• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Post Mix Congelou

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luizfort

New Member
Reaction score
0
Pessoal,
desculpe se este post esta repetido. Eu procurei mas não encontrei algo similar.

seguinte. eu tenho um post mix e o deixo(ou deixava) em um freezer, regulado para variar a temperatura entre -3°C e -1°C. o CO2 fica do lado de fora do freezer e eu o deixo a maior parte do tempo desligado, injetando um pouco apenas quando a pressão de serviço diminui (ou seja, muito pouco mesmo)

dias atras, o post mix, o post mix parou de servir e eu imaginei que a cerveja dentro houvesse terminado. Abri o post mix e para minha surpresa, havia ainda uns 3 ou 4 litros de cerveja congelada.

eu não entendi ainda o porque do congelar, pois tenho garrafas neste freezer a mesma temperatura e elas não congelaram.

alguem tem alguma possivel explicação

Grato pela ajuda de voces

Luiz

Faça um teste deixando um termômetro em cima do barril pra ver qual a real temperatura no local onde está posicionado o barril. Se estiver encostado à parede a maior proximidade com o congelante faz a temperatura cair mais.

Pessoal,
desculpe se este post esta repetido. Eu procurei mas não encontrei algo similar.

seguinte. eu tenho um post mix e o deixo(ou deixava) em um freezer, regulado para variar a temperatura entre -3°C e -1°C. o CO2 fica do lado de fora do freezer e eu o deixo a maior parte do tempo desligado, injetando um pouco apenas quando a pressão de serviço diminui (ou seja, muito pouco mesmo)

dias atras, o post mix, o post mix parou de servir e eu imaginei que a cerveja dentro houvesse terminado. Abri o post mix e para minha surpresa, havia ainda uns 3 ou 4 litros de cerveja congelada.

eu não entendi ainda o porque do congelar, pois tenho garrafas neste freezer a mesma temperatura e elas não congelaram.

alguem tem alguma possivel explicação

Grato pela ajuda de voces

Luiz

Cara uma possível explicação pode ser a seguinte... garrafas estão sempre com uma pressão interna, antes de serem abertas, isso impede que elas congelem mesmo elas estando abaixo da temperatura de congelamento da cerveja (que é muito próxima da água).

Já quando há despressurização, a temperatura de congelamento volta a ficar mais próxima de zero, sem falar que a própria despressurização reduz um pouco a temperatura do líquido.

Então pode ter ocorrido da pressão no seu postmix cair, congelando a cerveja.

É mais ou menos a mesma coisa que acontece quando aquela Skol canela de pedreiro a -4,0ºC é servida na mesa, tá líquida na garrafa mas quando abre a tampa as vezes congela.

Abraço

Tiago,
entendi. passei a deixar o freezer oscilar entre 0°C e 2°C, assim dificilmente ira congelar novamente. Foi o primeiro post mix e estou na fase de aprendizagem ainda.

deixei descongelar e vou ver o que da.. se estiver bebivel, bebe-la-ei... como eu abri o post mix para ver dentro, não sei se houve algum problema como contaminação ou algo do genero

Abraço

Back