Uso do liqüidificador para moer os grãos.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
63
Reaction score
24
Boa tarde.
Utilizo o sistema BIAB e nao tenho moedor. Sempre compro malte moído. Utilizando o liqüidificador para quebrar o grão teria algum problema..... Moagem fina nao seria problema para a filtragem, mas para a eficiência e extração de açucares teria algum problema???
Obrigado.
Anderson
 
Anderson,

Nunca usei liquidificador, mas pelo que li a moagem fica ruim, perde-se eficiência e dá muito mais trabalho.

Só faria se estivesse sem alternativa...

Abraço!
 
Anderson, acho que nao vale a pena... um moedor é tao baratinho...

te vendo o meu de disco(usado em 4 brassagens)

90 pila + frete
 
Teoria Mode: [ON]

Pelo que eu li não fica bom no liquidificador porque ele tritura os grãos de uma uma forma que o malte parece uma farinha, isso traz algumas complicações como o provável entupimento do equipamento e na filtragem do mosto.
 
Anderson, acho que nao vale a pena... um moedor é tao baratinho...

te vendo o meu de disco(usado em 4 brassagens)

90 pila + frete

quanto vai fica esse frete até o cep 85805-050? é de disco simples ou duplo? dá pra fazer farinha de malte depois da brassagem (pra fazer pão de malte =D )?
 
Anos atrás,
na minha primeira brassagem utilizei um liquidificador.
Resultado: farinha e um liquidificador queimado!
kkkkkkkkkkkkk
Na real a farinha favorece a exposição do amido, melhorando a eficiência. Por outro lado, a mesma farinha entope tudo!
Melhor investir num moedor, se queimar o liquidificador a conta vai sair mais cara.
 
eu vou fazer um teste.. moer os grãos no liquidificador!!
Mas vou fazer um pão... hhehehhehehehe

Só de moer fino demais no moedor de grãos eu já entupi tudo.. liquidificador deve ser foda!
 
Minha primeira brassagem a quase 9 anos atrás foi usando um liqüidificador. Ao contrário do Luis Otávio, não queimou nada, só tive um problema de eficiência pois os grãos ficaram muito mal moídos. Pra moer no liqüidificador é bom por um pouco de água senão os grãos ficam pulando lá dentro.

Outro problema foi a sujeira: passei umas 2 semanas achando malte moído em casa ehehehe.

Mas pelo que eu me lembre, a cerveja até que ficou razoável.
 
Ok, pra trigo, certo?

Como ele não tem casca, não tem problema fazer assim.

Abraço

Pois é... Eu estava pensando em malte de cevada e não de trigo.
Se não for pelas questões de entupimento, pois não uso filtro bazooka,
acho que não terei tantos problemas assim.

Será?
 
Pois é... Eu estava pensando em malte de cevada e não de trigo.
Se não for pelas questões de entupimento, pois não uso filtro bazooka,
acho que não terei tantos problemas assim.

Será?

Cara, acho que teria sim, em qualquer tipo de filtro...

É possivel ter uma extração de taninos dessas cascas aí se a mostura for prolongada também...

Se vc puder esperar talvez seu moedor chegar, melhor... mas se quiser fazer mesmo assim, manda ver...

Abraço
 
Creio que você terá problemas de filtração e adstringência por detonar a casca no liquidificador
 
Cara, acho que teria sim, em qualquer tipo de filtro...

É possivel ter uma extração de taninos dessas cascas aí se a mostura for prolongada também...

Se vc puder esperar talvez seu moedor chegar, melhor... mas se quiser fazer mesmo assim, manda ver...

Abraço

Pois é... Os maltes base já estavam moídos conforme, mas os caramelos e tostados não. Então foram poucas quantidades "trituradas" no liquidificador. Realmente a moagem dá uma uniformidade bem melhor mas neste caso não chegou a afetar o OG. Por fim meu problema foi outro, houve muita perda após a fervura, e acho que errei ao completar com água! O OG caiu de 1.045 para 1.035. Muito obrigado pelas dicas.
 
Pois é... Os maltes base já estavam moídos conforme, mas os caramelos e tostados não. Então foram poucas quantidades "trituradas" no liquidificador. Realmente a moagem dá uma uniformidade bem melhor mas neste caso não chegou a afetar o OG. Por fim meu problema foi outro, houve muita perda após a fervura, e acho que errei ao completar com água! O OG caiu de 1.045 para 1.035. Muito obrigado pelas dicas.

OK. Então não deverá ter grandes problemas se a quantidade foi pequenas.

Abraço
 
Bom dia galera,

vou postar um foto do meu resultado. Eu faço sempre com o Liquificador Thermomix.
Cada vez 250 gr...para 4 a 7 segundos com velocidade 6 a 7. Malte de cara e mais rapido do que Pilsener ou munich.
Os partes mais fino ...do trigo tambem exist, fica em baixo, não para ver na foto.


Abraço
 

Attachments

  • IMG_0783.JPG
    IMG_0783.JPG
    657.9 KB · Views: 233
Pra moer uma quantidade pequena de maltes eu até entendo, mas pra toda porção pra uma leva, não vejo sentido. Um moedor de discos custa uns R$100,00... é menos que o valor de insumos pra uma leva de 20 litros, e é um dos equipamentos que mais definem alguns parâmetros importantes do processo. Por exemplo eficiência e drenabilidade do mosto.

