• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Resfriamento interno do fermentador. Gambiarra? Dúvidas e ideias.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bacana suas ilustrações. No compartimento inferior, levar em consideração que a área de dissipação aumenta muito, então precisará de mais pelties para compensar essa perda. Quanto ao gás, eu já tinha manifold e bomba de vácuo para instalar split. Então só tive que adquirir o maçarico MAP DAP, a garrafa de gás 134 e alguns poucos acessórios. Mas por 300 pilas ou pelo preço das ferramentas, voce pode comprar um purificador e usar o reservatório de água gelada para gelar seu fluído refrigerante.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Bom dia, boa tarde, Boa noite ou boa madrugada ... então Gu_Mazza vc que é engenheiro em eletricista as peltier trabalhando em 24volts em série tem melhor desempenho ? eu fiz um teste em série, mas a fonte é de 12v 20a aí a amperagem ficou com 3a na média, mas achei que ficou a mesma coisa o desempenho, então colando em 24v melhoraria ? mas e a amperagem ficaria em torno 2.50 amperes é isso mesmo ? pq essa peltier que tenho TEC 12706 diz que é de 60 watts, mas com 12v está dando em torno de 2,50 a3 amperes então ela é de 30 watts correto? vixxxi mutas perguntas né rsrsrsrs

Eu andei vendo uns testes e o melhor resultado que o cara chegou foi com 24V usando duas placas com as ligações elétricas em série e o sistema de aquecimento em serie tbm. EX: dissipador-quente / quente1 || frio1 / quente2 || frio 2 / dissipador-frio.

O semicondutor das peltiers trabalham com até 15V, então para potencia máxima teria que pelo menos chegar próximo a essa tensão, só que como o funcionamento está diretamente ligado a fatores elétricos e térmicos, dificilmente vc vai conseguir extrair os 10% de eficiência que elas supostamente tem. :D
Mas o segredo é isolar bem a parte quente da fria e resfriar bem a parte quente. O isolamento que é o ponto chave, por isso que eu não duvido que elas postas como o cara testou e lhe informei aqui, realmente tem uma melhora.

Eu também ja pensei em utilizar peltier, porém estava planejando algo diferente, para não ocupar muito espaço na geladeira pretendia colocar uma serpentina no congelador com formato tipo de radiador e uma serpentina direto no fermentador, assim poderia utilizar a geladeira de casa normalmente e um ou mais fermentadores fora da geladeira. Lógico que teria que haver adaptação para bomba de circulação válvulas solenoides e etc... Meio logo começo o projeto. Alguém ai já tentou isto?

Fiz alguns testes. Não deu muito certo, talvez precisasse melhorar o projeto. Eu estou usando um purificador de água dedicado para gelar e ainda com uma ventoinha no condensador para melhorar a eficiência. Tenha em mente que voce precisa gelar a água 8° abaixo da temperatura do fermentador, crítico para hora de maturar. Usar tubulações isoladas e o mais curto possível. No meu caso usei glicol na água de resfriamento para chegar o fermentador em 2°C. Cerca de 6 metros de serpentina para 50 litros é o suficiente, mas a serpentina precisa estar espandida e não concentrada para reduzir as chances de congelamento do mosto.

O purificador que estou usando. O cilindro de isopor é onde fica o reservatorio fechado para gelar água.
20180504_141130.jpeg

Back