• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

SRM da BJCP

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WCabral

Member
Reaction score
3
Fala galera, estou utilizando a calculadora do brewers friend e lá existem 4 tipos de padrao de cores: SRM Morey, SRM Daniels, SRM Mosher e EBC Morey. Qual deles a BJCP segue como referencia? Pergunto porque a diferença de valores é muito grande entre o Morey e o Daniels, entao a receita pode ficar dentro do estilo na BJCP com um SRM e ao mesmo tempo fora em outro..

Cara, não se apegue a isso (e nem ao BJCP). São cálculos de estimativa, por isso o desvio grande. O mesmo vale para cálculo de IBU, propagação de fermento, etc. BJCP "avalia" cerveja pronta, mas novamente, use o como referência mas não se limite a um guia.

Faça a cerveja e veja se ficou como você esperava. Se não, ajuste na próxima.

Cara, não se apegue a isso (e nem ao BJCP). São cálculos de estimativa, por isso o desvio grande. O mesmo vale para cálculo de IBU, propagação de fermento, etc. BJCP "avalia" cerveja pronta, mas novamente, use o como referência mas não se limite a um guia.

Faça a cerveja e veja se ficou como você esperava. Se não, ajuste na próxima.

Beleza, valeu pela dica karkassa.. mas é porque me chamou a atenção a diferença grande que da nos valores de srm entre um e outro..

Fala galera, estou utilizando a calculadora do brewers friend e lá existem 4 tipos de padrao de cores: SRM Morey, SRM Daniels, SRM Mosher e EBC Morey. Qual deles a BJCP segue como referencia? Pergunto porque a diferença de valores é muito grande entre o Morey e o Daniels, entao a receita pode ficar dentro do estilo na BJCP com um SRM e ao mesmo tempo fora em outro..

O SRM do BJCP é obtido usando um espectofotômetro, enquanto que as calculadoras usam algoritmos para fazer estimar esse calculo (Mosher, Morey e Daniels).

Não sei qual deles é mais preciso porque eu só me preocupo com os aspectos estéticos da cerveja quando participo de concursos, o que é raro.

Minha dica é: escolha 1 e fique com ele.
Se estiver em dúvidas, procure entender cada algoritmo.

Back