Receita só com FWH e dry hopping... Dicas e sugestões!?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hopulado

Active Member
Joined
Jan 17, 2019
Messages
27
Reaction score
6
Location
Piracicaba
Fala Pessoal...

Partindo para minha segunda brassagem e queria fazer uma cerveja com o custo mais baixo possível mas com muito aroma e sabor.

A receita creio que não se enquadra em nenhum estilo:

90 litros

17kg de pale ale
250g de munich
80g de magnum no first wort
4 pacotes de us-05
500g de cascade no dry hopping por 7 dias

A pergunta que fica é se mesmo não colocando o cascade nos 15 e 5 minutos finais de fervura a cerveja vai ter um bom sabor com os 500g no dry hopping. Ela só vai ter aroma e pouco sabor?

Abraços!
 
Last edited:
Opa, b
Fala Pessoal...

Partindo para minha segunda brassagem e queria fazer uma cerveja com o custo mais baixo possível mas com muito aroma e sabor.

A receita creio que não se enquadra em nenhum estilo:

90 litros

17kg de pale ale
250g de munich
80g de magnum no first wort
4 pacotes de us-05
500g de cascade no dry hopping por 7 dias

A pergunta que fica é se mesmo não colocando o cascade nos 15 e 5 minutos finais de fervura a cerveja vai ter um bom sabor com os 500g no dry hopping. Ela só vai ter aroma e pouco sabor?

Abraços!

Boa tarde. Sua receita pode se encaixar numa Pale Ale. O FWH não dá amargor redondo igual todo mundo fala, para isso utilizw lúpulo com menor cohumulona. Fazer DH não influência em quase nada no sabor, mas sim predominantemente no aroma e até mesmo no amargor. Entretanto para um maior aproveitamento do próprio DH e ainda realçar o sabor de lúpulo, você deve considerar pegar parte desse lúpulo separado para o DH e usar no final da fervura, entre 20 minutos finais de fervura. Assim, provavelmente você terá um desempenho melhor no aroma do que usar tudo isso de DH. Por último, você não precisa de 7 dias, 3 dias é geralmente o suficiente para uma extração total.


Att.
 
Opa, b


Boa tarde. Sua receita pode se encaixar numa Pale Ale. O FWH não dá amargor redondo igual todo mundo fala, para isso utilizw lúpulo com menor cohumulona. Fazer DH não influência em quase nada no sabor, mas sim predominantemente no aroma e até mesmo no amargor. Entretanto para um maior aproveitamento do próprio DH e ainda realçar o sabor de lúpulo, você deve considerar pegar parte desse lúpulo separado para o DH e usar no final da fervura, entre 20 minutos finais de fervura. Assim, provavelmente você terá um desempenho melhor no aroma do que usar tudo isso de DH. Por último, você não precisa de 7 dias, 3 dias é geralmente o suficiente para uma extração total.


Att.

Como a ideia inicial é economizar ao máximo pensei que deixando todo cascade pra DH seria mais vantagem do que dividir para adicionar nos minutos finais de fervura. Porque mesmo sendo 500g de cascade no DH isso daria apenas 5,55 g/l de lúpulo, se colocar menos que isso acho que ia ficar muito discreto, posso estar errado, como disse é minha segunda brassagem e não tenho experiência.

Talvez então o ideal seria comprar mais lúpulo para adicionar nos minutos finais, mas qual seria uma quantidade mínima de cascade para usar que dê um sabor satisfatório/presente?

A ideia de usar lúpulo só FWH e DH é que muitas NEIPA são feitas assim e são bem saborosas, mas pode ser que depende da qualidade e variedade do lúpulo.... quero usar o cascade pelo preço e pelos depoimentos de muitos HB.
 
Agora a minha pergunta de sempre:

Por que fazer testes com lotes tão grandes ?

Faça 90l quando tiver uma receita e um processo sólidos.

E por que de 250g de munich em um grist de 17kg ?

Quanto a lupulagem, tenho feito cada vez mais APAs com adições de 5 ou de 0 min somente. As vezes com pequenas correções em FHW para subir um pouco o amargor.
 
