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Projeto BIAB elétrico

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Quem não tem cão, caça com gato né?! haha
O importante é ser funcional e ficou bom sim.
:rockin:
 
É, realmente... Mas já to mudando algumas coisas, acho que colocar a caixa de controle no banquinho não vai ficar funcional... Vou ter mais flexibilidade se estiver solta...

Já a bomba e a panela, sim continuam no banquinho...
 
Depois de um mês de espera, finalmente o REX chegou no correio (sujeito a fiscalização)

De certo vai mais um mês ainda até chegar lá em casa... =\
 
Tic17 funcionando perfeitamente, tanto pra esfriar quanto pra "esquentar"...

Valeu pelo esquema Guenther
 
Depois de mais de um mês de espera chegou o REX e a bomba! Quero montar o esquema pra tentar testar esse fds!

Ainda não chegou o k-probe de inox que eu pedi nem o dimmer, mas a agonia não vai me deixar esperar hehehhehe
 
Ao menos já da pra montar o controlador, é só prever o espaço pro dimmer.
As minhas coisas ainda estão no Sweden Post.
"22/03/14 18:00 Order departed on flight from origin"
Acho que não vai chegar nunca, haha.

Boa sorte na montagem!

Aproveitando o ensejo. É possível emendar o cabo do Termopar (uns 10cm no máximo) ou vai causar alteração na medição?
Pensei em instalar com algum plug na caixa do controlador, assim eu poderia conectar e desconectar de forma prática.
 
Pois é james essa agonia quando o troço não chega é triste... Vou montar com um espaço pro dimmer mesmo e tocar pau...

Quanto essa tua dúvida do termopar, tb queria saber...

Vai ser um saco cada vez desconectar o bixo sempre que quiser lavar a panela, etc...
 
Putz esse final de semana estava empolgadossimo pra montar o equipamento e fazer uma cervejinha e não deu!

Tentei usar esses dois esquemas ImageUploadedByTapatalk1396820589.182444.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396820602.371506.jpg

Mas não deu jeito... Perdi o sábado todo e nada...

Mexi nas ligações várias vezes e a algumas vezes funcionava o controlador e não o relê... Outra não funcionava nada, outra funcionava o relê e o controlador.... O esquema um mesmo não acendia nada

A única coisa que nunca funcionava era a maldita resistência...

Será que eu fiz alguma ligação errada na resistência? Ligando ela na tomada de 20 ampères, o disjuntor, tb de 20, caia direto!

Enfim, foi um final de semana de total decepção! Além disso ainda me queimou a fonte da bomba... Só alegria...

Só me restou beber cerveja já que fazer não deu...

Estou pensando em usar esse esquema aqui que me pareceu mais simples...

ImageUploadedByTapatalk1396821003.527743.jpg
 
Caro frkleal, adaptei o controlador dentro de uma caixinha de MDF dessas de artesanato
 
Que tipo de controlador você está usando e como fez as ligações dele com a resistência?

Eu nem estou pensando muito na caixa agora... Quero é fazer funcionar primeiro
 
Frkleal. Também tinha visto esses esquemas e olhando no manual do rex do site, as conexões são diferentes lá. Pode ter sido somente isso?

Não entendi exatamente qual o problema que vc teve. (Na verdade acho que teve todos os possíveis né? :confused:)

O PID ligava mas não mandava sinal pro SSR? (os dois tem luz indicadora).

Com 4000w da resistência + as outras coisas mesmo que pouco relevantes vc estará usando quase 19A. Esse disjuntor que estava caindo estava sendo usado exclusivamente para o controlador? Qualquer outra coisa ligada na mesma rede vai derrubar o disjuntor, com certeza.
 
Provavelmente seja isso mesmo. Só a resistência já está no limite de carga, caso tenha outras cargas no mesmo disjuntor é certo que ele desarmara.
 
Pois é, acho que era isso mesmo james... Além da panela estavam ligadas luminárias e um aquário, coisa de uns 200w no total... Bem na estica mesmo

Mas tive todos os problemas possíveis...

Teve um dos esquemas onde consegui ligar o pid e o SSR... Tudo certinho, só não deu mesmo foi a resistência...

Hoje eu vou testar em casa com uma lâmpada no lugar da resistência... Vamos ver qq da...
 
Pessoal, uma pequena dúvida.

