• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Temperatura ambiente x Controlador em modo aquecimento

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Reaction score
6
Pessoal,

Moro no RS e nessa época do ano a temperatura tem muita variação, em um dia a temperatura ambiente é de 30º e no outro é de 5º (exagerei um pouco). Pois bem, minha dúvida é:

A partir de quantos graus de temperatura ambiente é necessário utilizar o controlador de temperatura no modo aquecimento, supondo que irei brassar uma Ale e que o SP do TIC estará regulado para 18º inicialmente?

Pretendo realizar uma brassagem no próximo sábado (25/04) e nessa semana a previsão é que a temperatura caia aqui no RS.

Para realizar o aquecimento, utilizarei uma lâmpada, ela fornece um bom resultado? Ela demora muito para subir a temperatura?

Irei realizar minha segunda brassagem e a primeira que talvez eu possa utilizar o controlador de temperatura em modo aquecimento.

Desde já agradeço pela colaboração.

Tanto faz a temperatura ambiente, é necessário utilizar aquecimento em qualquer momento em que a temperatura da fermentação não consiga atingir aquela que vc pretende. Ela não deve cair durante a fermentação.

Uma lâmpada resolve o aquecimento.

Pessoal,

A partir de quantos graus de temperatura ambiente é necessário utilizar o controlador de temperatura no modo aquecimento, supondo que irei brassar uma Ale e que o SP do TIC estará regulado para 18º inicialmente?

Os controladores possuem dois modos de operação, o aquecimento e a refrigeração, e eles irão funcionar de acordo com a temperatura do liquido, por isso pouco importa a temperatura externa.

Para maior precisão, use um poço térmico ou coloque o sensor colado no balde plástico, usando isopor para isolar, fazendo com que ele leia a temperatura do liquido, não do ambiente.

Abraços.

Os controladores possuem dois modos de operação, o aquecimento e a refrigeração, e eles irão funcionar de acordo com a temperatura do liquido, por isso pouco importa a temperatura externa.

Para maior precisão, use um poço térmico ou coloque o sensor colado no balde plástico, usando isopor para isolar, fazendo com que ele leia a temperatura do liquido, não do ambiente.

Abraços.

jalexandre e Tiago,

Quando fiz minha primeira brassagem, liguei a geladeira no TIC e o TIC estava ligado na tomada da rede elétrica. O modo que o TIC estava configurado era para refrigeração e o sensor estava colado no fermentador coberto por um isopor.

Acho que talvez eu tenha me expressado mal, vamos lá...

Eu sei que o que importa é a temperatura do líquido, mas o que eu quis dizer com a temperatura ambiente é o seguinte.

Vamos supor que quando o mosto for para o fermentador, esteja uma temperatura ambiente de 5 graus. Acredito que estando nesta temperatura ambiente e o calor gerado pela fermentação talvez não alcance os 18 graus definidos no TIC e por isso o uso da lâmpada, correto?

Outro caso é quando a temperatura ambiente pode variar bastante, como em um dia fazer 5 graus e no outro fazer 25. Neste caso o TIC teria que ser trocado de modo, de aquecimento para refrigeração e trocar o uso da lâmpada pela geladeira , correto?

jalexandre e Tiago,

Quando fiz minha primeira brassagem, liguei a geladeira no TIC e o TIC estava ligado na tomada da rede elétrica. O modo que o TIC estava configurado era para refrigeração e o sensor estava colado no fermentador coberto por um isopor.

Acho que talvez eu tenha me expressado mal, vamos lá...

Eu sei que o que importa é a temperatura do líquido, mas o que eu quis dizer com a temperatura ambiente é o seguinte.

Vamos supor que quando o mosto for para o fermentador, esteja uma temperatura ambiente de 5 graus. Acredito que estando nesta temperatura ambiente e o calor gerado pela fermentação talvez não alcance os 18 graus definidos no TIC e por isso o uso da lâmpada, correto?

Outro caso é quando a temperatura ambiente pode variar bastante, como em um dia fazer 5 graus e no outro fazer 25. Neste caso o TIC teria que ser trocado de modo, de aquecimento para refrigeração e trocar o uso da lâmpada pela geladeira , correto?

Se a sua preocupação é que a temperatura do mosto possa passar do limite durante o dia e não dar conta de se manter no mínimo aceitavel a noite, por conta de variações, é simples, basta utilizar as duas saídas do TIC, deixa ligado como tá, em modo de resfriamento, e liga no normalmente fechado uma lâmpada ou resistencia pra aquecer o mosto... daí vc vai tar sempre com uma fonte de aquecimento porém não passará do limite.

