• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Legal, parabéns pelo capricho!

Vi há um tempo em outro tópico o percentual de área que deveria ser furado, não estou encontrando agora, mas estou achando que tem pouco furo aí...

Lembra de anotar a OG pré fervura pra gente ter uma ideia da eficiência :)
 
^ Olá Valvert,

Estou pesquisando refratometro para comprar, mas tenho percebido que alguns tem dupla escala e outros não. Ainda estou meio confuso com isso, saberia algum com preço bom para indicar?

Caso a área não seja suficiente para uma boa eficiência, ainda tem a opção de furar o cesto na parede lateral.

Em relação a vazão ficou muito bom, o balde cheio se esvazia em menos de 5 segundos no teste que fiz com água.

Aproveitando o tópico, hoje chegou a torneira italiana para minha velha chopeira a gelo. Agora é esperar o post mix chegar.

2014-10-08151309_zpsa3fccb79.jpg
 
Alexandre, você não acha que seria possível intercalar mais furos? Claro que vale a pena testar assim antes pra ver a diferença. Você pretende recircular?

Quanto ao refratometro não vou conseguir te ajudar muito, até onde eu sei mais de uma escala só serve pra não precisar converter. Mas como pra FG você vai precisar corrigir a medida de qualquer forma, por causa do álcool, acho que se a dupla escala interferir no preço não vale a pena.
 
Valtert, daria para adicionar mais furos no centros :: talvez re-circule nas futuras brassagens, na primeira quero fazer o mais simples possível no fogão. Até agora estou só na teoria.

Comprei o refratômetro com escala brix de 0-32% / SG 1.000 - 1.130

Caso a quantidade de furos cause baixa eficiência, estou pensando em adicionar um pouco de rapadura na brassagem para garantir o teor alcoólico. rsss

Vou começar a estudar estes esquemas de medição/correção, quero estar preparado para não perder líquido sagrado, logo na primeira leva.
 
Pessoal, estou querendo fazer um cesto para segregar o lúpulo na panela de fervura. Eu vi nos sites americanos (hop strainer) e queria construir um. A pergunta é onde encontrar tela de 300 micrometro para essa construção em inox.

Sds

Fabiano da Mata
 
Ta ai a panela cervejeira finalizada, próximo passo agora é a bazuca.

2014-10-07125738_zps6a7268b9.jpg

2014-10-07132904_zps310cd743.jpg

2014-10-07150042_zps43a069f2.jpg

Ficou com rebarbas nos furos? E fiz uma série de furos em um disco de pizza e ficou cheio de rabarbas. Não sei se foi por causa da espessura da chapa de aluminio da forma de pizza.
 
Ficou com rebarbas nos furos? E fiz uma série de furos em um disco de pizza e ficou cheio de rabarbas. Não sei se foi por causa da espessura da chapa de aluminio da forma de pizza.

Alguns furos ficaram com rebarbas e outros não, desde o dia que postei essas fotos, não mexi mais nas panelas. De repente, passando a broca no sentido inverso dê para retirar as rebarbas... Ainda não fiz este teste...

No momento, ando só comprando o restante do equipamento e tomando cerveja. Espero em breve fazer minha primeira leva.

Abraço. :mug:
 
@alexandrelopes pra tirar as rebarbas você pode usar um rebolo do tipo ponta montada cônico, conhecido como "pirulito" ou "boneca". Tem de vários formatos e tamanhos...
produto389-443.jpg
 
existe um tipo de punção para fazer furos que não deixa rebarbas, eu fiz os furos no meu fundo falso de inox com ele, não fica rebarba alguma, só ir em algum lugar que trabalha com inox que eles devem ter, tá ficando legal o projeto:)
 
Pena que fiquei sabendo tarde demais... desisti de marcar os furos pra broca não escorregar e os furos começaram a ficar todos desalinhados haha :(
 
Ficou show essa panela....mas pra que bazuca ?!?!?!?!?!?

Também achei que ficou muito bom!!

Mas não entendi a necessidade da bazuca, afinal, o cesto tem que filtrar para o malte não queimar na resistência.

Estou montando um projeto bem parecido, espero que dê certo assim como o seu.
 
Continuando a história...

Hoje aproveitei o horário do almoço para comprar panelas, fui até uma loja da fábrica que tem um grande show room em uma cidade vizinha, e fui ver as opções.

Tinha a litragem inicial que queria (50/60L) mas tudo rasas.

O único jogo que consegui encaixar legal, foi a combinação de 36L + 25L, espero conseguir fazer levas de 20L com este equipamento, caso não der, me contento com levas de 10L.

Vou passar o final de semana fazendo no fundo da panela de 25L, e precisa da ajuda dos mais experientes agora.

Qual a melhor medida do furo fazer? 2mm, 2,5mm ou 3mm?

Se alguém puder me ajudar nessa, agradeço.

Esta semana já comprei 1 frigobar 80L, e as panelas. Espero para os próximos dias comprar o restante dos equipamentos.

