a questões técnicas de espaço, utilizamos somente 10 litros de água.

Ou seja, utilizamos insumos para produção de 20 litros de cerveja, mas só usamos 10 litros de água no processo.

De fato a ideia era só fazer 10 Litros de começo, contudo, não nos tocamos de diminuir pela metade os insumos a serem utilizados.

Gostaria de saber se o produto que sair dessa fermentação e pretendíamos maturar, será própria para o consumo após o término do processo, ou se podemos descartar isso e começar do zero.

Em suma, não gostaríamos de jogar fora nossa primeira produção, quais os riscos? Ainda será minimamente consumível?

Obrigado desde já qualquer ajuda!!

Informações técnicas:

OG: 1,062 – 1,075

FG: 1,008 – 1,018

IBUs: 15 – 30

EBC: 7,9 - 13,8

ABV: 6,0 – 7,5%

Ela provavelmente vai ficar com o dobro do amargor, com o dobro de álcool e mais escura. Eu levaria o processo até o final por 2 motivos: 1. curiosidade de ver como vai ficar; 2. pena de jogar tudo fora (tempo, dinheiro e empolgação).
Mas tem o seguinte: NÃO USE TODO O AÇÚCAR PARA PRIMING QUE VEIO JUNTO!!! Senão suas garrafas vão ficar com o dobro de pressão e quase certo que vão explodir. Faça o cálculo certinho da quantidade de açúcar necessário para o volume FINAL (a ser engarrafado) de cerveja.
Leve adiante e experimente. Vai que você goste!
Sabes me dizer qual a OG que ficou? Não a da receita, a real.

Abraço!
 
Carlos, muito obrigado pela resposta.

Eu até queria jogar fora e começar tudo do zero, pois imaginava que estaria imprópria para consumo. Mas se for só a questão de sabor, certamente seguiremos em frente.

Quanto ao OG, acabei de descobrir aqui no glossário do fórum o que significa, e não, não medimos o OG.

Isso é muito grave?

Em tempo, já estamos providenciando um curso, resolvemos fazer na cara e na coragem, olhando a receita mesmo.
 
(...) notamos que utilizamos todos os insumos que vieram no kit: (...) Priming suficiente para 20 litros de cerveja pronta)[/I], (...)

Não entendi... Vocês tacaram o primming no fermentador assim que terminaram a cerveja?
 
Não entendi... Vocês tacaram o primming no fermentador assim que terminaram a cerveja?

Mark, desculpe a ignorância, mas ainda somos muito iniciantes, ainda não entendi muito bem o que seria primming

Basicamente seguimos a receita, utilizamos insumos para 20 Litros de cerveja, contudo só usamos 10 litros de água.

Algum risco de estar imprópria para consumo?
 
Os insumos eram para fazer 20 litros de cerveja e vocês fizeram para ter ao final 10 litros de cerveja ou utilizaram 10 litros de água para fazer toda a brassagem? Sabem quantos litros de mosto foi para o fermentador?

No meu ponto de vista, eu não jogaria nada fora. Essa quantidade de cerveja é fácil de engarrafar, então não custa nada experimentar. O correto é parar a fermentação quando a densidade estabilizar (FG). Porém, se vocês não tem como medir a FG, sugiro que deixem na fermentação por mais algum tempo (cerca de duas semanas ao total), pois há muito açúcar para as coitadas das leveduras fermentarem. kkkk

Podem cogitar a ideia de adicionar água (devidamente fervida e refriada ou mineral) após o termino da fermentação para alcançar os parâmetros desejados. Já lembrando que o mais correto é a correção antes da fermentação. Mas como esse caso é uma exceção mesmo, pode ser uma alternativa.

Por favor, não joguem nada fora gurizada. Se nada der certo, se não der para tomar a cerveja, pelo menos vai servir de aprendizado.

Abraços.
 
Primeiro, eu não jogaria nada fora.

Dependendo do fermento e de como ele foi startado/hidratado, pode ocorrer (bastante provável na verdade) que ele não trabalhe bem, ou seja, não consiga converter todo açúcar em álcool. Por isso, pode ser que resulte em uma cerveja mais forte e adocicada do que a receita.

Vocês mediram o OG dela?

Se sim, vocês podem medir o FG ao final e estimar a atenuação (quantidade de açucares convertidos em álcool).

Usar um software como o beersmith pode ajudar a reajustar a receita para a quantidade de mosto dentro do fermentador.

No mais, recomendo deixar pra mais tarde essas receitas com OGs elevados. Acho que o processo de aprendizagem é melhor quando se começa do mais simples, sem muitas preocupações com minucias do processo (que fazem diferença quando se faz cervejas mais fortes).
 
O que fazer? Estudar. Não adianta achar que é receita de bolo... pelo visto vocês não devem saber nem por onde começar e já começaram. Em muitas atividades isso pode dar certo, mas ler o how to brew em uma velocidade lenta deve levar sei la, uns 5 dias no máximo. Entenda os processos, porque pra fazer 10 litros de cerveja você utilizará quase 20 por exemplo.

Vai com calma que vcs chegam lá.

