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RIMS Elétrico - Duvidas

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@EduardoSF
@CaioSb71
Não tem necessidade de deixar a bomba ligada em todo da brassagem, apenas em rampas e na recirculação.

Sobre ficar corrigindo temperatura também não é necessário
nesse post tem informações

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

;)

Cara, é um equipamento tipo RIMS.

Aplicar técnica voltada para mostura por infusão mata toda a funcionalidade do projeto.

Abraços,
 
Cara, é um equipamento tipo RIMS.

Aplicar técnica voltada para mostura por infusão mata toda a funcionalidade do projeto.

Abraços,

tem razão erro meu, falta de atenção acabei não lendo o inicio da pergunta "processo RIMS" . :)
 
Eduardo, bom dia. Já inauguraste o equipamento?

Desculpa abusar, mas tenho mais uma duvida: durante o aquecimento do mosto na panela de fervura, antes de atingir a fervura propriamente dita, tu mantens a bomba recirculando como se estivesse fazendo o whirpool, para nao queimar o mosto no fundo, certo?

Nao achas que pelo fato da entrada e saida estarem no fundo da panela pode haver um aquecimento maior na camada do fundo, pois criaria uma recirculaçao preferencial apenas do mosto do fundo?

Chegaste a pensar em, durante o aquecimento, recircular retornando por cima?

E quando começa a fervura, para a recirculaçao, ou mantem ela durante a fervura?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

kkk, ainda não...me falta tempo pra finalizar a instalação da cozinha - agora , depois de pronto percebi a necessidade de se instalar um exaustor, pois uma hora de fervura transformou minha cozinha numa sauna a vapor...kkkk

Não farei recirculação do mosto na tina de fervura durante o aquecimento e nem durante os 60min de fervura.
A resistencia não queimará o mosto, da mesma forma que a 'fervura classica', com fogo direto no fundo, não o queima. (convecção termica)
 
Concordo contigo que durante a fervura (apos entrar em ebuliçao) a conveçao agita o mosto, nao sendo necessario recirculaçao com bomba ou agitaçao manual.
Mas cuidado com deixar o mosto parado durante o aquecimento anterior de 75oC até fervura... Eu estou terminando de montar, mas vou experimentar recircular puxando por baixo e retornando por cima como durante a filtragem, e quando começar ebuliçao desligo a bomba.
Depois te conto como foi, mas vai levar ainda umas duas semanas...
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Concordo contigo que durante a fervura (apos entrar em ebuliçao) a conveçao agita o mosto, nao sendo necessario recirculaçao com bomba ou agitaçao manual.
Mas cuidado com deixar o mosto parado durante o aquecimento anterior de 75oC até fervura... Eu estou terminando de montar, mas vou experimentar recircular puxando por baixo e retornando por cima como durante a filtragem, e quando começar ebuliçao desligo a bomba.
Depois te conto como foi, mas vai levar ainda umas duas semanas...
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

então, realmente não há necessidade disso, de recircular até ferver.
 
@EduardoSF Primeiramente PARABÉNS!!!! SENSACIONAL SEU PROJETO.

Segundamente :p.. vou perguntar um monte de coisa.. então já peço desculpas..
o que eu sei sobre o assunto é conhecimento de dois dias, segunda feira acorder e pensei em fazer o sistema automatico com resistencia e comecei a estudar e cai no seu post!


Vou considerar essas informações que foi o que coli durante a leitura:
- Sistema 220V - duas fases de 110V
- O sistema pode ser acionado através do PID ou manual (Botal tres estados (esquerda|meio|direita)
- Bomba independente. (Chave do lado da luz verde?)

Perguntas (vou numerar)

  1. 1 - as duas fases entram direito no disjuntor principal - depois são divididas no sistema?

    2 - os outros disjuntores são o ultimo elo entre o sistema e o objeto final? Ex. saída do ssr vai para o disjuntor que vai para a resistencia?

    3 - Todos os disjuntores sempre ficam em estado ligado para fazer uma certa segurança de cada elemento do sistema?

    4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

    --- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

    5 - Em relação ao PID+SSR | vc usando um SSR como da foto, sempre vai estar cordando uma fase da resistencia porém a outra fase estará sempre ligada, tem como usar 2 SSR por PID - para cortar as duas fases e ligar a saída do PID que envia o pulso para acionar o SSR ser derivado para dois SSRs?

    6 - Você está usando algum tipo de proteção no sistema? Como funciona do botao de emergencia?

    7 - Uma coisa que não entendi sobre o PID - ele envia algum tipo de alarme quando chega na temperatura desejada? pensei em colocar duas lampadas de cores dististas - uma fica acessa enquanto ele está com a resistencia ligada, e outra quando atingir a temperatura.. ou é bogagem???

