Starter sem atividade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andresrdomingos

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
57
Reaction score
6
Fiz a compra de uma leveduras da Bio4 - SY001 Pilsner Urquel
Ontem preparei um starter (procedimento normal, o qual estou acostumado a fazer e já tive sucesso dezenas de vezes - 1º Step com 1 Vial para 1.5L de mosto com agitador magnético...etc), mas dessa vez não havia atividade da levedura depois de algumas horas que inoculei o fermento. Normalmente, com outras leveduras que já usei, inclusive leveduras líquidas como da White Labs, nesse mesmo tempo depois da inoculação, o starter se apresentava muito ativo com aquela espuma na parte superior com muitas bolhas subindo, as vezes chegando até vazar, mas na leveduras SY001 da Bio4, até agora nada!!!. Gostaria de saber se isso é normal para essa levedura (não apresentar atividade)? Ou se pode ser algum problema de estocagem e armazenamento que o revendedor possa estar fazendo e que esteja contribuindo para inviabilidade da levedura? A cepa é nova...foi fabricada dia 20-10-2015. O DME adquiri no lamas breu shop e é aquele que já vem com nutrientes. Hoje de manhã, o starter estava da mesma maneira ...sem atividade aparente. Contudo estava um forte cheiro de acetaldeido, cheiro comum dos starter e o mesmo estava com aquela aparência leitosa. Além disso, fiz a medida de densidade e a mesma tinha abaixado consideravelmente. Então aparentemente a levedura se propagou, mas sem formar bolhas ou espuma. Muito estranho isso.

Por favor, preciso de informações se isso já aconteceu com aguém...será que pode ser um problema de viabilidade? Será que isso é normal para essa cepa?
Posso manter meu cronograma dos steps normalmente?
 
Não é estranho, cepas diferentes se comportam de formas diferentes. Se atenuou e ficou "leitoso" não acha que foi a levedura se multiplicando?

Foi o que eu imaginei. Olhei agora que cheguei em casa(estava na fase de decantação) pois amanhã farei um outro step. Aparentemente a levedura se multiplicou mesmo e já decantou boa parte . . Eu só queria saber se alguém que usou essa levedura (Bio4 SY001 - pilsner urquel) teve mesmo resultado.

Aproveitando a foto, tem problema levar essa parte mais escura do fermento pro segundo step?
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    252.3 KB · Views: 91
Nunca usei essa cepa então não posso ajudar... Até porque costumo usar fermcaps nos meus starters daí nem vejo muita espuma.

Eu não esquentaria com essa parte escura, pode estar misturado com trub mas tem célula viável aí, seria desperdício jogar fora. Mas eu também não lavo nem a lama quando reutilizo então sou suspeito pra falar kk.
 
Back
Top