Agora a minha pergunta de sempre:

Por que fazer testes com lotes tão grandes ?

Faça 90l quando tiver uma receita e um processo sólidos.

E por que de 250g de munich em um grist de 17kg ?

Quanto a lupulagem, tenho feito cada vez mais APAs com adições de 5 ou de 0 min somente. As vezes com pequenas correções em FHW para subir um pouco o amargor.

Boas perguntas....hehehehe

a questão do lote grande é porque vou dividir em 3 pessoas... e temos certa urgência não dando tempo para testes, sei que não é o correto, por isso perguntei aqui se alguém fez ou faz somente esses tipos de adições.

o Munich era só para dar uma cor... pelo menos no BS deu uma pouca diferença.
 
Como a ideia inicial é economizar ao máximo pensei que deixando todo cascade pra DH seria mais vantagem do que dividir para adicionar nos minutos finais de fervura. Porque mesmo sendo 500g de cascade no DH isso daria apenas 5,55 g/l de lúpulo, se colocar menos que isso acho que ia ficar muito discreto, posso estar errado, como disse é minha segunda brassagem e não tenho experiência.

Talvez então o ideal seria comprar mais lúpulo para adicionar nos minutos finais, mas qual seria uma quantidade mínima de cascade para usar que dê um sabor satisfatório/presente?

A ideia de usar lúpulo só FWH e DH é que muitas NEIPA são feitas assim e são bem saborosas, mas pode ser que depende da qualidade e variedade do lúpulo.... quero usar o cascade pelo preço e pelos depoimentos de muitos HB.


Como eu acabei de dizer, o FWH é lenda, se usam ele em NEIPA estão usando sem motivo. As técnicas de NEIPA para você atingir o que pretende é dar uma base de uns 20 IBU no começo da fervura e fazer todo o resto da adição nos 20/15 minutos finais, pode fazer o hopbomb a vontade, muitos dizem tirar bom proveito da biotransformação, então começam a fazer o "DH" no momento em que cerveja vai para o fermentador. Não existe regra para adição final, tudo vai depender do que você busca.

No seu caso eu diria pra você fazer uma receita menor e melhor estruturada, é melhor 45 L de uma cerveja realmente boa e planejada do que 90 L de "foi isso aí que saiu". Aumente o tanto de Munich, reduza o Pale Ale, mire em 1,050 de OG e 1,012/1,014 de FG, após isso garanta 15 IBU com o magnum em 60 min. Aí nos 15 minutos finais busque mais 35 de IBU fazendo adições continuas de cascade. Divida o restante do lúpulo, guarde cerca 100/150 para o primeiro DH, o resto você divide meio a meio, uma parte você adiciona no fermentador antes da fermentação começar, e outra parte você faz um DH secundário depois do descanso do diacetil. Pronto, você terá uma cerveja muito mais complexa e interessante do que essa que você quer fazer. E um detalhe fazer 90 Litros dá trabalho e exige bastante cuidado, embora em tese fazer 10 Litros e 1000 seja a mesma coisa, o resultado de pequenos problemas aumentam demais.
 
Last edited:
Agora a minha pergunta de sempre:

Por que fazer testes com lotes tão grandes ?

Faça 90l quando tiver uma receita e um processo sólidos.

E por que de 250g de munich em um grist de 17kg ?

Quanto a lupulagem, tenho feito cada vez mais APAs com adições de 5 ou de 0 min somente. As vezes com pequenas correções em FHW para subir um pouco o amargor.

Eu consigo responder a perguntar dos 250 de munich: O cara é minimalista. hahaha
 
Pô galera.... sem palavras, usando os mesmos ingredientes e mesma quantidade vi que tem como melhorar muito essa cerveja. Agradeço demais!!! vou repensar aqui e discutir com os outros dois que vão fazer comigo. Vocês são fera!!
 
