• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Projeto BIAB elétrico

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
O meu é esse aqui:

http://img1.mlstatic.com/sensor-ter...indado-tipo-sonda_MLB-O-4632492314_072013.jpg

Entre a partezinha com rosca e o sensor, passa líquido.. Por isso ele tem que ser colocado em um poço...

Vou dar uma procurada nesse outro aí.. Aqui no Brasil tem? Será que é muito caro?

Rafael, achei que esse fosse fechado tb, até mesmo porque isso é informado na descrição. Mas enfim, tem uma ideia muito boa que vi em outro tópico onde o poço foi feito furando um parafuso.

Segue a dica para quem quiser fazer um Poço Termométrico bem bacana e bem em conta e funcional, uso ele no balde fermentador, nas panelas não abro mão do velho termômetro pendurado no arame hehe

Parafuso M10 inox
2 Porcas M10 inox
2 Arruelas furo M10 inox
2 Arruelas de silicone

Isso custou 5 dilmas

Levei o parafuso em um torneiro ele cortou a cabeça e furou deixando 1cm no fim sem furar, custou 10dilmas.

http://www.homebrewtalk.com.br/f51/poco-termometrico-402919/index2.html#post5075750

Eu comprei um parecido com o do lcorrea...
Mas já fiz uma cotação tb para ver um poço térmico de inox...

Estou querendo colocar ele logo acima da saída da válvula, vocês vão por onde?

Eu comprei um parecido com o do lcorrea...
Mas já fiz uma cotação tb para ver um poço térmico de inox...

Estou querendo colocar ele logo acima da saída da válvula, vocês vão por onde?

Gostaria de colocar no retorno do mosto usando um T, mas aí não conseguiria controlar a fervura e como acho que o caminho percorrido pelo liquido é muito pequeno pra causar uma grande diferença na temperatura, provavelmente farei como vc, instalando na saída da válvula, antes da bomba.

Para sanar qualquer dúvida, usarei um termômetro manual, ao menos nas primeiras brassagens para medir a temperatura do mosto e fazer a compensação no controlador se for necessário.
Por exemplo: Se o controlador medir na saída 67º e meu termômetro manual medir 66º, 65º, saberei que devo programar sempre 1 ou 2 a mais. Mas como disse antes, não acredito que a diferença da temperatura chegará a isso porque o caminho percorrido pelo mosto na mangueira é muito curto.

Ps.: Por favor, sou bem iniciante, não confiem nas minhas teorias, estou falando aqui com a esperança de ser corrigido se for nescessário. hahaha

É exatamente o que eu pretendo fazer james... Mesma coisa....

ImageUploadedByTapatalk1395271987.535975.jpgImageUploadedByTapatalk1395272074.264030.jpgImageUploadedByTapatalk1395272111.156319.jpgImageUploadedByTapatalk1395272146.573602.jpg

Ta tomando forma a panelinha...

Falta agora chegar o controlador pid, a bomba e k-probe....

Depois é montar a parte elétrica e tocar o pau! Pensa na ansiedade!

Ah, tive problemas com o furo da válvula, ta vazando um pouco, vou colocar um o-ring de silicone ou cortar um pedaço de silicone de uma forma de cozinha pra fazer um anel de vedação...

Já tem cara de panela cervejeira. :)
Vai usar um saco mesmo como foi sugerido? Vi que fez furos grandes mesmo.
Eu ainda não tomei uma decisão do que fazer a respeito, então o fundo continua intacto. Comprei os parafusos e porcas de inox para fazer 4 pesinhos como vc sugeriu, mas não instalei ainda pelo mesmo motivo. (6 dilmas na cooperfix)

A minha resistência está muito alta na panela, na verdade ela da 3 voltas ao invés usar todo o fundo como a maioria faz, e isso me causou uma dificuldade. Como ela esta alta e as panelas tem tamanhos próximos, fica um espaço muito pequeno entre a panela/resistência/cesto de grãos. Estou com receio de que possa dificultar muito o fluxo a ponto de caramelizar próximo a resistência. Se isso for acontecer, teria que deixar a panela a 10 centímetros de altura. Seriam uns 8? litros de água a mais só para encostar no cesto de grãos.

Ps.: Compra um o'ring, é baratinho. Há sempre um grande risco de morte no ato de cortar a forma ou qqer utensílio da cozinha da patroa.

É james, dá morte mesmo, mas eu iria comprar uma forma dessas baratinhas... No way pegar uma da patroa...

