Sem carbonatação!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 7, 2018
Messages
10
Reaction score
1
Location
Curitiba
Sou um véio cervejeiro, tenho 71 anos, e faço as beras a muito tempo! Ultimamente, acho que estou "perdendo a mão"! Fiz uma Doppelbock , processo de brassagem, seguido a risca, fermentação dentro da temperatura recomendada pelo fabricante, maturação de 15 dias a 0° graus, prime com 7 gramas de açucar por litro, tudo sanitizado, tampinhas bem fechadas,.....15 dias na garrafa...... e nada de carbonatação!!
OG - 1082 FG- 1017.........ADV 9,1 % ........
Que será que fiz de errado??!!
 
Sou um véio cervejeiro, tenho 71 anos, e faço as beras a muito tempo! Ultimamente, acho que estou "perdendo a mão"! Fiz uma Doppelbock , processo de brassagem, seguido a risca, fermentação dentro da temperatura recomendada pelo fabricante, maturação de 15 dias a 0° graus, prime com 7 gramas de açucar por litro, tudo sanitizado, tampinhas bem fechadas,.....15 dias na garrafa...... e nada de carbonatação!!
OG - 1082 FG- 1017.........ADV 9,1 % ........
Que será que fiz de errado??!!

Boa noite Itamar, tudo certo? Quanto tempo sua cerveja ficou em zero °C? Além disso qual temperatura está deixando elas carbonatarem. Como você é um cervejeiro experiente acredito que deva ter ido pouca levedura para a garrafa, se esse for o caso, vale a pena adicionar um pouco de levedura, pois esperar que as poucas células viáveis se reproduzam pode ser inviável.

Abraço!
 
Obrigado pelas dicas e reflexões. Então.... deixei uns 15 dias na maturação de 0° a 3° graus centígrados. Estão carbonatando na temperatura ambiente, em Curitiba, nesta época do ano, em torno de 10° a 23°. Já ouvi alguém dizer que, o fato de ser uma cerveja com ADV 9,1%, dificulta a carbonatação? Estou pensando em deixar mais uns 15 dias na garrafa e ver os resultados. Se não houver nenhum sinal de carbonatação, quem sabe , abro as garrafas e faço uma injeção de fermento proporcionalmente ao líquido existente. Que acha?
 
Back
Top