@Hopulado para tu ter uma ideia, esta foi a Rye IPA que fiz este sábado passado (em paralelo com um Irish Dry Stout)

Agora que já terminou a fermentação, acredito que deva adicionar além do LemmonDrop um outro lúpulo no DH pois a amosta me pareceu não muito amarga, apesar de no cálculo estar em uma faixa de IPA. O picante e o corpo do centeio está encobrindo o sabor e o amargor do lúpulo. Vamos ver se com o o aroma consigo equilibrar.

Master_Yoda (American IPA)

Original Gravity (OG): 1.058 (°P): 14.3
Final Gravity (FG): 1.012 (°P): 3.1
Alcohol (ABV): 6.08 %
Colour (SRM): 6.2 (EBC): 12.2
Bitterness (IBU): 44.1 (Tinseth - No Chill Adjusted)

50% German - Pilsner
33.33% German - Munich Light
16.67% German - Rye

0.5 g/L (10g) Herkules (15.9% Alpha) @ 60 Minutes (First Wort)
1.2 g/L (25g) LemonDrop (5.5% Alpha) @ 5 Minutes (Boil)
1.2 g/L (25g) Mandarina Bavaria (8.9% Alpha) @ 5 Minutes (Boil)
1.2 g/L (25g) LemonDrop (5.5% Alpha) @ 4 Days (Dry Hop)


Single step Infusion at 65°C for 60 Minutes. Boil for 60 Minutes

Fermented at 18°C with Safale - American Ale Yeast US-05


Recipe Generated with Brewer's Friend
 
@Hopulado para tu ter uma ideia, esta foi a Rye IPA que fiz este sábado passado (em paralelo com um Irish Dry Stout)

Agora que já terminou a fermentação, acredito que deva adicionar além do LemmonDrop um outro lúpulo no DH pois a amosta me pareceu não muito amarga, apesar de no cálculo estar em uma faixa de IPA. O picante e o corpo do centeio está encobrindo o sabor e o amargor do lúpulo. Vamos ver se com o o aroma consigo equilibrar.

Master_Yoda (American IPA)

Original Gravity (OG): 1.058 (°P): 14.3
Final Gravity (FG): 1.012 (°P): 3.1
Alcohol (ABV): 6.08 %
Colour (SRM): 6.2 (EBC): 12.2
Bitterness (IBU): 44.1 (Tinseth - No Chill Adjusted)

50% German - Pilsner
33.33% German - Munich Light
16.67% German - Rye

0.5 g/L (10g) Herkules (15.9% Alpha) @ 60 Minutes (First Wort)
1.2 g/L (25g) LemonDrop (5.5% Alpha) @ 5 Minutes (Boil)
1.2 g/L (25g) Mandarina Bavaria (8.9% Alpha) @ 5 Minutes (Boil)
1.2 g/L (25g) LemonDrop (5.5% Alpha) @ 4 Days (Dry Hop)


Single step Infusion at 65°C for 60 Minutes. Boil for 60 Minutes

Fermented at 18°C with Safale - American Ale Yeast US-05


Recipe Generated with Brewer's Friend

Mesmo no auge de toda minha inexperiência posso crer que deve ficar bem complexa essa cerveja. Preciso experimentar essas receitas para poder aprender novos sabores e graus de complexidade. Como estou começando, parti para o básico que agrada meu paladar e depois pretendo ir aumento o grau de complexidade e dificuldade em futuras receitas. Depois manda o resultado aqui...
 
Mesmo no auge de toda minha inexperiência posso crer que deve ficar bem complexa essa cerveja. Preciso experimentar essas receitas para poder aprender novos sabores e graus de complexidade. Como estou começando, parti para o básico que agrada meu paladar e depois pretendo ir aumento o grau de complexidade e dificuldade em futuras receitas. Depois manda o resultado aqui...

@Hopulado Minha intenção foi monstra a questão de quantidades para serem significativas em alguns estilos.

Não é assim uma das coisa mais complexas de sabor esta receita, pois a partir do pilsen, só o munich e o centeio estão adicionando alguma coisa.

