• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Planejamento de English Pale Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

schaeferbnu

Active Member
Reaction score
7
Buenas!

Estou planejando uma brassagem de English Pale Ale para o próximo sábado, será minha segunda brassagem.
Eu tenho uma receita para seguir, seria mais ou menos assim para 30 litros:

Maltes:
6,8 kg Pale Malt
0,30 kg Caraaroma
0,15 kg Cara-Pils/Dextrine

Lúpulos:
21g Nugget - fervura 60 min
21g Tettnang - fervura 15 min
1,5 tabletes de whirfloc t - fervura 15 min
21g Tettnang - fervura 2 min

Levedura:
23g de S-04

Mostura: aquecer 20,4l de água a 53,5, adicionar o malte, subir a 67C e manter por 80 min, teste de iodo, subir para 76 e manter por 10 min. Fly sparge com 21,3l de água a 76.

Isso me daria aproximadamente 29 IBU e 4,7% de álcool.

Mas eu queria um pouco mais de álcool, um pouco mais de amargor e algumas notas frutadas e mel.
Então, hoje durante boas horas passei "fuçando" o Beersmith e batendo cabeça para ver como ele funciona, alterei alguns parâmetros, consultei catálogos e diagramas de maltes e fiz uma simulação aumentando a quantidade de lúpulo, dos maltes já existentes na receita e adicionando uma pequena quantidade de Carared que (talvez) me daria as notas que eu procuro.

Vejam como ficou a simulação em anexo. (pensei em manter as rampas da receita original)

Então, como é minha segunda cerveja estou com medo de arriscar e fazer bobagens. Eu sei que provavelmente seja difícil estimar o resultado, mas o que acham das modificações? Será que terei problemas? Por ser minha segunda cerveja estou sendo precipitado em fazer modificações?

Muito obrigado.

Everton Schaefer

Attachments

• paleale.png
    paleale.png
    150.2 KB
Esqueci de comentar sobre a fermentação.
O previsto seriam 7 dias a 20C, depois 7 dias a 4C.

Por que exatamente você chama essa cerveja de English Pale Ale? Estou assumindo que você se refere às English Bitters. O fermento você acertou, o S-04 é um fermento com características de cervejas inglesas, apesar de os líquidos serem superiores(recomendo da Bio4 ou DrYeast se for experimentar), mas o lúpulo não bate. Tettnang é um lúpulo alemão e pelo que achei sobre o Nugget ele é um lúpulo cruzado nos EUA(não pesquisei muito a fundo).

Pra um estilo inglês de verdade use lúpulos ingleses clássicos como East Kent Goldings ou Fuggles, tem outros também como Challenger, First Gold... e muitos mais, mas esses dois primeiros são os mais populares e clássicos.

Já quanto aos maltes, idealmente você usaria maltes ingleses, como um Maris Otter que é um pale base com um perfil de sabor bem característico. Maltes caramelo também fazem diferença se você usar ingleses ou alemães como você planejou.

Enfim, até onde você quer que seja típica? A escolha é sua, se fosse pra relevar algum desses ingredientes eu relevaria os maltes, pois os ingleses costumam ser mais difíceis de achar e geralmente mais caros. Boas marcas de maltes ingleses são Thomas Fawcett e Crisp se for se aventurar a procurar, sei que tem TF na Tridentum no Paraná, Crisp você encontra em alguns outros lugares. Existe também a Muntons que é legal, mas pelo que li a respeito as outras duas são superiores se conseguir encontrar.

Mais uma coisa... por que misturar o malte em temperatura baixa e depois subir?

Raisoshi, obrigado pelo retorno.

Sobre a origem dos insumos, eu ainda não tenho experiência suficiente pra poder ter esse tipo de raciocínio.

A receita original, com os maltes, os lúpulos e o fermento não é minha, eu consegui com um colega.

Obrigado pelas dicas, eu vou estudar mais um pouco e buscar mais informações.

Everton Schaefer

Esqueci de comentar sobre a fermentação.
O previsto seriam 7 dias a 20C, depois 7 dias a 4C.

Boa Tarde amigo!

Essa fermentação de 7 dias a 20°C é só uma previsão mesmo né? kkkk vai medir com densímetro ou refratômetro pra ver se terminou certo? rsrs

Tem um tópico fixo do Ghenther que ele explica bastante sobre fermentação (dá uma lida), o ideal depois que terminasse a fermentação primária, seria subir a temperatura em torno de 1°C por dia até algo em torno de 25°C pra realizar a fermentação secundária, e só depois fazer o cold crash

Sim, é a previsão da receita, eu monitoro medindo a gravidade com o densímetro até o término.

Latest posts

Back