• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Não entendi o que é essa bucha branca e cinza, mas mesmo que você tenha conectado o cabo com uma pequena área de contato, não era para desarmar o disjuntor. Existem duas hipóteses, ou seu disjuntor é diferencial residual e esta com fuga na sua resistência ou a resistência está com uma potencia maior que a informada. Lembre também de escolher um disjuntor onde a corrente de trabalho não exceda 80% da corrente máxima do disjuntor.

O meu conector tinha duas buchinhas que eu acredito que sejam os isolantes de cerâmica...

Eu coloquei o fio entre os dois...

Estava assim:
epa2ygeb.jpg

E o certo era assim:
y8ugehu5.jpg

Que alívio!
Agora é fazer a cerveja duma vez!
Abraços!

Problema resolvido... A mula aqui que ligou da forma errada a resistência... Coloquei depois do isolante e tava dando curto...

Maravilha, mas compra um terminal de pressão para o cabo e ligue um fio terra ai. 220 e água não se brinca.

E isole essas conexões CAVALARMENTE com fita de AUTO-FUSÃO.

Abraço,

Já está feito Guenther...
Nesse projeto acho que eu mais gastei até agora foi fita isolante e fita de autofusao...

Foram kilometros disso

Existe como fazer um sistema de conexão rápida do fio na resistência da panela, algo como um plug ou mini tomada?

É que a minha ideia era montar uma panela elétrica e furar o fundo para a colocar a resistência e o poço termométrico, criando uma caixa para colocar a panela em cima e botar a controladora e a bomba de reciruclação. Aí, quando eu fosse usar, eu simplesmente encaixaria a panela nessa base. É viável algo assim?

Muito obrigado!
Abraços!

Dá pra fazer? Dá.

É fácil? Não.

Eu faria? Não.

E sem ser esse sistema de encaixar numa base, mas apenas conectar os fios na panela, pra facilitar na hora de lavar e armazenar, existe como fazer um conector para uma resistência de uns 3500w? Seria mais fácil?

Muito obrigado, Guenther!
Abraços!

Aí a resposta muda um pouco. :)

Dá pra fazer? Sim.

É fácil? Mais ou menos. Nesse caso, tu teria que usar tomadas macho/femea de 20 amperes. Só que aí é que está a questão, mesmo que tu faça bem curto, VAIS ter que colocar fios até os conectores da resistência... não tem como fugir disso, e aí, de que adianta fazer um fio bem curto com uma tomada fêmea, e outra macho, e assim vai? Eu nunca fiz assim, não vejo motivo nenhum. Sempre fiz com os fios do tamanho que precisava.

Eu faria? Não.

Abraço,

Hmm, entendi, Guenther! A ideia de poder conectar e desconectar facilmente a panela da base era pra facilitar na hora de lavar e de guardar ela.

Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Abraços!

E só as tomadas iriam custar uns 80 reais. Mais caro que a própria resistência...

Guenther, tu acha que uma resistência de 2000w ferveria decentemente 25 litros de mosto? É que eu sei que 2000w a 220v a minha rede elétrica aguenta, mas tenho receio que mais que isso demande muitas mudanças.

Outra coisa, Guenther e adventure, vocês acham que esse pino e tomada seriviriam para um engate rapido da resistência à caixa de controle? http://www.blucolor.com.br/produto/016256/pino-tomada-ac-padrao-2p-macho-femea-preto-20a

Dessa forma, eu poderia remover a panela da base para guardar mais facilmente e até mesmo pra limpar, deixando a tomada na caixa de controle e o plug ligado a um fio na resistência da panela.

Muito obrigado!
Abraços!

Eu tbm não usaria essas tomadas "simples" aí não.... Não arriscaria

dryfon, você precisa de 1700 w para aumentar de 40 para 100 graus em uma hora, ou seja, 1 grau/minuto.

Considere uma margem por conta do tanque ser aberto. Qual o diâmetro dele?

Utilize como referência os cálculos:

Potência: http://www.casaferreira.com.br/aquecimento/resistencias/inform_calculo.asp
Perda: http://www.casaferreira.com.br/aquecimento/resistencias/inform_grperdas.asp

Em tese você precisa de uma tomada para 10 A de corrente. Se essa tomada diz suportar 20 A, vamos acreditar no fabricante... rsrs

Mas eu escolheria uma com 3 pinos, assim você usa um cabo com 3 vias e já passa o terra junto.

Guenther, tu acha que uma resistência de 2000w ferveria decentemente 25 litros de mosto? É que eu sei que 2000w a 220v a minha rede elétrica aguenta, mas tenho receio que mais que isso demande muitas mudanças.

Outra coisa, Guenther e adventure, vocês acham que esse pino e tomada seriviriam para um engate rapido da resistência à caixa de controle? http://www.blucolor.com.br/produto/016256/pino-tomada-ac-padrao-2p-macho-femea-preto-20a

Dessa forma, eu poderia remover a panela da base para guardar mais facilmente e até mesmo pra limpar, deixando a tomada na caixa de controle e o plug ligado a um fio na resistência da panela.

Muito obrigado!
Abraços!
Pode usar essas tomadas sim. Já testei dezenas delas no limite da amperagem (20A) e funcionam muito bem. Podes confiar.

Sobre 2000w pra 25 litros, em tese, vai ferver legal sim.