Para quem está começando, sugiro sempre a simplicidade das SMaSH´s (Single malt, single hop) ou mesmo o grist de pilsen/Melano 80 (5~10%). Sempre dou o conselho de fazer pouca quantidade em muitas vezes. Dá trabalho, incomoda, mas ensina muito. Faço cerveja a mais de 3 anos e ainda fico nos meus lotes de 20~30l, repetindo /aprimorando receitas ou fazendo testes e novidades. Meu maior lote foi de 40l agora para o verão. Esta experiência de muitas brassagens me deixa confortável até para fazer, como no ultimo final de semana, duas brassagens simultâneas (2x 20l) de receitas distintas sozinho.
 
Aumente o tanto de Munich, reduza o Pale Ale, mire em 1,050 de OG e 1,012/1,014 de FG, após isso garanta 15 IBU com o magnum em 60 min. Aí nos 15 minutos finais busque mais 35 de IBU fazendo adições continuas de cascade. Divida o restante do lúpulo, guarde cerca 100/150 para o primeiro DH, o resto você divide meio a meio, uma parte você adiciona no fermentador antes da fermentação começar, e outra parte você faz um DH secundário depois do descanso do diacetil

Apenas para corroborar a indicação do amigo:
Uma das coisas que me ajudou muito no aprender a fazer receitas, além de conhecer cada ingrediente e cada processo, foi pegar receitas consagradas e famosas, e entender o porquê delas.
Se você pegar, por exemplo, a receita da Punk IPA da Brewdog, vai ver que eles usam de lúpulo: 10% start (60m); 10% middle (30m a 20m); 20% end (15m a 0m); 60% dry-hop (que já é uma bomba!)
Sua receita está com 14% de FWH e 86% de DH
Particularmente eu prefiro equilibrar os lúpulos finais com o DH (quando é uma IPA, ou similar).
Normalmente eu uso 15% (60m); 20% (20m); 20% (0m); 45% (DH).
Claro que cada caso é um caso e Alpha-Ácido e a Cohumulona influenciam muito nesse cálculo.
Já tive deficiências em algumas cervejas que, para mim, estavam sem sabor ou aroma, que eu julgo ser por falta de equilíbrio entre os lúpulos.
Meus 2 centavos...
 
Mesmo no auge de toda minha inexperiência posso crer que deve ficar bem complexa essa cerveja. Preciso experimentar essas receitas para poder aprender novos sabores e graus de complexidade. Como estou começando, parti para o básico que agrada meu paladar e depois pretendo ir aumento o grau de complexidade e dificuldade em futuras receitas. Depois manda o resultado aqui...

Deixa eu te dar uma ideia, complexidade de receita não é necessariamente complexidade de processo, tenha isso em mente. É possível ter um processo complexo para a receitas simples e processos simples para receitas complexas. Por exemplo, uma das NEIPAS que fazemos é altamente complexa na receita, mas a produção toda é bem simples, incluindo as adições de lúpulos que requerem apenas atenção. Por outro lado outro lado temos uma black IPA cuja receita em si é simples, mas o processo é bem complicado por se tratar de um pseudo-parti-gyle meio bizarro que a gente criou para aproveitar todos os lúpulos e parte do malte da NEIPA.

Por conta disso, a dica que eu te dou é: Se você quer aumentar a complexidade da receita você deve manter seu processo simples, se quer deixar seu processo mais complexo, deixe a receita simples. Quando você pegar experiência aí você parte para receitas complexas com processos complexos.

Att.
 
Bom Pessoal,

Fiz a brassagem hoje e houveram muitas mudanças e improvisos.

A loja que compro os insumos deu 100g do lúpulo Polaris pra usar na receita e participar de um concurso onde vai escolher a melhor cerveja usando lúpulo Polaris para utilizarem a receita como base do próximo curso que eles ministram aqui em piracicaba.

Como a idéia inicial era fazer uma cerveja muito aromática e saborosa de baixo custo é claro que a possibilidade de usar lúpulo de graça foi aceita sem pensar muito.

Mas aí começou a mudança repentina e radical de rumo. A idéia inicial como descrevi no começo do tópico eram 90 litros de cerveja com 100g de magnum no FWH e 500g de cascade de DH.