Quanto aos parafusos, eu não tinha pensado em pés, e sim em suportes, você pode colocar mais acima, nas paredes da panela pequena e regular que altura que vc quer...

Fiz furos bem grandes e vou usar o saco mesmo... Achei mais fácil

ImageUploadedByTapatalk1395324056.190870.jpg
Pra fazer a base da panela eu estava pensando em usar um banquinho de madeira pra acoplar tudo...

Dai nem preciso de uma bancada, posso usar direto no chão...

Pensei em pintar tudo de preto pra ficar mais apresentável...

Qq vcs acham?

Vai em um serralheiro que faz portão eletrônico e pede para ele fazer esse banquinho de metalon, dura pra caramba, pode molhar sem estragar, e vai custar uns 50 reais...

Eu pensei em madeira por segurança tb, não conduz nem calor nem energia elétrica...

O projeto ta bonito, agora é só copiar, hehe.
Acho que madeira ou metal vai depender mais do boldo mesmo.
Só pense em um lugar onde vc possa tb fixar a bomba, quanto menos coisas soltas, melhor não?!

Cara, então, por isso que eu ia fazer um suportezinho pra bomba... Não vou conseguir colocar ela acoplada na panela mesmo, não sei se ela puxa se tiver acima do nível da água...

Pensei em copiar esse projeto aqui...
Mas esse ta tudo soltoImageUploadedByTapatalk1395345276.913309.jpg

O meu não será diferente disso, a bomba tem que receber o liquido por gravidade sim, ao menos a minha e creio que a tua tb. Mas a bomba pode ficar presa no "banquinho" que vc fará, nas pernas dele, sei la.

Ontem fiz um teste de fervura com a resistência, demorou longos 30 minutos elevar de 22 até a fervura meros 10 litros de água. Mais do que eu esperava, por outro lado fiquei tranquilo quanto a caramelização. hehe.
Fiz um teste também com o sistema de recirculação. Tenho muiiiiito fluxo de água, vou ter que controlar isso. Será que posso colocar algum tipo de valvula ou redutor de pressão na saída da bomba sem prejudica-la? Tem pequeno video pra mandar via whats para meu primo onde mostra a vasão.
Acho que é muito. Como resolver?

https://www.youtube.com/watch?v=TKPuNTZ4A2c

Ps.: O ar que entrou na bomba e diminuiu a vazão por alguns segundo foi porque quando mexi na mangueira a agua jorrou exatamente em cima da saída, mas o resto do tempo a vazão é toda aquela mesmo.

Cara, deixa a válvula meio fechada, não rola? Eu ainda não testei a minha resistência mas ela é mais potente que a sua, tem 4000w...

Pelo que você relatou, acho que não vou ter problema com caramelizacao tb, mas a minha fervura vai levar menos tempo...

A bomba vou ter que testar, mas ela vai ter mesmo que ficar abaixo do nível da panela, isso é certo...

Cara, não me parece vazão demais não meu... Claro que como iniciante, posso estar falando besteira, mas acho que isso vai te garantir uma boa recirculacao...

Agora, tens só que ver se a bomba não vai puxar água mais rápido do que ela consegue escorrer de uma panela pra outra pra bomba não trabalhar no seco...

Não sei se posso diminuir o fluxo que entra na bomba, talvez terei que usar mais uma valvula no retorno pra panela. Mais uma valvula, mais grana. hahaha. Ta ficando cara a brincadeira.
Bom, mas agora só voltarei a mexer na panela quando chegar o controlador. Acho que levará mais uns longos 20 dias.

E quanto ao banquinho que fará pra panela, fica bonito da forma que vc pensou, deixando o controlador embaixo dela, mas vai precisar de um banquinho ou se ajoelhar para programar, mas com certeza é bem mais bonito e não terá um monte de cabos aparecendo.
Meu primo fez assim na clone da braumeinster dele, o resultado ficou legal.

Como minha grana acabou, por enquanto vou fazer algo parecido com essa imagem que vc postou, com tudo solto mesmo. Nesse momento só quero botar ela pra funcionar logo, porque as garrafas da última leva estão acabando. :mug:

Attachments

• 1208906_3472517709500_1708199186_n.jpg
    1208906_3472517709500_1708199186_n.jpg
    29.3 KB
Eu tb estou nessa de esperar as coisa chegarem... Haja paciência... Mais 20 dias é o prazo máximo pras coisas chegarem... Queria fazer uma leva pro meu aniversario em maio, mas acho que não vai dar tempo...

