• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Pasteurização da cerveja

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, estou pegando essa excelente discussão só hoje, mas gostaria de deixar minha impressão também.

Não vou entrar no mérito do Sergio dever ou não fazer a pasteurização, mas queria destacar tudo o que foi descrito como sendo a preocupação do mesmo: a cerveja depois de alguns dias não tem mais o mesmo frescor que possuía logo no final da refermentação.

Foram excelentes todas as recomendações sobre o processo, e gostei especialmente das referências a oxidação nesse caso. Porém, a meu ver estamos deixando de lado um fato importantíssimo: na maioria dos estilos de cerveja, e em especial numa weiss, a cerveja recém refermentada possui mesmo um frescor (desde que devidamente produzida e maturada) virtualmente impossível de se manter por muitos dias! E isso não é defeito, é exatamente uma das maiores qualidades de um alimento fresco!

O único modo de preservar todas as características de sabor (incluindo aroma) de uma cerveja fresca seria por um processo que conseguisse tornar o conteúdo da garrafa absolutamente inerte sem alterar nenhuma das características que queremos preservar.

A pasteurização, inclusive por tudo o que foi relembrado nessa discussão, não é esse processo, porque efetivamente provê um produto um pouco mais inerte ao final, mas não sem antes alterar as características do líquido a ser preservado.

Quando um fabricante deseja vender um produto que possua características de alimento fresco mesmo depois de semanas, o que ele faz é elencar todas essas características e desenvolver receita, método de produção e estabilização que façam com que o produto pós-pasteurização tenha determinado sabor compatível com aquele frescor desejado. Mas perceba que, nesse caso, o produto antes da pasteurização não é igual ao pós-pasteurização, e sim uma versão desenhada para se parecer mais com um produto fresco depois de passar pelo processo.

E resumo, eu defendo muito que não podemos perder de vista que a cerveja é sim um alimento, não inerte, que passa por transformações em questão de dias, e que o produto que não é mais fresco (seja pasteurizado ou não) definitivamente não vai mais possuir as características do mesmo produto quando estava fresco.

Isso não significa que o produto que não é mais fresco é pior, ele é apenas diferente, e há quem prefira um ou o outro. Eu particularmente prefiro uma weiss, de qualquer produtor, mais fresca.

É por isso que milhares de cervejeiros caseiros preferem produzir com mais frequência e em quantidades que serão consumidas mais rapidamente do que levas maiores de um produto cujo frescor naturalmente se perdeu.

Por fim, acredito muito na importância de não esquecermos que a cerveja é um alimento, e que um produto de qualidade superior deve ter em sua formulação e produção tantos aspectos de gastronomia quanto todos esses de engenharia de alimentos tão discutidos no fórum.

Nem o pão de forma melhor produzido no mundo, uniforme, consistente, inerte chega nem perto em sabor daquele recém tirado do forno de sua casa.

Abraços,

@CarlosPires,

Concordo com o que vc diz, pro caso de uma weiss é totalmente verdadeiro, embora beber fresca não seja a melhor opção pra todas as cervejas, pra muitas é.

O aspecto que eu tento capturar é: o que faz a cerveja perder seu frescor? e a resposta basicamente é reações quimicas, mais especificamente e na maioria dos casos, oxidação (outros fatores existem como o papel do fermento, mas são menores).

Adicionando ao que vc falou sobre beber a cerveja fresca em poucas semanas, o que nem sempre é possível quando se faz levas de 20, 40, 60 litros, é que devemos buscar reduzir os efeitos de degradação na cerveja. Isso é feito com estudo, revisão das próprias práticas e depois a melhora delas.

Abraço

Vou fazer um relato sobre pasteurização.

Sou novo no ramo das cervejas artesanais produzidas em casa. Devo ter feito uma 15 levas.

Todas as vezes que fiz minhas cervejas, sempre gostei muito do resultado. A maioria das vezes fiz IPAs, pois é o estilo que mais gosto. Mas sempre parecia que havia alguma coisa faltando quando se comparava minhas cervejas com cervejas como colorado Indica, ou Invicta Boss (minha favorita). Claro que sem comparação essas cervejas são tops. Mas sempre busquei algo parecido, que me causasse a mesma sensação. Por isso, apesar de gostosas, minhas cervejas tinham algo a desejar

Então resolvi fazer um teste. Peguei uma garrafa com duas semanas de carbonatação e resolvi pasteurizá-la

Deixei a garrafa numa panela com água a 68ºC por uns 15 a 20 minutos. Depois a coloquei numa panela com água e gelo.

Amigos cervejeiros....não esperava o que fosse mudar tanto a cerveja. Quando dei o primeiro gole (estou terminando de tomá-la enquanto escrevo este depoimento) me veio a sensação que estava tomando aquelas cerveja que mencionei anteriormente. O aroma melhorou consideravelmente, o gosto ficou muito melhor tb. Com certeza era isso que eu buscava nas minhas cervejas e nunca havia encontrado.