    8 - Uma outra dúvida sobre os botoes que acionam ou diretamente a resistencia ou o PID! O que entendo sobre interruptor - a corrente passa por ele, e vc interrompe ou não.. mas ali vai ser a corrento que está indo para as resistencias.. ou seja - não vai estar passando ali muita amperagem para o botão? ou o botão aguenta de boa?

Cara - Muito obrigado..
 
Blz Zappa! Obrigado.

Finalmente testei e funcionou perfeito.

Vou tentar responder abaixo de cada pergunta, mas deixo claro que esse meu projeto, ligações e funções eu fiz, com ajuda de um amigo fera na eletrica industrial(já que meu conhecimento nessa area é limitado).
Não é o melhor nem o unico jeito de se fazer um Rims funcionar. Todas as funções foram 'desenhadas' conforme o meu gosto, minha imaginação e meu jeito de brassar.
Com certeza há projetos melhores e mais praticos.


Vou considerar essas informações que foi o que coli durante a leitura:
- Sistema 220V - duas fases de 110V

No meu caso é trifasico 220V porque tenho disponivel em casa, mas o projeto inicial é sim bifásico 220V.

- O sistema pode ser acionado através do PID ou manual (Botal tres estados (esquerda|meio|direita)

exato

- Bomba independente. (Chave do lado da luz verde?)

exato

Perguntas (vou numerar)

  1. 1 - as duas fases entram direito no disjuntor principal - depois são divididas no sistema?
    Sim
    2 - os outros disjuntores são o ultimo elo entre o sistema e o objeto final? Ex. saída do ssr vai para o disjuntor que vai para a resistencia?

    Não, os dijustores (um bipolar dimensionado pra cada resistencia, um bipolar dimensionado para o circuito de comandos e um disjuntor-motor para proteção da bomba), ligados logo após o disjuntor geral do equipamento.

    3 - Todos os disjuntores sempre ficam em estado ligado para fazer uma certa segurança de cada elemento do sistema?

    sim

    4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

    Não.
    O modelo do meu controlador PID, tem funções de alarme. E a que eu uso, é aquela que o alarme é acionado quando se atinge a temperatura 'SETada' no controlador, pra me alertar e iniciar a contagem do tempo (ainda não instalei um timer no circuito).
    Porem nessa função, o alarme não desliga enquanto estiver na determinada temperatura.
    Então, o botão vervelho (chave seletora iluminada - 2 posições), com blocos de comando NF e NA, está ali para desligar o alarme (silenciar), acendendo a luz vermelha enquanto estiver desligado.
    Fiz isso, para que a luz vermelha me alerte que o alarme está silenciado, e lembre de religar numa proxima rampa, evitando que o proximo patamar de temperatura seja atingido e eu não inicie a contagem de tempo.
    Já o sinaleiro amarelo, serve pra me alertar que a resistencia está acionada no modo manual - ou seja, não vai desligar automaticamente ao atingir a temperatura determinada.



    --- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

    A chave seletora de tres posições, permite a montagem de varios blocos de comando auxiliares (NF ou NA). Essa chave, quando em 'off' ou acionando a resistencia direto, não desliga a alimentação do controlador, apenas corta o comando do SSR. Com blocos de comando auxiliares, a chave comuta a ligação do ssr (pelo pid), para um acionamento direto. Dentro do painel tem uma fonte 12V (ligada no circuito de comando), que aciona o ssr de modo continuo. Não sei se consegui me explicar.

    5 - Em relação ao PID+SSR | vc usando um SSR como da foto, sempre vai estar cordando uma fase da resistencia porém a outra fase estará sempre ligada, tem como usar 2 SSR por PID - para cortar as duas fases e ligar a saída do PID que envia o pulso para acionar o SSR ser derivado para dois SSRs?

    Não sei te responder essa. Acredito que sim. Mas se o equipamento for 110V e deixar o neutro direto, não ha risco. No meu caso, basta garantir ligações adequadas, bom aterramento, tomadas, cabos e disjuntores bem dimensionados, que não há problema em deixar uma fase sempre ligada (enquanto o equipamento estiver em uso).


    6 - Você está usando algum tipo de proteção no sistema? Como funciona do botao de emergencia?

    A proteção que uso baseia em, desde o poste até a resistencia, garantir um bom dimensionamento de disjuntores e bitolas de cabos, aterramento e isolamento, qualidade dos componentes e ligações bem feitas. Isso vc não pode pecar! rs.
    Aquele botão de emergencia, corta 01 fase do circuito de comando. O suficiente pra 'desligar' todos os controladores, ssr's e a bomba. (para o caso de eu estar fazendo alguma merda...kkkk).