Todo dia no site dos correios vendo se tem novidade...

Cara, não me parece vazão demais não meu... Claro que como iniciante, posso estar falando besteira, mas acho que isso vai te garantir uma boa recirculacao...

Agora, tens só que ver se a bomba não vai puxar água mais rápido do que ela consegue escorrer de uma panela pra outra pra bomba não trabalhar no seco...

Acho que com essa vazão o cesto de grãos vai transbordar, ou no mínimo terei tanta circulação que perderei muito calor também. Mas sinceramente, vou esperar pra testar, o máximo que vai acontecer é que na primeira brassagem terei que ficar ligando e desligando a bomba.

Você ta ligando sua bomba em 12 ou 24v? Se for em 24v experimenta diminuir a voltagem, agora se for em 12, fica mais difícil vc achar fontes menores, talvez um carregador de celular...

É, ai complica um pouco mesmo...

Mas vou te dizer pela experiência que eu tenho com bombas de aquário, a maioria delas tem um controle mecânico do fluxo de água, é só uma válvula que fecha a passagem de água e não estraga nada..

Acredito que essas bombas permitam fazer o mesmo...

Por que vc não coloca uma válvula de cpvc? Deve ser mais barato...

Eu vou procurar uma pra minha panela tb já...

ImageUploadedByTapatalk1395443665.383060.jpgImageUploadedByTapatalk1395443702.474910.jpg

Já estou com o freezer...
O único porém é que não vai caber o fermentador com o airlock que eu comprei...

Tem que tirar o airlock e fazer um caseiro, com mangueira de silicone e um tubinho...

É um frigobar?
Cara, nao sei como seria esse tubinho que vc citou mas nem esquenta com airlock, uso mangueira dentro de garrafa pet. Airlock caseiro, sistema bruto. Hehe.

Vai usar o rex pra controlar a geladeira tb ou tem outro pra ela?

É um freezer vertical...
O tubinho seria só pra deixar mais ajeitadinho, mas o princípio é o mesmo de fazer um airlock com garrafa PET...

Pra controlar o freezer eu comprei um tic 17.

Só tenho que montar agora o esquema de ligação...

O rex é pra panela...

O meu não será diferente disso, a bomba tem que receber o liquido por gravidade sim, ao menos a minha e creio que a tua tb. Mas a bomba pode ficar presa no "banquinho" que vc fará, nas pernas dele, sei la.

Ontem fiz um teste de fervura com a resistência, demorou longos 30 minutos elevar de 22 até a fervura meros 10 litros de água. Mais do que eu esperava, por outro lado fiquei tranquilo quanto a caramelização. hehe.
Fiz um teste também com o sistema de recirculação. Tenho muiiiiito fluxo de água, vou ter que controlar isso. Será que posso colocar algum tipo de valvula ou redutor de pressão na saída da bomba sem prejudica-la? Tem pequeno video pra mandar via whats para meu primo onde mostra a vasão.
Acho que é muito. Como resolver?

https://www.youtube.com/watch?v=TKPuNTZ4A2c

Ps.: O ar que entrou na bomba e diminuiu a vazão por alguns segundo foi porque quando mexi na mangueira a agua jorrou exatamente em cima da saída, mas o resto do tempo a vazão é toda aquela mesmo.

James, quando pusser os grãos vai ser criada uma perda de carga e acredito que a sua vazão deve cair, só não sei se suficiente para a vazão desejada.

Sds,

Fabiano da Mata

ImageUploadedByTapatalk1395784469.461543.jpgImageUploadedByTapatalk1395784479.131208.jpg

Agora com o vazamento resolvido...
Uma forma de silicone cortada deu um jeito, estava com dificuldade pra encontrar o anel do tamanho correto... Agora já tenho tb anéis a vontade pra fazer a vedação do k-probe.

Outra coisa que eu fiz já foi montar o tic pra controlar o freezer... Agora é testar essa semana já que ele não está na minha casa e sim na da sogra...

ImageUploadedByTapatalk1395784613.649399.jpg
ImageUploadedByTapatalk1395784633.699852.jpg

Uma coisa que eu percebi foi que eu acabei botando a válvula extratora meio alta demais =/

Sobra uns 2 litros no fundo acho...

Mas não tinha jeito tinha que ficar em cima da resistência

Latest posts

Back