2014-10-03140122_zpse1b87872.jpg

2014-10-03140205_zps365c7751.jpg

2014-10-03140252_zpsd40a698d.jpg

Alexandre, estou querendo algo semelhante ao que você fez, fiquei em dúvida se você tentou a 38 com a 36 antes, ou só a 34 que coube. Nas fotos que vejo dessas panelas sempre estão uma dentro da outra, na ordem. A que eu queria na verdade é a 26 e a 28 (para levas de 10 litros), e na descrição a diferença de uma para outra é de 2cm de diâmetro. Não seria suficiente?
 
Alexandre, estou querendo algo semelhante ao que você fez, fiquei em dúvida se você tentou a 38 com a 36 antes, ou só a 34 que coube. Nas fotos que vejo dessas panelas sempre estão uma dentro da outra, na ordem. A que eu queria na verdade é a 26 e a 28 (para levas de 10 litros), e na descrição a diferença de uma para outra é de 2cm de diâmetro. Não seria suficiente?

Eu estou com uma 34 e uma 32 e sim, cabe. Só que o rebite do cabo da panela interna raspa na externa. Então acho que vai depender de panela pra panela, como o cabo é preso etc...
 
Olá, pessoal.

Espero que esteja tudo tranquilo com vocês, andei sumido do fórum porque neste mesmo período das postagens estava construindo minha casa, paralelo a construção, entrei na onda de tentar fazer a funilaria de um carro antigo por conta própria, e lá se vai longos meses....

De 2014 pra cá, tomei muita cerveja, mas fazer a minha que é bom, neca de pitibiriba. rsss

Domingo passado terminei minha panela, já realizei dois testes (domingo/segunda) para ter certeza que nada dará errado na brassagem.

Os dados técnicos da panela é o seguinte:

* Panela 36 litros
* Resistência 220v 2500w
* Controlador tic 17
* Fiação 2,5mm
* Tomada 20A

Teste realizado com 30 litros de água e panela parcialmente tampada:

Elevar a temperatura da agua ambiente a 68 graus:

23 a 68 = 40 minutos cravado

Tempo diferencial ajustado no tic (8 graus) para religamento, a ideia aqui é aproveitar a eficiência térmica da água e assim economizar energia, já que a conversão de amido em açúcar pode ser feita nessa faixa de temperatura.

68 a 60 = 1:17 (uma hora e dezessete minutos para perder 8 graus)

60 a 68 = 8 minutos (religamento da resistência)

Elevar de 68 a 78

68 a 78 = 10 minutos

Elevar de 78 a 94.1 (fervura)

78 a 94.1 = 18 minutos

Só lembrando que a questão da fervura depende de região para região, já que pressão atmosférica varia de acordo com cada localidade.

Comprei uma broca 2.3mm, vou dar um grau no cesto de grãos essa semana e posto mais fotos.

Qualquer dúvida estou as ordens. :tank:
 

Attachments

  • Panela pronta.jpg
    Panela pronta.jpg
    112.7 KB
  • Resistencia.jpg
    Resistencia.jpg
    191.3 KB
  • Fervura.jpg
    Fervura.jpg
    118.8 KB
  • Fervura 1.jpg
    Fervura 1.jpg
    131 KB
Opa blz!

@alexandrelopes só da uma verificada porque deve ter um erro ainda alto no teu termopar, pois 94,1 °C de ebulição só se tu estiver em uma altitude bem maior que a da tua cidade. Em São Jose do Rio Preto deveria estar próximo de 98°C. Na fervura isso não tem influencia, mas quando tu setar as temperaturas de mostura pode ser importante este erro.

Guilherme
 
^ Opa, tudo fmz Guilherme.

Isso me deixou com a puga atrás da orelha, e como não tinha nenhum termômetro para aferir a temperatura, fui atrás de formulas para calcular a temperatura de ebulição pela variação da altitude, a 489 metros de altitude (rio preto), arredondando para 500m dava 97 graus.

O estranho é que se tirar a tampa e cair para 93 graus a temperatura, já para de agitar a água.

Desconfiei que talvez os 94.1 poderia ser devido o limite da potencia da resistência 2500w para ferver os 30 litros do teste. Pensando aqui com meus miolos, deveria ter usado uns 23 litros para o teste de fervura.

Assim que comprar um termômetro, realizo um novo teste para comparar as temperaturas e aferir o equipamento para não ter problemas na mostura.

Abraço
 
Não sei se vai ajudar alguém ainda... Mas vale a dica:

Comprei em setembro do ano passado um disco de 28cm de diâmetro, 1,2mm de espessura, em inox, com furos de 2,4mm de diâmetro, espaçados 5mm, da "Metaltec do Brasil", por R$ 68,00.. mais o frete.. Eles ficam em São José do Rio Preto..

A minha ideia era utilizar esse disco no fundo da panela menor.. do sistema BIAB.. Ia fazer um furão no fundo desta panela, de 25cm de diâmetro, e colocar esse disco lá... Pra limpeza ia ajudar muito..