Se a sua preocupação é que a temperatura do mosto possa passar do limite durante o dia e não dar conta de se manter no mínimo aceitavel a noite, por conta de variações, é simples, basta utilizar as duas saídas do TIC, deixa ligado como tá, em modo de resfriamento, e liga no normalmente fechado uma lâmpada ou resistencia pra aquecer o mosto... daí vc vai tar sempre com uma fonte de aquecimento porém não passará do limite.

Tiago,

O meu TIC 17 já veio montado e possui apenas uma saída. Mas isso posso ver onde comprei para realizar a mudança. Pelo que tinham me informado, para controlar a temperatura no inverno, eu deveria colocar o TIC no modo aquecimento e ligar a lâmpada na saída do TIC.

Tiago,

O meu TIC 17 já veio montado e possui apenas uma saída. Mas isso posso ver onde comprei para realizar a mudança. Pelo que tinham me informado, para controlar a temperatura no inverno, eu deveria colocar o TIC no modo aquecimento e ligar a lâmpada na saída do TIC.

Sim, vc pode fazer assim, mas daí só terá modo aquecimento. Se tá inseguro quanto às variações de temperatura e acha que pode passar dessa temperatura enquanto vc não está cuidando, a saída é ligar o aquecimento na outra entrada do TIC. Ele possui outra saída, mesmo que não tenham instalado ela.

Alternativamente vc pode colocar uma fonte fraca de aquecimento que fique sempre ligada, sem controle de liga/desliga, mantendo o tic no modo de resfriamento. Mas isso é meio que desperdício de energia...

Vc pode também testar deixando em modo resfriamento na fase inicial da fermentação, que o calor gerado é suficiente pra manter a temperatura, e quando for a fase de elevar a temperatura, que será acompanhada da diminuição de atividade da fermentação (portanto menos calor gerado), mudar pra modo aquecimento. Mesmo que tenha uma variação forte de temperatura aqui, não chega a ser de 5 a 30ºC como vc disse, se mantiver entre 15 e 25ºC, tende a funcionar dessa forma. Mas..... se vc não quer ter margem pra erro ou se sentiria inseguro fazendo assim, a forma mais certa é colocar a fonte de aquecimento na outra saída do tic.

Abraço

Sim, vc pode fazer assim, mas daí só terá modo aquecimento. Se tá inseguro quanto às variações de temperatura e acha que pode passar dessa temperatura enquanto vc não está cuidando, a saída é ligar o aquecimento na outra entrada do TIC. Ele possui outra saída, mesmo que não tenham instalado ela.

Alternativamente vc pode colocar uma fonte fraca de aquecimento que fique sempre ligada, sem controle de liga/desliga, mantendo o tic no modo de resfriamento. Mas isso é meio que desperdício de energia...

Vc pode também testar deixando em modo resfriamento na fase inicial da fermentação, que o calor gerado é suficiente pra manter a temperatura, e quando for a fase de elevar a temperatura, que será acompanhada da diminuição de atividade da fermentação (portanto menos calor gerado), mudar pra modo aquecimento. Mesmo que tenha uma variação forte de temperatura aqui, não chega a ser de 5 a 30ºC como vc disse, se mantiver entre 15 e 25ºC, tende a funcionar dessa forma. Mas..... se vc não quer ter margem pra erro ou se sentiria inseguro fazendo assim, a forma mais certa é colocar a fonte de aquecimento na outra saída do tic.

Abraço

Irei verificar onde comprei o TIC para obter as duas saídas. Minha intenção é poder controlar a fermentação da melhor forma possível.

Muito obrigado Tiago pelas explicações.

Abraço

Entendo que é possível ligar a lâmpada no contato Normalmente fechado e o freezer no contato Normalmente aberto, porém sempre terá um ligado, parece que vai haver uma espécie de círculo vicioso que vai fazer gastar muita energia.

Nesse caso quando ta frio a lâmpada sempre vai ligar e ficar aquecendo até a temperatura ideal, mas aí já acionará o freezer para baixar a temperatura novamente, quando baixar aciona a lâmpada e assim fica eternamente.

Alguém usa asssim? Funcionar parece que funciona, mas e a luz que gasta com isso?

Bom dia! Moro na serra gaúcha e sei bem como é esse problema. Resolvi da seguinte forma. Tenho duas técnicas para controlar a temperatura aqui. Nos dias normais onde a temperatura oscila de 25 a 10 graus em um dia (Sim, aqui é comum a oscilação) eu utilizo a geladeira controlada por um tic17. Quando é muito frio, onde os dias não passam do 10 graus eu utilizo uma espécie de Criador de pintinhos só que pra fazer fermentação. Um armário de madeira com uma lâmpada, onde coloco o tic17 pra controlar a lâmpada. A idéia é que nós dias normais a temperatura vai subir dentro da geladeira e não ficar tão frio. Nos dias frios onde é necessário aquecer utilizo o fementador de madeira. Caso venha a fazer o fementador cuidado com os fios, faça uma instalação segura e se puder utilize uma lâmpada forte incandescente.
Abraços e boas brassagens

Lembrando que eu utilizo o tic17 como forma de termômetro na lâmpada e não para ligar ou desligar... e pra falar a verdade nunca tentei utilizar para essa função de controle

O clima aqui em Chapecó-SC é parecido, com muita oscilação. Isso eu resolvo de forma mais simples. Faço lagers no inverno. Assim, não tenho problema com aquecimento e posso focar em diversos estilos de lagers para serem apreciadas na primavera e no verão.