Estou partindo pra um PID também. Achei no DX três tipos:

REX-C100
http://www.dx.com/p/rex-c100-k-type...troller-black-ac-100-240v-294777#.Uz78OVel2WY

REX-C700
http://www.dx.com/p/digital-temperature-controller-66334#.Uz7711el2WY

REX-C900
http://www.dx.com/p/rex-c900-intelligent-temperature-controller-black-199821#.Uz786Fel2WY

Alguém sabe dizer qual seria a diferença entre os três, e qual o ideal para escolher?

Abraços!

E ai Guilherme, tudo certo!

Cara, não sou nem de longe a melhor pessoa pra te ajudar, mas vou tentar pra nao te deixar sem resposta alguma.

Dos links que vc me passou, somente o C-100 tem saida pra SSR, os outros vc teria que usar uma fonte ou fazer uma adaptação.

o C-100
É 220/110, tem saída pra SSR

O C-700
É 220/110, mas não trem saída pra SSR, então vc poderá usar uma contatora barulhenta ou usar uma fonte 12 v para o SSR. Ainda é possível fazer uma modificação na saída relay para ssr. O C-700 tem de vantagem controlar dois dispositivos.

O C-900 além de ser 24v não tem saída para SSR. Não tenho mais informações sobre ele.

Ps1.: Vi somente estes que vc passou, mas todos eles tem versões.
Ex.: o C-100 tem versão para SSR, Relay, etc.

Ps2.: Comprei este mesmo C-100 do DX. Deve chegar nos próximos dias, se não tiver tanta pressa, eu confirmo se veio conforme mostra a imagem mesmo. (SSR e 220/110V)
 
Pois é, acho que era isso mesmo james... Além da panela estavam ligadas luminárias e um aquário, coisa de uns 200w no total... Bem na estica mesmo

Mas tive todos os problemas possíveis...

Teve um dos esquemas onde consegui ligar o pid e o SSR... Tudo certinho, só não deu mesmo foi a resistência...

Hoje eu vou testar em casa com uma lâmpada no lugar da resistência... Vamos ver qq da...

Certo. o SSR estava abrindo, e mesmo assim a resistência não ligava?
Sabendo que sua resistência funciona e o controlador estava enviando comando para abrir o SSR (da pra confirmar isso no led do SSR), penso em duas possibilidades: O SSR está com defeito ou o circuito não está fechando.
Com um multímetro faça uma medição primeiro na entrada do SSR e o neutro da entrada do controlador. Estando OK. Refaça o mesmo teste usando mas com o neutro o mais próximo possível da resistência.
Confirmando que está tudo certo, faça o mesmo teste na saída do SSR (com ele aberto é claro) e reze.
 
Outra coisa...Se o disjuntor estava caindo em um momento que a resistência não estava ligando, então é provável que vc tenha curto circuito em algum lugar. Sugiro que reveja seu projeto.
 
James o disjuntor só caia quando a resistência era ligada na tomada diretamente...

Mas mesmo quando o sistema todo funcionou, controlador
e SSR ligados, nada da resistência funcionar e nem do disjuntor cair...

Sei lá cara, como eu disse, vou desfazer tudo e começar de volta usando uma lâmpada no lugar da resistência se funcionar, o meu problema deve ser só a tomada..

Já vou chamar um eletricista pra me fazer uma de 32a só pra isso
 
Aproveitando, james, você que já conseguiu ligar a resistência, tem algum segredo pra fazer a instalação ou é só ligar os fios mesmo em cada um dos polos?
 
E ai Guilherme, tudo certo!

Cara, não sou nem de longe a melhor pessoa pra te ajudar, mas vou tentar pra nao te deixar sem resposta alguma.

Dos links que vc me passou, somente o C-100 tem saida pra SSR, os outros vc teria que usar uma fonte ou fazer uma adaptação.

o C-100
É 220/110, tem saída pra SSR

O C-700
É 220/110, mas não trem saída pra SSR, então vc poderá usar uma contatora barulhenta ou usar uma fonte 12 v para o SSR. Ainda é possível fazer uma modificação na saída relay para ssr. O C-700 tem de vantagem controlar dois dispositivos.

O C-900 além de ser 24v não tem saída para SSR. Não tenho mais informações sobre ele.

Ps1.: Vi somente estes que vc passou, mas todos eles tem versões.
Ex.: o C-100 tem versão para SSR, Relay, etc.

Ps2.: Comprei este mesmo C-100 do DX. Deve chegar nos próximos dias, se não tiver tanta pressa, eu confirmo se veio conforme mostra a imagem mesmo. (SSR e 220/110V)

James, show de bola!