Não sei a explicação para essa mudança, e não sei se tem alguém que possa explica-la. Mas só sei de uma coisa. EU ADOREI. E de hoje em diante vou pasteurizar todas minhas levas.

Abraços

Sou novo no ramo das cervejas artesanais produzidas em casa. Devo ter feito uma 15 levas.

Todas as vezes que fiz minhas cervejas, sempre gostei muito do resultado. A maioria das vezes fiz IPAs, pois é o estilo que mais gosto. Mas sempre parecia que havia alguma coisa faltando quando se comparava minhas cervejas com cervejas como colorado Indica, ou Invicta Boss (minha favorita). Claro que sem comparação essas cervejas são tops. Mas sempre busquei algo parecido, que me causasse a mesma sensação. Por isso, apesar de gostosas, minhas cervejas tinham algo a desejar

Então resolvi fazer um teste. Peguei uma garrafa com duas semanas de carbonatação e resolvi pasteurizá-la

Deixei a garrafa numa panela com água a 68ºC por uns 15 a 20 minutos. Depois a coloquei numa panela com água e gelo.

Amigos cervejeiros....não esperava o que fosse mudar tanto a cerveja. Quando dei o primeiro gole (estou terminando de tomá-la enquanto escrevo este depoimento) me veio a sensação que estava tomando aquelas cerveja que mencionei anteriormente. O aroma melhorou consideravelmente, o gosto ficou muito melhor tb. Com certeza era isso que eu buscava nas minhas cervejas e nunca havia encontrado.

Não sei a explicação para essa mudança, e não sei se tem alguém que possa explica-la. Mas só sei de uma coisa. EU ADOREI. E de hoje em diante vou pasteurizar todas minhas levas.

Abraços

Olha, realmente eu quero pagar pra ver essa aí. Até hoje nunca ouvi alguém dizer que pasteurizar melhorou uma cerveja, justamente o contrário, só piorava.

Olha, realmente eu quero pagar pra ver essa aí. Até hoje nunca ouvi alguém dizer que pasteurizar melhorou uma cerveja, justamente o contrário, só piorava.

É uma questão de gosto, na verdade.
Geralmente a não pasteurizada é um diferencial competitivo, e é interessante porque o fermento continua atuando e "arredondando" a cerveja. A coruja, por exemplo, chama as não pasteurizadas de cervejas vivas. Mas não é proibido alguém preferir a Otus ou a Strix (pasteurizadas) quando comparadas com a viva e a extra viva. É uma questão de gosto, e ambas são ótimas cervejas, mas diferentes.

Um exemplo é o que o próprio andresrdomingos citou. A Colorado Indica, pra mim, é uma ótima cerveja. Não digo que a versão não pasteurizada dela seja melhor ou pior (afinal, nunca provei e acho que só indo na Colorado pra provar), mas digo com certeza que a Indica é melhor que muita IPA não pasteurizada.

Acredito que isso seja resultado da oxidação apenas.

Já teve um caso de cerveja importada que eu tentei clonar várias vezes e nunca dava um resultado muito parecido, até que eu bebi um exemplar mais fresco... hehehe... A pasteurização tende a fazer isso em menos tempo.

Mas é isso aí, se conseguiu atingir um resultado que buscava, vejo como uma grande vitória.

Abraço

Abraços
Bom dia,
Só para fomentar a discussão... Será que esse processo que descreveste pode ser chamado de pasteurização?
Quanto ao sabor, isso é uma questão pessoal, afetiva... E se esse processo melhorou o sabor para vc, acho válido repetir...
No mais, boas cervejas a todos!

Fiquei no mínimo curioso.

Nunca pasteurizei e nunca tive como comparar uma mesma cerveja pasteurizada e não pasteurizada.

Decidido, na minha próxima leva vou pasteurizar umas 5 garrafas para ver o que acontece.

@mateusinfo
se tu mora em Santa Maria, é barbada

Compara:
- a Coruja VIVA (não pasteurizada) com a Coruja OTUS (pasteurizada)
- a Coruja EXTRA VIVA (não pasteurizada) com a Coruja STRIX (pasteurizada)

@mateusinfo
se tu mora em Santa Maria, é barbada

Compara:
- a Coruja VIVA (não pasteurizada) com a Coruja OTUS (pasteurizada)
- a Coruja EXTRA VIVA (não pasteurizada) com a Coruja STRIX (pasteurizada)

Opa, nunca tinha reparado que eram estas as diferenças entre elas.

A extra viva já tomei, mas para comparar melhor vou comprar as 2 e provar novamente.

Valeu.

Back