Entendo que é possível ligar a lâmpada no contato Normalmente fechado e o freezer no contato Normalmente aberto, porém sempre terá um ligado, parece que vai haver uma espécie de círculo vicioso que vai fazer gastar muita energia.

Nesse caso quando ta frio a lâmpada sempre vai ligar e ficar aquecendo até a temperatura ideal, mas aí já acionará o freezer para baixar a temperatura novamente, quando baixar aciona a lâmpada e assim fica eternamente.

Alguém usa asssim? Funcionar parece que funciona, mas e a luz que gasta com isso?

Sim, é a recomendação geral de uso... também acho um pouco desperdicioso, mas cá entre nós, recomenda-se usar uma lâmpada como fonte de aquecimento, pela facilidade de instalação, isso também é desperdício, afinal boa parte da energia tá sendo convertida em luz.

Mas se for usada uma fonte fraca e eficiente (que gere só calor) pra aquecimento, o desperdício será minimizado. Se o calor gerado pela fonte for o suficiente pra manter o mosto em aquecimento lento, suficiente apenas pra elevar poucos décimos de grau/hora, a geladeira nao precisará ficar ligando o tempo todo.

Na prática mesmo, eu tenho nos tics todas as saídas NF com uma plug fêmea instalado, caso necessite usar, porém raramente necessito. Mesmo no inverno, o calor gerado pela fermentação fica contido na geladeira e é suficiente pra manter o mosto em aquecimento (necessitando resfriamento eventual), porém quando a atividade da fermentação decai, juntamente com o calor, que é justamente o momento que eu começo a elevar a temperatura, daí uma fonte de aquecimento já se faz necessária, então desligo a geladeira e utilizo uma daquelas resistências pra aquecedor em forma de cone, de colocar em soquete de lâmpada, com dimmer. Deixando numa regulagem baixa, a cerveja aquece lentamente e raramente passa da temperatura alvo.

Porém já tive ocasiões onde, durante o dia, a temperatura ambiente se elevou o suficiente pra que a cerveja pulasse 1 ou 2 graus acima do alvo. Não tendo resfriamento, é isso aí. Porém como é uma fase final de fermentação, dificilmente gera problemas, daí quando acontece eu seto o TIC pra manter aquela temperatura máxima que atingiu (porque durante a noite irá esfriar) e prossigo com o final da fermentação.

Eu só não recomendo isso porque: 1- não é uma forma automatizada de agir, com um aparelho que já está ali para automatizar o processo; 2- por causa disso tem que ter acesso e controle diário, de preferência várias vezes ao dia pra monitorar; 3- porque pode sair da temperatura alvo, mesmo que na fase final não tenha problema; 4- porque saindo da temperatura alvo alguem pode se desesperar, achando que estragou a cerveja e que a ideia de fazer dessa forma foi péssima.

Por esses motivos recomendo fazer da forma automatizada, com aquecimento+resfriamento, mesmo que gaste um pouco mais de energia. O gasto a mais será pequeno, utilizando uma fone de aquecimento razoável, não forte demais, mesmo que seja uma fonte menos eficiente, como uma lâmpada fraca.

Bom dia!
Aqui resolvi com uma lâmpada de 15w, foi o suficiente, a diferença é que envolvi a Lâmpada com papel alumínio para não deixar passar luz mas somete calor, deixei o tic regulado com a temperatura certa e a lâmpada ligada também quando a temperatura ultrapassa o limite o freezer se liga e baixa a temperatura.
Agora com o final da fermentação não foi mais preciso ligar a lâmpada a temperatura está se mantendo numa boa,UMA DICA IMPORTANTE, se for colocar papel de alumínio tem que ter muito cuidado para que o papel não encoste na parte METÁLICA da lâmpada tem risco de choque e curto se o papel encostar em partes me metálicas, para evitar compre um soquete mais longo e que a lampara fique mais rosqueada no soquete não tente fazer ''gambiarras'' energia elétrica é coisa séria!

A luz só é problema em fermentador transparente. Se for bombona ou balde alimentício, pode tirar o alumínio e deixar só a lâmpada.

Back