Eu estava pensando por ai mesmo, mas queria uma confirmação de alguém antes de fazer a compra.

Eu só vou comprar daqui a um mes mais ou menos. Vou mudar de endereço e já quero enviar pro endereço novo pra não arriscar problemas de entrega, uma vez que meus ultimos 5 pedidos no DX levaram quase 3 meses pra chegarem.

Quando o seu chegar então faz um review dele ai pra gente. Vai ser de grande ajuda, com certeza.

Valeu! Abraços!
 
Aproveitando, james, você que já conseguiu ligar a resistência, tem algum segredo pra fazer a instalação ou é só ligar os fios mesmo em cada um dos polos?

Cara, é só ligar os fios, mas se for ligar direto aconselho a passar o fase por um disjuntor de 20A preferencialmente curva B no caso da sua resistência, apenas por segurança.
Aliás, talvez eu esteja sendo exagerado, mas comprei um disjuntor pra usar dentro da caixa do meu controlador para proteção de tudo. (Custa umas 6,7 dilmas de tranquilidade)
Outra coisa que farei é usar fusíveis de 1A para proteger o controlador e a bomba. Assim em caso de algum problema na resistência ou em outra parte protejo os outros itens.
 
Testei com a lâmpada e funciona! Só fiquei meio assim pq quando a temperatura alvo estava mais baixa que a temperatura do sensor, a lâmpada ficou acendendo e apagando...

Já o contrário, normal, o sensor em 25 graus e a temperatura alvo em 50 ficou acesa direto..

Qq pode ser?

Ahhh o meu REX tem como output SSR.

Ps. Testei com uma lâmpada daquelas eletrônicas compactas, influência em alguma coisa???
 
O controlador funcionando:

ImageUploadedByTapatalk1396912442.214176.jpg

A caixa depois de montada;
ImageUploadedByTapatalk1396912466.173306.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396912476.189190.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396912486.409953.jpg

Aquele buraco era pra colocar um switch pra bomba, mas como a fonte queimou e não comprar outra (muito menos fazer o tal switch funcionar) vai ficar assim mesmo... Ligo e desligo da tomada...

E agora como ficou o esquema todo (perdoem a bagunça)

ImageUploadedByTapatalk1396912618.208549.jpg
ImageUploadedByTapatalk1396912633.655307.jpg
 
Então galera, seguem dois videos:
1- teste com temperatura alvo próxima a da medida pelo sensor (4 graus acima).
Fica dando umas piscadas. Mais ao final do video coloquei 25 graus acima, ai sim fica ligado direto.
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=k-Jj87lVLBk"]https://www.youtube.com/watch?v=k-Jj87lVLBk[/ame]

2- teste com temperatura alvo abaixo da medida pelo sensor. Lâmpada dá uma piscada no começo e depois fica desligada.
[ame="https://www.youtube.com/watch?v=URcfwJD23To"]https://www.youtube.com/watch?v=URcfwJD23To[/ame]
 
O 3g nao está ajudando entao nao consigo ver os videos aqui. Mas se entendi a sua duvida sobre os pulsos, fique tranquilo que é normal. Nao entendo a parte técnica/logica sobre o algoritmo PID, mas na pratica, o controlador sempre irá manter a temperatura mais estável possivel. A função destes pulsos é esta. Quando está se aproximando da temperatura alvo, ele enviará pulsos cada vez mais intervalados e curtos para nao extrapolar e com o alvo atingido ele se antecipa ao invés de esperar baixar a temperatura como faria um controlador sem PID como o Tic 17 por exemplo.
Estou no cel, e trabalhoso digitar. Hehe. peço desculpas se a explicação ficou confusa. Amanhã melhoro isso :confused:
 
Legal! Deu bem para entender...
Fico mais tranquilo.

Agora é testar com a resistência numa tomada dedicada pra isso e FINALMENTE brassar a minha APA
 
Faça um teste com lâmpada incandescente, você vai perceber que ele não simplesmente liga e desliga, o PID vai variando a potência, até achar a melhor forma de chegar no que você programou...
 
Pois é, pensei nisso mesmo...
Logo imaginei que o circuito eletrônico da lâmpada pudesse interferir...

Mas o bom é que está tudo certo agora... Falta do o eletricista fazer a tomada e comprar uma fonte nova pra bomba pq a minha queimou...
 

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