• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Possível problema com sanitização

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Reaction score
15
Olá pessoal.

Sábado fiz minha primeira brassagem...

Fiz um checklist de todos os processos pra servir de guia pra não fazer besteira no dia. Marquei tudo menos a dosagem de Iodophor pra usar, e aí já viu né?

Já tinha tomado um monte durante o processo e na hora da correria acabei usando metade da dose recomendada.

O que entrou em contato (e seria o potencial perigo) com o líquido foi somente o termômetro. O Fermentador não me preocupo muito porque apesar de ter usado metade da dosagem do sanitizante, ele foi sanitizado duas vezes.

O tempo de ação da levedura foi bem rápida. Inoculei o fermento seco (US-05) em água a 30ºC e em cerca de 10H o airlock já estava começando a borbulhar.

Sei que agora não tem o que fazer e só resta esperar, mas acham que posso ter problema com contaminação???

Olá pessoal.

Sábado fiz minha primeira brassagem...

Fiz um checklist de todos os processos pra servir de guia pra não fazer besteira no dia. Marquei tudo menos a dosagem de Iodophor pra usar, e aí já viu né?

Já tinha tomado um monte durante o processo e na hora da correria acabei usando metade da dose recomendada.

O que entrou em contato (e seria o potencial perigo) com o líquido foi somente o termômetro. O Fermentador não me preocupo muito porque apesar de ter usado metade da dosagem do sanitizante, ele foi sanitizado duas vezes.

O tempo de ação da levedura foi bem rápida. Inoculei o fermento seco (US-05) em água a 30ºC e em cerca de 10H o airlock já estava começando a borbulhar.

Sei que agora não tem o que fazer e só resta esperar, mas acham que posso ter problema com contaminação???

Poder pode, mas isso é um risco que sempre tem. Então espera, só vai saber com o tempo. Mas relaxa, vai seguindo até o fim normalmente.

O risco sempre existe, mas se suas práticas de limpeza são boas acredito que você não vai ter problemas. Nas minhas primeiras três brassagens estávamos usando 0,5ml de iodo para 5 litros da água (10x menos que o recomendado) e não tivemos problemas de contaminação. Espero que isso te deixe mais tranquilo :) Cuide melhor a dosagem nas próximas brassagens para não correr o risco de perder todos insumos e um dia inteiro de trabalho. Boa sorte!

valeu pelas dicas... quando terminar o processo todo volto aqui dizer se tive problema ou não...

Back