Pela minha experiência, 1000 watts para cada 10 litros geram uma fervura intensa. Menos que isso começa a ficar mais fraco, mas ainda ferve.

Por exemplo, eu usava 8000 watts pra ferver 110 litros. Fervia, não era intenso, mas fervia.

Abraço,

Adventure, muito obrigado pela resposta. A panela que eu pretendo adquirir para fazer essa panela elétrica tem 36cm de diâmetro por 32 de altura. Eu utilizei essa planilha que o Guenther postou para me basear: https://docs.google.com/spreadsheet...piNnYydVRqUFEwUV9WMVJWNWc&usp=drive_web#gid=4

Com base nela, como vou produzir levas de 20 litros, para elevar de 20 a 70 graus os primeiros 15 litros de água, eu demoraria cerca de 30 minutos. Para elevar os 25 litros de mosto final de 50 para 100 graus, demoraria mais cerca de 50 minutos, isso utilizando uma resistência de 2000W. Acho que é um tempo bastante aceitável.

Guenther, muito obrigado, acho que vou utilizar uma dessas pra conectar a resistência então. Acho que os 2000w darão conta de ferver de forma satisfatória os 25 litros de mosto.

Muito obrigado!
Abraços!

Guenther, eu entendi quanto à questão de que a potência em watts da resistência cai para aproximadamente 1/3 da inicial se ela for 220V e ligarmos em 127V.

Mas e quanto à amperagem?

Por exemplo. Eu tenho uma resistência 220V de 3kw. A amperagem dela seria de 13,63A (3000/220). Se eu ligar esta resistência em 127V ela vai dar 999w de potência. Mas a amperagem mantém os mesmos 13,63A ou puxaria 23,62A (3000/127), ou ainda 7,86A (999/127)?

Guenther, eu entendi quanto à questão de que a potência em watts da resistência cai para aproximadamente 1/3 da inicial se ela for 220V e ligarmos em 127V.

Mas e quanto à amperagem?

Por exemplo. Eu tenho uma resistência 220V de 3kw. A amperagem dela seria de 13,63A (3000/220). Se eu ligar esta resistência em 127V ela vai dar 999w de potência. Mas a amperagem mantém os mesmos 13,63A ou puxaria 23,62A (3000/127), ou ainda 7,86A (999/127)?
Se a potência cai pra 999w, e ela está ligada em 127v, basta dividir 999/127 => 7.86 amperes.

Abraço,

Alguém sabe algum lugar em Pelotas ou Porto Alegre onde eu poderia comprar uma resistência de 2000w 220v com uns 30cm de diâmetro? Quanto será que sairia algo assim?

Sem querer abusar mas abusando, qual seria o controlador PID mais simples de instalar e utilizar para essa resistência? Existe algum que suporte 10 amperes?

Muito obrigado!
Abraços!

Alguém sabe algum lugar em Pelotas ou Porto Alegre onde eu poderia comprar uma resistência de 2000w 220v com uns 30cm de diâmetro? Quanto será que sairia algo assim?

Sem querer abusar mas abusando, qual seria o controlador PID mais simples de instalar e utilizar para essa resistência? Existe algum que suporte 10 amperes?

Muito obrigado!
Abraços!

Comprei essa semana passada: http://www.distherm.com.br/resisten...-circular-diametro-de-30cm-2kw-220v-inox.html

Prezados colegas de Brew!!!

Estou montando um sistema com resistências e surgiu uma dúvida.

Já estou com a panela e resistências, mas procurei muito na net e não achei nenhum lugar que mostra a ligação e/ou conector onde se ligam os fios elétricos, ou como se faz isso.

Se alguém tiver alguma foto ou indicação agradeço!!!

Attachments

• image.jpg
    image.jpg
    39.3 KB
O conector ou fio é colocado entre as 02 porcas que tem no parafuso, pela imagem os 02 conectores internos são de uma resistência e os 02 externos de outra, se você enviar a foto da resistência inteira fica mais fácil de confirmar se é isto mesmo.

É isso sim Alceu, só que não sei que tipo de conector que utilizo entre as porcas. Segue outra foto. Na verdade tirei foto de 2 resistências. Quanto as ligações ok, não tenho dúvidas. Mas queria saber se existe algum conector específico.

Attachments

• image.jpg
    image.jpg
    40.5 KB
Eu comprei um engate rápido que conecta no pino por uns 10 pila cada ... daí o fio vai nesse engate, facilitando muito para poder ficar conectando e desconectando em 10 segundos

Se precisar, me lembre fds que tiro foto e te mando

Robocop, se puder postar a foto destes engates eu serei grato! Quero ver se acho aqui em Curitiba!

Eu comprei um engate rápido que conecta no pino por uns 10 pila cada ... daí o fio vai nesse engate, facilitando muito para poder ficar conectando e desconectando em 10 segundos

Se precisar, me lembre fds que tiro foto e te mando

Buenas robocop, manda as fotos aí!!!!

Para levas de 50 litros .... se eu usar uma resistencia de 4000 ... eu conseguiria uma fervura ??? ja tenho ela .. nao queria comprar uma de 5000

Para levas de 50 litros .... se eu usar uma resistencia de 4000 ... eu conseguiria uma fervura ??? ja tenho ela .. nao queria comprar uma de 5000

Acho que sim, fervo em torno de 55L com uma resistencia de 3kw + 1 boca pequena do fogão normal.

Status
Not open for further replies.

Latest posts

Back