    7 - Uma coisa que não entendi sobre o PID - ele envia algum tipo de alarme quando chega na temperatura desejada? pensei em colocar duas lampadas de cores dististas - uma fica acessa enquanto ele está com a resistencia ligada, e outra quando atingir a temperatura.. ou é bogagem???

    Ja respondi acima

Cara - Muito obrigado..[/QUOTE]
 
segue frente do painel atualizado
 

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Valeu
O que (acho) que entendi vou tirar daqui...

4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

Não.
O modelo do meu controlador PID, tem funções de alarme. E a que eu uso, é aquela que o alarme é acionado quando se atinge a temperatura 'SETada' no controlador, pra me alertar e iniciar a contagem do tempo (ainda não instalei um timer no circuito).
Porem nessa função, o alarme não desliga enquanto estiver na determinada temperatura.
Então, o botão vervelho (chave seletora iluminada - 2 posições), com blocos de comando NF e NA, está ali para desligar o alarme (silenciar), acendendo a luz vermelha enquanto estiver desligado.
Fiz isso, para que a luz vermelha me alerte que o alarme está silenciado, e lembre de religar numa proxima rampa, evitando que o proximo patamar de temperatura seja atingido e eu não inicie a contagem de tempo.
Já o sinaleiro amarelo, serve pra me alertar que a resistencia está acionada no modo manual - ou seja, não vai desligar automaticamente ao atingir a temperatura determinada.

Entendi - esse alarme é uma saída do PID que fecha? e vc liga um 'alarme'?


--- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

A chave seletora de tres posições, permite a montagem de varios blocos de comando auxiliares (NF ou NA). Essa chave, quando em 'off' ou acionando a resistencia direto, não desliga a alimentação do controlador, apenas corta o comando do SSR. Com blocos de comando auxiliares, a chave comuta a ligação do ssr (pelo pid), para um acionamento direto. Dentro do painel tem uma fonte 12V (ligada no circuito de comando), que aciona o ssr de modo continuo. Não sei se consegui me explicar.

Ahhhh entendi - quem vai sempre ligar o PID é o disjuntor!!!! a chave seletora, vai selecionar na verdade o SSR seja pela saída do PID ou pela fonte que vc instalou!!!!! - Genial

Cara, estou comprando as coisas da china hoje.. e vai demorar um pouco para chegar. mas durante a montagem provavelmente vou te perturbar mais um pouco.. Mas desde já.. lhe agradeço muito.. e viva o mundo cervejistico
 
opa, segue abaixo:


4 - O caso dos botoes vermelhos que para um lado ligam o PID para o outro acendem vermelho e acionam direto a resistencia.

Não.
O modelo do meu controlador PID, tem funções de alarme. E a que eu uso, é aquela que o alarme é acionado quando se atinge a temperatura 'SETada' no controlador, pra me alertar e iniciar a contagem do tempo (ainda não instalei um timer no circuito).
Porem nessa função, o alarme não desliga enquanto estiver na determinada temperatura.
Então, o botão vervelho (chave seletora iluminada - 2 posições), com blocos de comando NF e NA, está ali para desligar o alarme (silenciar), acendendo a luz vermelha enquanto estiver desligado.
Fiz isso, para que a luz vermelha me alerte que o alarme está silenciado, e lembre de religar numa proxima rampa, evitando que o proximo patamar de temperatura seja atingido e eu não inicie a contagem de tempo.
Já o sinaleiro amarelo, serve pra me alertar que a resistencia está acionada no modo manual - ou seja, não vai desligar automaticamente ao atingir a temperatura determinada.

Entendi - esse alarme é uma saída do PID que fecha? e vc liga um 'alarme'?

os pinos '6 e 7' do pid, é um contato seco, um interruptor. Vc passa por ali uma das fases do alarme (cigarra ou uma lampada se preferir).

--- Você comentou que mesmo que ligue direto o PID é acionado para mostrar a temperatura. Show de bola, mas como vc fez as ligações, entendo que a saída do PID vai para o SSR e a saída do SSR vai para disjuntor(ou resistencia direta) - vc fazendo ligação direta - show - tranquilo.. Vai ligar direto o botão no disjuntor (ou resistencia), mas vc está acionando o PID de qq forma, ele não vai jogar o contato para o SSR para ligar a resistencia - esta minha preocupação é válida, ou não pois estamos lidando com a mesma fase e se o SSR acionar e tiver contato com a fase direta não dá nada?