Resolvemos usar esses 100g de Polaris (alfa ácido de 25% e 4,5ml de óleos totais) no Whirpool e dividir esses 90 litros em dois fermentadores. Um ficou com 55 Litros e outro com os 35 litros restantes para fazermos duas cervejas bem diferentes.

Inicialmente seriam fervidos 70 litros de mosto e completados com água no fermentador até os 90 litros.

Como resolvemos separar em dois fermentadores fizemos a diluição do mosto pós fervura de forma diferentes. O tanque que ficou com 55 Litros deixamos a densidade em 1062 e o tanque comas 35 litros deixamos a densidade em 1032.

Além disso faremos um DH diferente em cada tanque. O tanque com 55 Litros que ficou com a densidade de 1062 colocaremos 300g de Cascade e o tanque com 35 litros com densidade de 1032 colocaremos 200g de Chinook.

Um detalhe, um dos termostatos de uma das geladeiras parou de funcionar logo que ligamos e tivemos que usar um só termostato para duas geladeiras.

Como disse todo planejamento foi por água abaixo... foi uma prova de nervos mudar tudo de última hora, mas acho que no fim das contas deu tudo muito certo:

- Consegui colocar uma adição tardia sem custos para melhorar o sabor de uma cerveja que só teria DH

- Ficar provavelmente com duas cervejas muito diferentes

- Aprender a lidar com imprevistos e resolver problemas com muita paciência e reflexão em momentos de crise.

Enfim, esse foi mais um desabafo e um momento de compartilhar as experiências que passamos.

Claro que ficam muitas dúvidas: Esse lúpulo Polaris é bom para usar no Whirpool? Será que com uma OG de 1030 vou ficar com uma cerveja muito seca ou sem graça? Vou ter problemas com um só termostato para as duas geladeiras? E por aí vai...

Obs: no tanque de 55 Litros foram 3 pacotes de us-05 e no de 35 litros foram 2 pacotes de us-05
 
Pra fazer cerveja de melancia, qual lúpulo combina, alguém sabe informar.

Meu caro, sua pergunta é muito genérica. O que vc espera de sua cerveja? Leve, seca, alto drinkability?

Em geral, fruit biers são cervejas leves e resfrescantes. Para ter uma cerveja assim, temos que pensar não só no lúpulo, mas no mal e no fermento.

Eu estou avaliando fazer uma cerveja de melancia. Já fiz com uma ipa com Maracujá, witbiers, e usei outras especiarias. Nem tudo que a gente planeja da certo. Mas planejar é preciso... como te disse, primeiro é preciso ter uma ideia do que se quer.

Na minha ideia para uma fruit com melancia é usar um grist de maltes discretos, Pilsen/trigo/pale Ale. Os lúpulos também discretos e que combinem com a fruta, Galaxy e HULL MELON cairiam bem. Fermento escolheria um neutro, us-05, ou s-04, que vai dar um caráter frutado, contribuindo com a melancia... Enfim... São muitas questões ao se elaborar uma receita.

Espero ter ajudado.
 
Meu caro, sua pergunta é muito genérica. O que vc espera de sua cerveja? Leve, seca, alto drinkability?

Em geral, fruit biers são cervejas leves e resfrescantes. Para ter uma cerveja assim, temos que pensar não só no lúpulo, mas no mal e no fermento.

Eu estou avaliando fazer uma cerveja de melancia. Já fiz com uma ipa com Maracujá, witbiers, e usei outras especiarias. Nem tudo que a gente planeja da certo. Mas planejar é preciso... como te disse, primeiro é preciso ter uma ideia do que se quer.

Na minha ideia para uma fruit com melancia é usar um grist de maltes discretos, Pilsen/trigo/pale Ale. Os lúpulos também discretos e que combinem com a fruta, Galaxy e HULL MELON cairiam bem. Fermento escolheria um neutro, us-05, ou s-04, que vai dar um caráter frutado, contribuindo com a melancia... Enfim... São muitas questões ao se elaborar uma receita.

Espero ter ajudado.
 