Sobre isso que vcs estão tentando fermentar, muito provavelmente ficará difícil de beber pois vai ficar bem mais alcoolica e muito mais lupulada do que deveria. Sem contar que o coitado do fermento vai apanhar pra fermentar. Mas leiam em como conduzir isso, estude pelo menos o básico pra não apanharem tanto assim.

Boas cervejas no futuro!
 
De fato vocês se precipitaram ao fazer cerveja, mas se tiver boa vontade de ler esse fórum de cabo a rabo e o how to brew não precisa de curso nenhum para fazer cerveja boa.
Todas as outras etapas foram cumpridas da maneira certa? Mosturação a quantos graus? No link que você passou não tem as quantidades de cada malte e cada lupulo, senão poderíamos jogar aqui no Beersmith pra ver o que vai sair. Mas no pior dos casos serve de aprendizado.


Abraços
 
Bem, se a receita original de 20l já daria uma OG alta (1.075), a de vocês com metade da água deve ter dado muito maior. Dependendo da levedura ela não vai conseguir atenuar tudo nem sobreviver a todo o álcool que será produzido.

Mediram a densidade antes de fermentar ?
 
Olá, quantos litros de mosto vocês levaram para o fermentador?
A Fermentação já terminou? ou ainda continua baixando a gravidade, ainda sai bolhas pelo air lock?

Se vocês fizeram tudo certo, é provável que o fermento não vá fermentar todos os açucares e isso pode dar problema na garrafa depois (explosão)
 
Não jogue nada fora, vai sair cerveja e boa (confie nisso). Enquanto ao dobro de tudo, ela provavelmente não vai ficar amarga até porque a relação de (dulçor vs amargor) og/ibu estará proporcionalmente igual.

Abs

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Você usou o pote de priming (açúcar invertido) na Mostura?


Eu fiz algo parecido que vc. Eu comprei. Meu equipamento com eles, e dois kits de insumos. Me decepcionei pq o kit da brew head shop não é um passo a passo pra quem está aprendendo, embora diga lá que é um kit de produção para iniciantes. Ele parte do princípio que vc já conhece e sabe o que fazer durante o processo. Por sorte Eu já tinha visto MUITOS vídeos no YouTube e acompanhado uma galera aqui no fórum.

Antes de fazer a próxima levo, recomendo vc tirar aí umas 2 ou 3 semanas e assistir esses vídeos loucamente, sejam eles tutoriais ou vídeos do pessoal preparando a cerveja, ajuda bastante.

Eu ainda não li o How to brew, Pretendo ler em breve, mas essa de assistir o vídeo já vai te preparar pra peli menos saber pra onde ir.

Como o pessoal disse, não jogue nada fora, na minha primeira leva eu matei as leveduras e o mosto não fermentou por completo, resultado? Cerveja, doce, quase nada de espuma, mas virou cerveja.


Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Mark, desculpe a ignorância, mas ainda somos muito iniciantes, ainda não entendi muito bem o que seria primming

Basicamente seguimos a receita, utilizamos insumos para 20 Litros de cerveja, contudo só usamos 10 litros de água.

Algum risco de estar imprópria para consumo?

Desculpa a demora. O pote do primming, você só deve adicionar à cerveja após terminar a fermentação, na etapa de engarrafamento.

A cerveja, como já disseram, não estará estragada, pelo contrário. Tem água, malte, lupulo, levedura... Se você brassou minimamente direito, não matou todas as leveduras, não contaminou... É uma cerveja! Só não sairá a receita que vocês compraram.

Leia sobre o primming porque você terá que fazer essa etapa na hora de engarrafar.

Como disseram, no Youtube tem vários links ensinando as etapas. Em poucas horas, vocês terão uma boa ideia de como funcionam as etapas.

E não precisa se preocupar com "somos muito iniciantes". Todo mundo aqui já foi ou é... Eu mesmo agora que estou indo para a quarta cerveja. Por isso que quando li seu texto reparei que você talvez tivesse colocado o primming na sua brassagem, pois um dos colegas que tava fazendo comigo na primeira cerveja me perguntou se era para colocar. Portanto, é comum essa dúvida.
 
Não sei se eu tentaria salvar essa leva. Se usaram 10 litros de água, é provável que tenha produzido 5 litros de cerveja, talvez até menos, e com insumos pra 20 litros...

Acima falaram da forma como "startaram" o fermento, mas o amigo não deve ter feito isso então a eficiência na fermentação deve ficar bem baixa e isso compromete o engarrafamento, não se sabe quanto de açúcar não fermentado vai para as garrafas e isso pode causar acidente...

Então, pelo gosto que dificilmente vai ficar bom e pelo risco do priming, eu não dedicaria tempo e energia a essa leva. Acho que vale mais a pena dar uma estudada no processo e tentar novamente. O principal é não desanimar, todo mundo comete erros no começo, o mais importante é estudar bastante.
 
vejo o mesmo ponto que o @cerveja73, se o volume tá baixo vai dar mais dor de cabeça que prazer essa....
 
Mais uma sugestão então!
Hhuhauahuaha.
Já que tá meio zoada essa cerveja, experimenta ela antes de engarrafar.
Pega uma amostra e mistura com água fervida e fria.
Se agradar, utilize a mesma proporção de água no fermentador e manda pra garrafa!
Já tem densímetro?
 

Latest posts

Back
Top