Não me refiro à importancia da eficiência aqui como forma de obter o máximo possível, mas sim em manter ela constante. Como vai fazer isso com liquidificador? Se dependeria nele da velocidade usada, tempo ligado, quantidade colocada no copo, etc...

Comprem um moedor e sejam felizes acertando as OGs pretendidas.

Abraço
 
Pra moer uma quantidade pequena de maltes eu até entendo, mas pra toda porção pra uma leva, não vejo sentido. Um moedor de discos custa uns R$100,00... é menos que o valor de insumos pra uma leva de 20 litros, e é um dos equipamentos que mais definem alguns parâmetros importantes do processo. Por exemplo eficiência e drenabilidade do mosto.

Não me refiro à importancia da eficiência aqui como forma de obter o máximo possível, mas sim em manter ela constante. Como vai fazer isso com liquidificador? Se dependeria nele da velocidade usada, tempo ligado, quantidade colocada no copo, etc...

Comprem um moedor e sejam felizes acertando as OGs pretendidas.

Abraço

Bom dia Thiago,

eu faço brassagem ate 120 litros e faz sempre da mesma forma. Nunca tinha um moedor e porisso eu não posso fazer uma comparaçao respeito do tempo.
Por cada 10 kg de malte eu preciso mais ou menus 30 minutos com duas pessoas.
Um que liga o liquificador, o outro que faz com perneira e retornar do parte.

Acho que não funciona com cada tipo de liquificador.

Abraço
 
Bom dia Thiago,

eu faço brassagem ate 120 litros e faz sempre da mesma forma. Nunca tinha um moedor e porisso eu não posso fazer uma comparaçao respeito do tempo.
Por cada 10 kg de malte eu preciso mais ou menus 30 minutos com duas pessoas.
Um que liga o liquificador, o outro que faz com perneira e retornar do parte.

Acho que não funciona com cada tipo de liquificador.

Abraço

Bom dia!

120 litros é bastante coisa... vc não acha que ganharia bastante em praticidade e consistência (repetibilidade) com um gasto razoavelmente pequeno, utilizando um moedor de discos?

Afinal vc deve moer aí uns 30 quilos por leva... 250g por vez é tirar e botar malte 120 vezes no liquidificador... :cross:

Abraço
 
Olá @Tiago

claro....no inicio tinha um moedor na minha lista de compras. Acho quem encontrar um bom fica bem melhor para os resultados.
Aqui na regiao nordeste, na epoca, simplesmente não achei um com qualidade e comecei com meu liquificador.
Depois algumas brassagems, com experiençia o resultado fui aceitavel(foto) e eu nao buscei mais para um bom moedor.
Para uma brassagem de 120 litros preciso de 25 kilo de malte.
O tempo de tratamento com liquificador e perneira, com duas pessoas fica na feixa de uma hora e meia. Nao sei se um moedor com mao está mais rapido, com motor tenho certeza, sim.
Tambem, mais uma vez, não todo tipo de liquificador faz um resultado aceitavel.

Otimo imagem do resultado sera:
Sem grau completo
Pouco grau metade
Casca sem trigo colado
Não mais que 30 a 40% peças grossas

Voce ou alguem outro pode indicar um bom moedor? Para comendar via Internet?

Abraço
 
Olá @Tiago

claro....no inicio tinha um moedor na minha lista de compras. Acho quem encontrar um bom fica bem melhor para os resultados.
Aqui na regiao nordeste, na epoca, simplesmente não achei um com qualidade e comecei com meu liquificador.
Depois algumas brassagems, com experiençia o resultado fui aceitavel(foto) e eu nao buscei mais para um bom moedor.
Para uma brassagem de 120 litros preciso de 25 kilo de malte.
O tempo de tratamento com liquificador e perneira, com duas pessoas fica na feixa de uma hora e meia. Nao sei se um moedor com mao está mais rapido, com motor tenho certeza, sim.
Tambem, mais uma vez, não todo tipo de liquificador faz um resultado aceitavel.

Otimo imagem do resultado sera:
Sem grau completo
Pouco grau metade
Casca sem trigo colado
Não mais que 30 a 40% peças grossas

Voce ou alguem outro pode indicar um bom moedor? Para comendar via Internet?

Abraço

Realmente, moendo a mão levaria bem mais tempo e ficaria com dor no braço.
Se vc está tendo bons resultados da forma como está fazendo, ótimo! não teria necessidade de trocar.

De fato tem moedores de várias qualidades. Eu me contento com um de discos, daqueles Guzzo, hoje está R$149,00 na WE, mas esse tipo de coisa se encontra em algumas ferragens locais ou lojas que vendem equipamentos para cozinha industrial também... deve ter esse tipo de loja por aí, imagino... Se vc quiser algo de ótima qualidade como um moedor de rolos, acredito que só pela internet, aí o preço realmente é bem maior.

Abraço
 
sempre é opção adaptar uma furadeira em qualquer tipo de moedor, tanto de discos, quanto de rolos...
 
Back
Top