Na verdade, estou começando agora. E, não tenho uma idéia precisa de como fazer a cerveja, mas, sua resposta ajudou muito, abriu um norte que pretendo seguir. Só fiz uma brassagem até agora: uma ipa Brut. Já salvei sua orientação para usar quando for fazer a cerva de melancia.
Muito obrigado, pela informação
20190118_174522.jpg
 
Bom Pessoal,

Fiz a brassagem hoje e houveram muitas mudanças e improvisos.

A loja que compro os insumos deu 100g do lúpulo Polaris pra usar na receita e participar de um concurso onde vai escolher a melhor cerveja usando lúpulo Polaris para utilizarem a receita como base do próximo curso que eles ministram aqui em piracicaba.

Como a idéia inicial era fazer uma cerveja muito aromática e saborosa de baixo custo é claro que a possibilidade de usar lúpulo de graça foi aceita sem pensar muito.

Mas aí começou a mudança repentina e radical de rumo. A idéia inicial como descrevi no começo do tópico eram 90 litros de cerveja com 100g de magnum no FWH e 500g de cascade de DH.

Resolvemos usar esses 100g de Polaris (alfa ácido de 25% e 4,5ml de óleos totais) no Whirpool e dividir esses 90 litros em dois fermentadores. Um ficou com 55 Litros e outro com os 35 litros restantes para fazermos duas cervejas bem diferentes.

Inicialmente seriam fervidos 70 litros de mosto e completados com água no fermentador até os 90 litros.

Como resolvemos separar em dois fermentadores fizemos a diluição do mosto pós fervura de forma diferentes. O tanque que ficou com 55 Litros deixamos a densidade em 1062 e o tanque comas 35 litros deixamos a densidade em 1032.

Além disso faremos um DH diferente em cada tanque. O tanque com 55 Litros que ficou com a densidade de 1062 colocaremos 300g de Cascade e o tanque com 35 litros com densidade de 1032 colocaremos 200g de Chinook.

Um detalhe, um dos termostatos de uma das geladeiras parou de funcionar logo que ligamos e tivemos que usar um só termostato para duas geladeiras.

Como disse todo planejamento foi por água abaixo... foi uma prova de nervos mudar tudo de última hora, mas acho que no fim das contas deu tudo muito certo:

- Consegui colocar uma adição tardia sem custos para melhorar o sabor de uma cerveja que só teria DH

- Ficar provavelmente com duas cervejas muito diferentes

- Aprender a lidar com imprevistos e resolver problemas com muita paciência e reflexão em momentos de crise.

Enfim, esse foi mais um desabafo e um momento de compartilhar as experiências que passamos.

Claro que ficam muitas dúvidas: Esse lúpulo Polaris é bom para usar no Whirpool? Será que com uma OG de 1030 vou ficar com uma cerveja muito seca ou sem graça? Vou ter problemas com um só termostato para as duas geladeiras? E por aí vai...

Obs: no tanque de 55 Litros foram 3 pacotes de us-05 e no de 35 litros foram 2 pacotes de us-05


meu caro @Hopulado

Estava acompanhando o tópico e li seu desabafo....bem, vou ver se contribuo um pouco.

Também estou na onda de economizar um pouco, até porque os insumos estão caros, mas isso não nos impede de fazer ótimas cervejas.
Faço cerveja desde 2013, comecei com 20l, subi para 30l, depois pra 60l, e agora faço em torno de 27l por leva (10% para o headspace). Planejo bem minhas cevas, e aprendo muito com os erros. A história de que fazer 10l e 100l é a mesma coisa, uma pinóia! Os processos evidentemente são os mesmos, mas como faço tudo sozinho, é muito mais trabalhoso fazer levas grandes. Além da responsabilidade da coisa 'dar certo', senão vc acaba tendo um bom prejuízo (Fiz duas levas 60l que ficaram muito meia-boca, pro meu gosto, por sorte os amigos gostaram!). Fazer levas em panela acima de 60l exige muito mais cuidado. A inércia térmica, por exemplo, na mostura é um problema sério. Já caguei uma cerveja por conta disso...vc desliga o fogo e a temperatura continua subindo, subindo, subindo... Por isso, a minha dica, com base na minha experiência, é fazer levas pequenas, de até 30l, até arredondar a receita. Sei que outras pessoas também falaram isso aqui no tópico, e nunca é demais lembrar. Em levas pequenas vc tem oportunidade de ousar e experimentar...em levas grandes vc fica na 'obriga' de ter que dar certo. Nesse caso, o ideal seria fazer uma leva grande quando vc já tiver domínio de todos os processos em levas menores... e isso inclui repetir receitas, até elas saírem mais próximas do que vc espera. Por exemplo, fiz minha primeira NEIPA mês passado, com correção de água, e tudo mais...mas preciso melhorar muita coisa ainda.