Acabei utilizando o disco num sistema "normal" (não BIAB), como fundo falso.. apoiado sobre uma foma de pizza com furo de 25cm de diâmetro...
 
Rafael, obrigado pela dica.

Não conhecia a metaltec, assim que começar o projeto da panela de 50 litros, vou fazer fazer uma visita lá para garimpar material para construção.

----------------
Dando o desfecho final na conclusão da panela...

Peguei agora das 17 as 19 hrs para terminar o cesto de grãos, fiz furos na lateral com broca 2.3mm e em baixo mantive 2mm.

Imprimi o papel quadriculado a partir desse site: http://www.printfreegraphpaper.com, colei na panela, e comecei a terapia de cadeieiro. rsss

O serviço foi bem rápido, até pensei em fazer mais furos, mas devido ao horário larguei mão e deixei assim mesmo. Quando fazer em inox, ai passo o dia furando o cesto. rsss

Vou ficando por aqui, qualquer dúvida ou sugestão é só falar.

:tank:
 

Attachments

  • panela pronta.jpg
    panela pronta.jpg
    272.6 KB
^ Opa, tudo fmz Guilherme.

Isso me deixou com a puga atrás da orelha, e como não tinha nenhum termômetro para aferir a temperatura, fui atrás de formulas para calcular a temperatura de ebulição pela variação da altitude, a 489 metros de altitude (rio preto), arredondando para 500m dava 97 graus.

O estranho é que se tirar a tampa e cair para 93 graus a temperatura, já para de agitar a água.

Desconfiei que talvez os 94.1 poderia ser devido o limite da potencia da resistência 2500w para ferver os 30 litros do teste. Pensando aqui com meus miolos, deveria ter usado uns 23 litros para o teste de fervura.

Assim que comprar um termômetro, realizo um novo teste para comparar as temperaturas e aferir o equipamento para não ter problemas na mostura.

Abraço

Alexandre tudo certo!

No meu calculo, nesta altitude seria em torno de 98,0 °C. Tenta fazer esta aferição, depois conta aqui pra gente.

Abraço,

Guilherme
 
Quais as medidas das panelas que você usou? 40 e 36?
Ficou com rebarba os furos dentro das panelas? Ficou bem legal. Qual método de sparge que está usando? Chuveirinho ou está deixando a mangueira solta em cima da gama de malte?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
Coloca mais fotos aí desse sistema. Achei bem interessante. Curti mesmo!

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
 
Quais as medidas das panelas que você usou? 40 e 36?
Ficou com rebarba os furos dentro das panelas? Ficou bem legal. Qual método de sparge que está usando? Chuveirinho ou está deixando a mangueira solta em cima da gama de malte?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
Coloca mais fotos aí desse sistema. Achei bem interessante. Curti mesmo!

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

Opa, td tranquilo Wagner.

Demorei um pouco para postar, porque queria já colocar as informações de uma só vez.

Vamos lá:

1- A panela interna (cesto de grãos) é 25 litros, furos do fundo 2mm e furos laterais 2,3 mm. A panela externa 36 litros.

2 - As rebarbas foram tiradas com escova de metal, que é geralmente usada em funilaria/serralheria, e lixado com lixa metal 180 até retirar todas as rebarbas. Um teste para saber se o acabamento ficou 100% é lavar com buchinha amarela/verde e passar o pano de prato, se não enroscar nada nos buracos ficou bom.

3 - A lavagem/recirculação dos grãos irei fazer com caneca de vidro e forma de pizza com hastes, para ficar bem fácil e simples de fazer. Não confio em fazer recirculação de algo que vou beber, com bomba de maquina de lavar louça ou aquecedor solar. No dia que tiver uma de inox, ai sim faço a recirculação na bomba.

Segue as fotos:
 

Attachments

  • Panelas 36 e 25.jpg
    Panelas 36 e 25.jpg
    71.6 KB
  • medidas 1.jpg
    medidas 1.jpg
    147.5 KB
  • Medidas 2.jpg
    Medidas 2.jpg
    165.4 KB
  • frontal.jpg
    frontal.jpg
    455.3 KB
  • resistencia.jpg
    resistencia.jpg
    430.5 KB
Cesto de grãos com panela de 25 litros
 

Attachments

  • fundo 0.jpg
    fundo 0.jpg
    101.4 KB
  • fundo 1.jpg
    fundo 1.jpg
    588.6 KB
  • fundo 2.jpg
    fundo 2.jpg
    598.5 KB
  • cesto de grãos.jpg
    cesto de grãos.jpg
    148.7 KB
  • cesto de grãos 2.jpg
    cesto de grãos 2.jpg
    272.6 KB
Ola.

Parabéns pelo capricho. Estou mudando o meu sistema de bazuca pra esse de cesto. Como ficou a eficiencia? Os furos na lateral não acabam facilitando à água da lavagem escapar sem efetivamente passar pelos grãos? que acham?
 

Latest posts

Back
Top