Resfriamento fermentador cilindro conico 50 l

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Centec

Member
Joined
Nov 26, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Estou terminando minha montagem HERMS e me deparo com a dificuldade de conseguir resfriamento para o fermentador 50 l (indupropil).

Necessito minimo 45x45x90 de espaco util. Alguem que ja tem algo funcional se possivel compartilhar a experiência.

Estou a ponto de desistir do fermentador cilindro conico [emoji53]

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
A indupropil ja tem um kit proprio pra resfriamento (com glicol). Eu estou montando o meu, utilizando todas as conexoes em inox (eles usam algumas de plastico). Estou comprando as serpentunas na Eltz e as conexoes na china. Deve sair um pouco mais barato e do meu jeito

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Tenho um de 50l que estou usando uma geladeira para resfriamento. Comprei uns pedaços de placas PEAD e montei como base sobre a parte do motor. Coube perfeitamente o fermentador. Depois vou tentar mandar umas fotos.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Perfeito! Você desfez o congelador ? Se possivel mande a foto w modelo do refrigerador

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Nao, vou utilizar um ar-condicionado de janela 7500btu/h

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Perfeito! Você desfez o congelador ? Se possivel mande a foto w modelo do refrigerador

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Não desfiz o congelador, não. Vou chegar daqui a pouco em casa e mando a foto.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Pelo que entendi o problema é espaço, por conta disso também havia desistido dos cônicos. Mas um colega do fórum (Machado) publicou uma alternativa muito legal, apenas criando uma base pro fermentador que se encaixe no freezer ou geladeira, assim ajuda a reduzir o espaço ocupado. Futuramente vou fazer isso.
Se não viu a postagem está aí o link...

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5099709

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Pelo que entendi o problema é espaço, por conta disso também havia desistido dos cônicos. Mas um colega do fórum (Machado) publicou uma alternativa muito legal, apenas criando uma base pro fermentador que se encaixe no freezer ou geladeira, assim ajuda a reduzir o espaço ocupado. Futuramente vou fazer isso.
Se não viu a postagem está aí o link...

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5099709

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
O problema é eu conseguir uma geladeira no mercado. Qual o modelo desta? Sera que consegue 0 grau para maturar ?
Meu fermentador ja vem com suporte mas nao seria problema corta lo.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Aqui em casa chega em 0º. Quando está muito calor sofre um pouco, mas depois que chega consegue sustentar sem problema. As geladeiras que tenho e testei são ambas Consul: CRA36A e CRB39AB. Este último modelo, se não me engano, vi um post de um colega do fórum que usa um fermentador cônico da Indupropil de 75l, pois dá pra desencaixar o congelador, já que é Frost Free.
A base inferior fiz com placas e tarugos de PEAD que comprei sob medida no Mercado Livre.
4b93b255d514684a64d1147dd9bfcab6.jpg
c111a5998d96ccc2f5b4f78e9995b56a.jpg


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Perfeito ficou show! Nao sabia que a frost free o congelador era so desmontar, realmente nao ha serpentina... vou partir para uma dessas

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
Aqui em casa chega em 0º. Quando está muito calor sofre um pouco, mas depois que chega consegue sustentar sem problema. As geladeiras que tenho e testei são ambas Consul: CRA36A e CRB39AB. Este último modelo, se não me engano, vi um post de um colega do fórum que usa um fermentador cônico da Indupropil de 75l, pois dá pra desencaixar o congelador, já que é Frost Free.
A base inferior fiz com placas e tarugos de PEAD que comprei sob medida no Mercado Livre.
4b93b255d514684a64d1147dd9bfcab6.jpg
c111a5998d96ccc2f5b4f78e9995b56a.jpg


Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

@mferreira, ótima solução, ficou profissional!! hehehe.. estou indo na mesma linha da geladeira para o fermentador cônico, é complicado achar outra opção. Você poderia compartilhar com a gente as medidas utilizadas nas placas e canos de PEAD?
 
Aqui em casa chega em 0º. Quando está muito calor sofre um pouco, mas depois que chega consegue sustentar sem problema. As geladeiras que tenho e testei são ambas Consul: CRA36A e CRB39AB. Este último modelo, se não me engano, vi um post de um colega do fórum que usa um fermentador cônico da Indupropil de 75l, pois dá pra desencaixar o congelador, já que é Frost Free.
A base inferior fiz com placas e tarugos de PEAD que comprei sob medida no Mercado Livre.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Pode, por gentileza, compartilhar o anúncio do Mercado Livre?
 
@mferreira, ótima solução, ficou profissional!! hehehe.. estou indo na mesma linha da geladeira para o fermentador cônico, é complicado achar outra opção. Você poderia compartilhar com a gente as medidas utilizadas nas placas e canos de PEAD?

As medidas que utilizei são específicas para a geladeira que estou usando. Aconselho que você faça as medições na geladeira que você irá utilizar para ter certeza se estão corretas.
As medidas da peças que utilizei são as seguintes:
- (1x) Placa PEAD 510mm x 380mm x 20mm;
- (1x) Placa PEAD 500mm x 120mm x 20mm;
- (2x) Tarugos maciços PEAD 235mm x 40mm.

Na placa maior foi necessário fazer um rebaixo nas pontas para que o encaixe fosse perfeito. Esse rebaixo foi feito conforme a imagem em anexo.

Espero que ajude.
 

Attachments

  • 2017-03-13 07.48.48.jpg
    2017-03-13 07.48.48.jpg
    123.9 KB · Views: 35

Latest posts

Back
Top