• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Problemas na lavagem e filtragem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

teles

New Member
Reaction score
0
Galera, estou com problemas na lavagem e filtragem do mosto.
Gostaria de saber se é possível melhorar meu sistema de filtração e lavagem do mosto. Sai somente um "filete" de mosto pela torneira e com o passar de alguns segundos esse pequeno fio de mosto passa a ser pingos. Isso faz que esse processo dure algumas horas.
Minha panela cervejeira é acoplada de uma torneira de 1/2 polegada, já utilizei uma bazooka e agora utilizo um fundo falso (melhorou bem pouco essa eficiência).

Cara pelo meu minúsculo saber, se tu já usou bazooka e agora fundo falso e continua a mesma coisa só pode ser a moagem dos grãos muito fina, comigo já aconteceu mas não de ficar gotejando.
Teu fundo falso tu comprou ou tu mesmo que fez?

Meu caro Binato, foi comprado o fundo falso. Pelo que andei conversando também me disseram que pode ser os grãos que estão moídos finos. Na minha cidade há somente um local onde vende os maltes, da próxima vez vou pedir para moer pouco mais grosso.
Valeu por sanar a duvida!!!

Como tu faz a mosturação? Fica mexendo? Mostura na mesma panela do fundo falso? Dá mais detalhes em relação ao equipamento que utilizas pra mosturação e como você faz ela até começar a filtrar.

Mesmo com moagem fina, não era pra ser tão ruim.

Esse é um dos motivos pelo qual eu recomendo ter o próprio moinho, mesmo que seja um de disco bem barato, pois dessa forma tu tens controle sobre a moagem e faz como fica melhor para o teu equipamento.

Abraço,

Caro Guenther, fico mexendo a todo momento, na etapa da mosturação, inclusive desenvolvi um motor mix feito de motor de para-brisa de automóvel. Apos a mosturação transfiro para a panela de fundo falso.
Antes de transferir o mosto para a panela de fundo falso, adiciono mais ou menos uns dois litros de água a uns 70°C.
Caro Paulo, não tenho foto do malte moído, somente essa do fim da lavagem e filtragem

Attachments

• cerveja3.jpg
    cerveja3.jpg
    186.7 KB
Caro Guenther, fico mexendo a todo momento, na etapa da mosturação, inclusive desenvolvi um motor mix feito de motor de para-brisa de automóvel. Apos a mosturação transfiro para a panela de fundo falso.
Antes de transferir o mosto para a panela de fundo falso, adiciono mais ou menos uns dois litros de água a uns 70°C.
Caro Paulo, não tenho foto do malte moído, somente essa do fim da lavagem e filtragem
Bom, pode saber... provavelmente essa é a causa dos teus problemas, somado a uma moagem fina.

Se fizer a mosturação na mesma panela de filtragem, e só recircular em vez de ficar mexendo, provavelmente não terá problema.

Infelizmente, existe um grande mito no Brasil de que "tem que ficar mexendo" ou que "mexer é bom".... e na verdade, é o contrário.

Abraço,

Back