• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Prezados,

Alguem saberia dizer o que acontece com a resistencia de baixa densidade se vier (por descuido), trabalhar sem estar imersa em liquido?

Como o termopar do controlador de temperatura tb estará no ar, o controlador acionara a resistencia para atingir a temperatura programada - e isso só a deixará incandescente, queimará ou acontecerá como o ebulidor que chega a derreter?

Olá pessoal,
Iniciei há pouco tempo meu aprendizado para realizar cerveja caseira e depois de muito estudo estou preparando os equipamentos. Decidi por iniciar com brassagens de 20L em panelas de alumínio. Porém estou com um problema grande: moro em apartamento em SP capital. A varanda é bem grande, mas verifiquei e existe uma legislação local que proíbe o uso de GLP em apartamentos, impossibilitando a instalação de um fogareiro.

Gostaria de dicas de alguma solução.
Pensei em cooktop elétrico, mas não sei se a potência seria suficiente ou o custo da energia muito alto.

Fiquei muito na dúvida sobre o uso de resistência para mostura e fervura. Durante a mostura não corre o risco de uma pequena quantidade de malte passar o fundo falso e queimar, prejudicando o sabor? Precisa de um recirculador para evitar isso?
Não tenho experiência nenhuma com engenharia elétrica e instalação da resistência. Existe venda da resistência pronta (preparada com termostato, etc)?

Alguma outra sugestão ou solução?

Muito obrigado!

Rodrigo

Olá a todos.

Montei meu painel de controle de brassagem (fotos em anexo).

Para finalizar meu projeto necessito apenas tirar uma dúvida com relação ao aterramento das panelas.

Fiz toda ligação no painel e na casa para aterrar as Tomás que irei utilizar, porém a ligação do terra na panela tenho dúvidas como fazer: posso ligar o fio junto da ligação do neutro?

Como vcs fizeram nos seus projetos?

Abraço

View attachment 115691View attachment 115692

Não ligue no neutro, basta deixar o fio terra preso a alguma parte da panela, pode ser até um jacaré preso na alça ou na borda mesmo por exemplo

Massa. Valeu

Não ligue no neutro mesmo, mas o terra tem que estar realmente aterrado, não só um fio preso na panela. Não abriu as fotos para entender realmente seu painel, mas o fio terra tem que de alguma forma estar realmente indo para uma haste na terra mesmo.

Não consegui abrir as fotos.

Olá a todos.

Montei meu painel de controle de brassagem (fotos em anexo).

Para finalizar meu projeto necessito apenas tirar uma dúvida com relação ao aterramento das panelas.

Fiz toda ligação no painel e na casa para aterrar as Tomás que irei utilizar, porém a ligação do terra na panela tenho dúvidas como fazer: posso ligar o fio junto da ligação do neutro?

Como vcs fizeram nos seus projetos?

Abraço

View attachment 115691View attachment 115692

Se tua casa tiver rede de terra (que atualmente é obrigatório pela norma de instalações elétricas de baixa tensão, mas antigamente não era), é só tu plugar, que nem falaram acima, um jacaré na alça da panela e levar esse cabo até a rede de aterramento.
Pode fazer isso através de um plug macho ligando na tomada ou ligando em alguma fiação da rede de terra.
Se teu quadro é aterrado, o mais fácil é ligar o aterramento da panela direto no teu quadro. Sai o jacaré da panela e entra no quadro, conectando na fiação de aterramento dele, que por sua vez, será ligada na rede terra da edificação.

Não esqueça de dimensionar a fiação corretamente.

Bom dia, minha rede elétrica é de 127V e em casa temos 2,5 mm de bitola dando 21 A max... será que tem algum risco de usar um resistor 2kW na panela para manter temperatura (vou aquecer com o fogão de auxiliar)? O sindico do condomínio de casas onde moro falou que provavelmente terei um sobreaquecimento da rede elétrica. Acredito que 15,75 A pode aquecer, porém não tenho conhecimento sobre os danos que pode fazer no circuito doméstico.

Outro questionamento, sei que 2kW seria o suficiente para ferver 20 litros, porém quanto seria o necessário para manter a temperatura das rampas em levas de 20 litros? 1kW já seria o suficiente para reter as perdas? Pretendo usar uma panela de 12 litros com 10 de água como tanque de aquecimento de uma serpentina de 7 m de cobre 3/8' onde passará o caldo via bomba para então retornar a panela. Nenhum está isolado. As mangueiras de silicone seriam de 1,5m para saída da bomba que está acoplada diretamente na saída do caldeirão e aproximadamente 1,2 para saída da serpentina até a panela.

Olá a todos. Estou com um problema.

Instalei meu painel de controle, fiz as ligações de neutro e fase no controlador PID REX-C100, com a saída para o SSR e do SSR para a resistência. O problema é que o SSR acende a luz para ativação, porém não fecha o contato (não conduzindo eletricidade - consequentemente não ligando a resistência).

Testei isso em dois SSRs e o problema continuou. Alguém sabe me dizer o que devo fazer?

Olá a todos. Estou com um problema.

Instalei meu painel de controle, fiz as ligações de neutro e fase no controlador PID REX-C100, com a saída para o SSR e do SSR para a resistência. O problema é que o SSR acende a luz para ativação, porém não fecha o contato (não conduzindo eletricidade - consequentemente não ligando a resistência).

Testei isso em dois SSRs e o problema continuou. Alguém sabe me dizer o que devo fazer?

Olá a todos.

Revisei minhas instalações e percebi que havia ligado errado o SSR ( faltou a ligação da fase na saída do SSR).

Pessoal, gostaria de uma opinião sobre o dimensionamento das resistências do meu projeto. Estou quase fechando a produção de duas resistências para meu sistema RIMS com duas panelas para brassagens de 20L.
Uma panela numero 38 para mostura com fundo falso e recirculação, resistência no fundo de 2000W - 220v. É muita potência? Muito risco de caramelizar o mosto?
Uma panela numero 36 para fervura com resistência de 3000W de sobrepor (para poder retirar e facilitar o whirlpool)

Alguma sugestão?

obrigado!

Pessoal, criem tópicos novos.

Tópico encerrado, porque na real não tem adiantado eu pedir.

Abraço,

Status
Not open for further replies.
Back