• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primming direto no fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Reaction score
24
Olá pessoal,

esses dias me surgiu essa dúvida. Hoje faço fermentação primária, fermentação secundária e clarificação no mesmo balde. Só tiro a cerveja para misturar o primming e envasar.

Gostaria de saber se posso misturar o primming também no fementador. Imaginei que se eu jogasse o açúcar, mexesse levemente, deixasse o balde mais umas 2h decantando e envasasse não seria problema.

Alguém já fez isso?

Olá pessoal,

esses dias me surgiu essa dúvida. Hoje faço fermentação primária, fermentação secundária e clarificação no mesmo balde. Só tiro a cerveja para misturar o primming e envasar.

Gostaria de saber se posso misturar o primming também no fementador. Imaginei que se eu jogasse o açúcar, mexesse levemente, deixasse o balde mais umas 2h decantando e envasasse não seria problema.

Alguém já fez isso?

Sem problemas. Clarifica bem, faz um whirlpool leve, e vai adicionando o primming lentamente. Não precisa deixar descansando 2hrs. Já engarrafa direto.
Eu fazia isso antes, hj prefiro trasfegar para outro balde onde já deixo o primming que vai sendo misturando na breja durante a transferência.

Eu prefiro usar um balde para misturar o primming e engarrafar imediatamente.
É mais fácil de garantir uma mistura homogênea.
Minimizando a chance de diferença entre as garrafas.
E deixando a ceva mais limpa também.
Antes do primming eu aplico o procedimento da gelatina ensinado pelo Guenther.

Digo o mesmo. É a recomendação clássica do Palmer... passar pra outro balde, e misturar o primming, e engarrafar. Se fizer no mesmo fermentador, até pode dar certo, mas também pode dar errado, pois você não vai poder misturar muito pra não levantar a borra do fundo, e isso pode gerar inconsistência no primming.

Abraço,

Latest posts

Back