Witbier: usar ou não whirfloc?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasFonseca

Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
12
Reaction score
0
Boa noite Brewers,

Estou planejando a minha 3° Brassagem, escolhi uma witbier, e estou atras de alguns métodos para facilitar e melhorar as minhas cervejas:
Posso usar um Grain Bag para brassar 20L? isso trará alguma mudança nas minhas cervejas?
Posso usar a pastilha de whirfloc numa witbier?

CHEERS! :tank:
 
Já vi nego que fez BIAB de 50l... Usava roldanas e cordas pra erguer a bag! Vc sabendo sua eficiência e ajustando quantidade de grãos pra isso não tem problema.

Quanto ao whirfloc não sei te dizer pois não uso.
 
Pode usar whirfloc, mas não faz muito sentido para uma Wit, já que a turbidez é uma de suas características tradicionais.
 
Fiz ontem minha segunda brassagem e foi uma wit. Por enquanto estou nas panelas para levas de 20L e colherão de plástico mexido no braço. Acho que tem muita coisa para aprender antes de automatizar etapas.

Por enquanto só mudei para um fogão de duas bocas de baixa pressão. Funcionou que foi uma beleza.
 
Boa noite Brewers,

Estou planejando a minha 3° Brassagem, escolhi uma witbier, e estou atras de alguns métodos para facilitar e melhorar as minhas cervejas:
Posso usar um Grain Bag para brassar 20L? isso trará alguma mudança nas minhas cervejas?
Posso usar a pastilha de whirfloc numa witbier?

CHEERS! :tank:
Lucas, procure usar títulos mais específicos para suas postagens, algo como "Dúvida sobre Grain Bag e whirlfloc para uma Wit", assim quem está olhando as postagens consegue saber exatamente se vale a pena ler a postagem ou não.

Abraço,
 
Boa noite!

Raisoshi: Então estou curioso com o BIAB pois fica MUITO mais fácil pra limpar a panela depois da mosturação;

Paulo: pois é, foi o que eu pensei, mas tira apenas as características visuais ou outras também?

Guenther: entendi, obrigado pela dica!

Estou pensando também em fazer uma remessa de 40L, porém eu tenho equipamento para 20L apenas, eu posso fazer dois processos até a parte do resfriamento e misturar as duas e por para fermentar num fermentador de 40L?

CHEERS!
 
Boa noite!

Raisoshi: Então estou curioso com o BIAB pois fica MUITO mais fácil pra limpar a panela depois da mosturação;

Paulo: pois é, foi o que eu pensei, mas tira apenas as características visuais ou outras também?

Guenther: entendi, obrigado pela dica!

Estou pensando também em fazer uma remessa de 40L, porém eu tenho equipamento para 20L apenas, eu posso fazer dois processos até a parte do resfriamento e misturar as duas e por para fermentar num fermentador de 40L?

CHEERS!

É possível fazer, apenas vai dar o dobro do trabalho... só procuraria fazer uma em sequencia da outra, pra que a primeira não ficasse esperando muito no fermentador.

A respeito do BIAB, não que essa seja a definição de "brew in a bag", mas o sistema normal consiste em uma única panela, normalmente sem lavagem. Então eu sugiro que pesquise bem a respeito dos equipamentos pra vc decidir o melhor pra vc entre praticidade/eficiencia/custos/etc... Se for só pela praticidade de retirar os grãos, poucas coisas impedem que vc use um saco de pano em outros tipos de sistema tradicionalmente não-BIAB.

O whirfloc eu acho dispensável em cervejas tradicionalmente turvas, porém acredito que não mudaria outras características.

Abraço
 
Cara, se voce quiser ela mais limpa manda o whirfloc...
Eu usei nas minhas witbier, deixa a breja menos turva e enche menos a breja quando bebe.
 
Eu usei whirfloc na minha Witbier (que ainda está no maturador), sempre uso em todos os estilos, QUANDO LEMBRO.
Se usar, beleza. Se não usar, beleza também. Uso para diminuir o "excesso" de turbidez - o que não a descaracterizará
 

Latest posts

Back
Top