Sobre as proporções, segue a dica do @Bier_Moench ... Cada adição/proporção/tempo tem um propósito específico. Eu sempre procuro equilibrar também. Não precisa seguir a risca, mas é bom pra termos um norte.

Sobre o Polaris, eu já tive uma experiência com ele. Peguei um de 21% de AA e usei para aroma no Dry Hop. Não deu a tal 'bala de hortelã', que fala no guia da Barth Hass. Porém, eu usei uma água muito desmineralizada, e sem correção, o que pode ter disfarçado o aroma. Já usei ele no amargor também, inclusive nessa NEIPA que comentei. Gostei do resultado, não ficou com o harsh, até pq ele tem um índice baixo de Cohumulona (<30%). Mas é preciso ter cuidado. Como vc usou no Wirlpool, é preciso saber se seu resfriamento foi rápido ou lento (até 30 min, ok... acima (> 40min) pode ter perdido muito aroma!). E 100 g em 90l no wirlpool acho pouco. Vc pode ter desperdiçado ele aí. Eu deixaria para colocá-lo no Dry-hop da leva menor (35 l), e só ele, daria umas 3g/l, que é uma boa razão para o DH. E tb para vc conhecê-lo melhor,...vá que ele te surpreenda. Sei que quando temos que fazer ajustes aos 47:30 do segundo tempo é complicado.... e é aí que entra a experiência.

'Um detalhe, um dos termostatos de uma das geladeiras parou de funcionar logo que ligamos e tivemos que usar um só termostato para duas geladeiras.'

Aí também ferrou!!!! O processo de fermentação aumenta a temperatura do líquido... e o valor que vc tem dentro do fermentador é mais alto do que a temperatura externa do ambiente. O ideal é colar o sensor no balde e isolar com fita isolante e/ou um pedaço de isopor. Não entendi muito bem como ficou, pois o Tic tem um sensor só, e vc vai ter que colocá-lo em uma geladeira, mas vc tem duas.... Enfim... volumes diferentes, com temperaturas diferentes... talvez vc devesse se preocupara com a leva maior, para não perdê-la, e deixar a menor nas mãos de Deus....

...até porque, para a leva menor, um OG de 1030 vai te dar uma FG de 1005, com us-o5, se tudo correr bem com a fermentação. Sem querer desanimar, mas vai ser uma cerveja sem 'gracinha'. Ela vai te dar um teor alcoólico de 3,2% na melhor das hipóteses....(atenuação de 81% do US-05). Se ficar muito ruim, vou te dar uma dica que já fiz... prepara um candy sugar (pode ser claro, pra não influenciar a cor) e refermenta ela. Ou então, joga uma Enzima para Brut IPA - 'Attenuzyme' e seca ela ao máximo!!! (Isso eu nunca fiz, mas talvez fizesse!) Vai ficar com uns 5,7 de teor alcoólico. Mas isso deve ser feito no terceiro dia de fermentação.