A chave seletora de tres posições, permite a montagem de varios blocos de comando auxiliares (NF ou NA). Essa chave, quando em 'off' ou acionando a resistencia direto, não desliga a alimentação do controlador, apenas corta o comando do SSR. Com blocos de comando auxiliares, a chave comuta a ligação do ssr (pelo pid), para um acionamento direto. Dentro do painel tem uma fonte 12V (ligada no circuito de comando), que aciona o ssr de modo continuo. Não sei se consegui me explicar.

Ahhhh entendi - quem vai sempre ligar o PID é o disjuntor!!!! a chave seletora, vai selecionar na verdade o SSR seja pela saída do PID ou pela fonte que vc instalou!!!!! - Genial

Cara, estou comprando as coisas da china hoje.. e vai demorar um pouco para chegar. mas durante a montagem provavelmente vou te perturbar mais um pouco.. Mas desde já.. lhe agradeço muito.. e viva o mundo cervejistico[/QUOTE]

Opa, fiz o mesmo.... e vi que a paciencia é uma virtude..kkkkk
No que eu puder ajudar ou atrapalhar, conte comigo! rs
 
Parabéns cervejeiro! Muito legal seu sistema e aprendi muito com esse tópico para construção do meu sistema.
Uma dúvida que tenho em relação a panela de fervura. Como a resistência fixa no fundo da panela influencia o cone de truz formado pelo whirpool? Tem algum aparato para reduzir o trub que poderia ir para o chiller?

Cheers!
 
Parabéns cervejeiro! Muito legal seu sistema e aprendi muito com esse tópico para construção do meu sistema.
Uma dúvida que tenho em relação a panela de fervura. Como a resistência fixa no fundo da panela influencia o cone de truz formado pelo whirpool? Tem algum aparato para reduzir o trub que poderia ir para o chiller?

Cheers!

Faço whirlpool com bomba, a resistencia não atrapalhou a formação do cone.

Na saída da valvula principal eu instalei um cotovelo em lado oposto ao instalado para a valvula de retorno.
 
Galera,

Em um Rims com fundo falso na recirculação com bomba, minha duvida é: Como a vazão de entrada da bomba é maior e deve ser maior que a saida, que neste caso deve ser bem restrita para clarificação e evitar compactação da cama de graos. Se eu tiver uma bomba muito potente, 1/2 cv a 1cv - tem algum problema? Pois pela capacidade da bomba ela teria capacidade de enviar por exemplo 20 litros por minuto mas com a saida bastate restringida isso ficaria em 1 litro por minuto..... Algum problema nisso?
 
Rescussitando o post com nova duvida:

Possuo um sistema RIMS, com resistencia abaixo do fundo falso,
no meu caso, com uma panela de 50cm de diametro, deixando a valvula e resistencia abaixo do fundo falso, fica um volume de 12l. E somado ao liquido acima do fundo falso suficiente pra cobrir os graos, só consigo uma proporção agua/malte = 4 ou 5l/kg. Muito acima da proporção media de 2,5l/kg.

Como contornar esse problema (se é problema)? Acham que tenho que partir pra solução: resistencia com terminais furando o fundo da panela, para ficar mais rente ao fundo e valvula lateral furada/fixada em cima do fundo falso com tubo pescador into até rente ao fundo da panela?

Ou tem alguam sugestão mais simples?

Por favor, os neuronios estão fervendo aqui, tentando achar a melhor solução (melhor resultado menor custo ou intervenção).

Abraços e muitissimo obrigado
 
Cara desconsidera o volume de agua que fica abaixo do fundo falso, se tu quer usar 2,5L/kg coloca esse volume mais 12 litros, essa agua a mais nao fica em contato com os graos .
Abraço
 
Cara desconsidera o volume de agua que fica abaixo do fundo falso, se tu quer usar 2,5L/kg coloca esse volume mais 12 litros, essa agua a mais nao fica em contato com os graos .
Abraço

Então, acredito que não posso desconsiderar o volume abaixo do fundo falso, já que é recirculação constante.
Não creio que a proporção 'agua-malte' se refere apenas a diluição, afastamento, etc entre os grãos, e sim a toda a agua que dilui o mosto liquido.
 
Pode desconsiderar sim. O que importa é a quantidade de água em contato direto com os grãos. É importante cobrir totalmente a cama de grãos, além de ter alguns centímetros de líquido acima para evitar caminhos preferenciais
 
Pode desconsiderar sim. O que importa é a quantidade de água em contato direto com os grãos. É importante cobrir totalmente a cama de grãos, além de ter alguns centímetros de líquido acima para evitar caminhos preferenciais

agradeço, mas nao concordo. toda a agua está em contato com os graos.
mas obrigado
 
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