• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Teste do Iodo e OG baixo

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

antonio_sousa

New Member
Reaction score
0
Salve Salve rapaziada cervejeira!

Ontem eu fiz a minha quarta brassagem e tive um problema que acho que os mais experientes já passaram por isso.

Fiz uma APA com 3 rampas:

1) 30' a 50°
2) 30' a 68°

Depois dessas duas etapas fiz o teste do iodo e deu positivo. Deixei o mosto a 68° por mais 30 min e mesmo assim deu positivo. Como já tinha passado 1h 30min de brassagem resolvi dar continuidade ao processo.

Quando fui medir a OG através do refratometro tive outra surpresa, ficou totalmente fora da receita (OG de 1.037).

Pessoal, alguém pode me ajudar como eu posso proceder quando acontecer isso novamente, ou mesmo o que eu estou fazendo de errado?

Desde já agradeço a atenção de todos vocês!

Antonio Sousa

Qual o motivo para começar em 50ºC? Não é uma rampa necessária para uma APA (que provavelmente não tem cereais com excesso de proteínas longas e beta-glucanos).

Nessa temperatura não tem beta nem alfa amilase trabalhando, ou seja, não existe conversão de amido. Esses 30' não entram na conta do tempo de conversão.

Sugiro que leia os tópicos fixos do forum, vão te ajudar bastante.

Cara, já aconteceu comigo, mas foi por causa da moagem dos grãos ter ficado ruim. Mas no seu caso o teste do amido ta indicando que ainda tem açúcar, certo? Numa de desespero, eu adicionaria mais malte bem moído, pra ver se aumenta a quantidade de enzima. Porém, se a Leitura do refratometro estiver certa, ainda assim a cerva deve ficar boa. Já fiz umas duas com OG menor que o esperado e ficaram boas. Depois diz ai o que que deu, pra trocar experiência.

Cara, sabe qual a melhor maneira de resolver esse problema? Mosturação de 90 minutos.

Se está fazendo cervejas básicas onde você não quer um "corpo" específico (mais pesada ou mais leve), e não use muitos grãos não malteados, faça uma infusão só de maneira que a temperatura da água com os grãos fique entre 67-68 graus, tampe a panela e deixa por 90 minutos, não precisa mexer.

É garantido.

Qual o motivo para começar em 50ºC? Não é uma rampa necessária para uma APA (que provavelmente não tem cereais com excesso de proteínas longas e beta-glucanos).

Nessa temperatura não tem beta nem alfa amilase trabalhando, ou seja, não existe conversão de amido. Esses 30' não entram na conta do tempo de conversão.

Sugiro que leia os tópicos fixos do forum, vão te ajudar bastante.
Nenhum motivo especifico. Somente quis testar fazer 3 rampas.

Obrigado pelo suporte!

Back