Enfim meu caro, boa sorte, e nos dê um feedback
 
Na verdade, estou começando agora. E, não tenho uma idéia precisa de como fazer a cerveja, mas, sua resposta ajudou muito, abriu um norte que pretendo seguir. Só fiz uma brassagem até agora: uma ipa Brut. Já salvei sua orientação para usar quando for fazer a cerva de melancia.
Muito obrigado, pela informação View attachment 121672

Legal meu caro, só uma dica se estás começando agora.... fazer cervejas mais simples, o que não significa deixar de fazer ótimas cervejas. Vc já começou mandando ver com uma Brut IPA personalizada e tudo mais...muito legal... Só que adição de frutas na cerveja requer um pouco de prática, especialmente no processo de fermentação/maturação, que é crucial. Enfim, só uma contribuição.....

Sucesso!
 
Last edited:
Cara.... muito obrigado pela ajuda!

Foi bem complicado mesmo fazer essa quantidade grande, principalmente a questão da temperatura e concentração do mosto variando de acordo com a estratificação da panela.

Sobre o Polaris, consegui baixar rápido a temperatura usando gelo no outro chiller e creio que pegou bem o sabor e um pouco de amargor tb.

Creio que o principal está sendo usar só um TIC para duas geladeiras ... no dia da brassagem coloquei o sensor no barril menor e numa geladeira mais fraca, pensando que uma geladeira mais forte seria mais indicada para a leva maior. Aconteceu que no dia seguinte à leva maior tava com 14 graus e a menor nos 18, a leva maior nada de bolhas até o fim de tarde de hohe quando vi e a leva menor borbulhando a toda. Hoje ja está colado com isolante térmico na leva maior. Mas o que está acontecendo é que como tem o volume muito maior demora mais para esfriar ou aquecer e com isso o outro barril está variando muito a temperatura, entre 16 a 22 graus creio eu. Já andei a cidade inteira e pedi emprestado para amigos mas ainda não consegui. Vou comprar amanhã no ML. A leva menor era para ser tipo uma summer ale mesmo mas não com 1030, queria 1040 mas agora já foi, acho que não vou mexer mais.

Agradeço demais as dicas e sugestões, vou reportando aqui os desdobramentos e outras dúvidas que surgirem.
 
Na verdade, estou começando agora. E, não tenho uma idéia precisa de como fazer a cerveja, mas, sua resposta ajudou muito, abriu um norte que pretendo seguir. Só fiz uma brassagem até agora: uma ipa Brut. Já salvei sua orientação para usar quando for fazer a cerva de melancia.
Muito obrigado, pela informação View attachment 121672




Olá.. um ótimo artigo sobre uso de frutas na cerveja.

www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-fazer-fruit-beer/amp/


Sugiro apenas que dá próxima vez, abra um novo tópico no blog, específico do assunto, para que outras pessoas possam ver e contribuir TB ;)
 
Cara.... muito obrigado pela ajuda!

Foi bem complicado mesmo fazer essa quantidade grande, principalmente a questão da temperatura e concentração do mosto variando de acordo com a estratificação da panela.

Sobre o Polaris, consegui baixar rápido a temperatura usando gelo no outro chiller e creio que pegou bem o sabor e um pouco de amargor tb.

Creio que o principal está sendo usar só um TIC para duas geladeiras ... no dia da brassagem coloquei o sensor no barril menor e numa geladeira mais fraca, pensando que uma geladeira mais forte seria mais indicada para a leva maior. Aconteceu que no dia seguinte à leva maior tava com 14 graus e a menor nos 18, a leva maior nada de bolhas até o fim de tarde de hohe quando vi e a leva menor borbulhando a toda. Hoje ja está colado com isolante térmico na leva maior. Mas o que está acontecendo é que como tem o volume muito maior demora mais para esfriar ou aquecer e com isso o outro barril está variando muito a temperatura, entre 16 a 22 graus creio eu. Já andei a cidade inteira e pedi emprestado para amigos mas ainda não consegui. Vou comprar amanhã no ML. A leva menor era para ser tipo uma summer ale mesmo mas não com 1030, queria 1040 mas agora já foi, acho que não vou mexer mais.

Agradeço demais as dicas e sugestões, vou reportando aqui os desdobramentos e outras dúvidas que surgirem.



Qual foi o resultado do aroma na cerveja que levou polaris no whirpool? Pode descrever?
 
Back
Top