Starter só com DME

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Araribeer

Member
Joined
Jul 13, 2014
Messages
16
Reaction score
3
É possível fazer um Starter só com DME? Preciso de nutrientes também? Pergunto isso pois no Blog do Lamas diz que sim:tank:
 
É possível fazer um Starter só com DME? Preciso de nutrientes também? Pergunto isso pois no Blog do Lamas diz que sim:tank:

Bom... pensa vc subnutrido, depois de 3 dias a base de sopa, bem ralinha, e de repente é jogado pra dentro de uma obra pra trabalhar como pedreiro. Não vai trabalhar direito né... :cross:

Dá pra não usar nutriente, mas levedura fraca não fermenta muito bem...

Abraço!
 
E se for com mosto o nutriente é "menos importante" ou dá na mesma? O DME é menos nutritivo que um mosto feito com grão?
 
E se for com mosto o nutriente é "menos importante" ou dá na mesma? O DME é menos nutritivo que um mosto feito com grão?

Não, dá na mesma. DME e mosto são a mesma coisa. Na verdade o DME é um mosto normal, não lupulado, que passa por um processo de vaporização pra tirar a água e virar um pó.

Pode usar uma levedura como nutriente, se estiver preocupado ou sem disponibilidade.
 
então tiago, amanhã vou inciar um starter para 300 lt... mas esqueci de comprar nutriente.. então o que vc aconselharia para poder deixar o mosto mais reforçado para a propagação.... irei fazer 4 steep's....
ou se puder me direcionar agradeceria imensamente.
 
então tiago, amanhã vou inciar um starter para 300 lt... mas esqueci de comprar nutriente.. então o que vc aconselharia para poder deixar o mosto mais reforçado para a propagação.... irei fazer 4 steep's....
ou se puder me direcionar agradeceria imensamente.

Cara, 300 litros é um monte de coisa. Como vc pretende fazer esse starter em 4 steps? tem frasco de 5 litros, agitador potente, etc?

Se vc ta sem acesso a nutriente aí eu acho q usaria levedura mesmo, se for nova melhor, vai ter nutrientes menos acessíveis como zinco, mas se for velha ainda vai ser melhor que nada porque é uma boa fonte de nitrogênio e alguns minerais.

Qual é a quantidade inicial de fermento?

abraço
 
vou usar s33, iria começar com 3 saches... pelas contas iria precisar de 13 pack's mas pretendo usar só 3.... tenho sim, recipientes com 1, 2, 3.. o final iria usar um pote hermético de 7 litros e uma super stir...
da última vez, como havia comentado em outro post... deu certinho, mas para o meu entendimento na época foi na sorte.... mas agora pretendo fazer mais consciente cada um dos passos.... e quem sabe, guardar e congelar o que retirar nas purgas....

obs... sempre usei 13 sachesnas outras vezes... mas a 15 dimas o sache... dá mais não... só propagando mesmo...
 
mas entre não fazer o starter sem nutrientes e fazer só com DME é melhor fazer né?
 
off topic...
diz ae araribber... a cerpinha ainda existe, ainda está com era.. umas das melhores comercias já feitas no br...
 
off topic...
diz ae araribber... a cerpinha ainda existe, ainda está com era.. umas das melhores comercias já feitas no br...

Eu sou do RJ e moro aqui há 6 meses... não conheci a Cerpa antiga... posso te dizer que a que bebo hoje é bem melhor que as comerciais... Só que aqui tem a Amazon Beer que é de excelência... então nem tomo outra. Muito raro. Da Amazon Beer a Stout * com açaí (melhor do brasil 2014) e a River Lager são muito tops:fro:
 
Eu sou do RJ e moro aqui há 6 meses... não conheci a Cerpa antiga... posso te dizer que a que bebo hoje é bem melhor que as comerciais... Só que aqui tem a Amazon Beer que é de excelência... então nem tomo outra. Muito raro. Da Amazon Beer a Stout * com açaí (melhor do brasil 2014) e a River Lager são muito tops:fro:
 
Vou dizer que mais importante que usar no starter, é usar no mosto da cerveja em si quando fizer, seguindo as indicações do fabricante. Se puder adicionar nos dois.. ótimo, mas seja cuidadoso na proporção.

Agora, definitivamente, nutrientes não são obrigatórios.

Abraço,
 
vlw guenther, em outro post vc da umas dicas bem fáceis,,, muito bom mesmo.... irei seguir a suas indicações....
 

Latest posts

Back
Top