• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Opiniões

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrovieira41

Member
Reaction score
2
Boas pessoal!
Sou novo no fórum e gostava de ter algumas opiniões.
Eu gostava de clarear a minha cerveja. A fase da fermentação vigorosa já passou, por isso a levedura estará já a digerir outros subprodutos que vai resultar numa cerveja mais clara. Quanto tempo acham que devia permanecer nesta fase? Estou a fazer fermentação num só fermentador. Já agora, acham que devia usar algum agente clarificante? Se sim, qual? Tenho lido que a gelatina não dá resultado se a temperatura for superior a 5 graus. Obrigado!

Boas pessoal!
Sou novo no fórum e gostava de ter algumas opiniões.
Eu gostava de clarear a minha cerveja. A fase da fermentação vigorosa já passou, por isso a levedura estará já a digerir outros subprodutos que vai resultar numa cerveja mais clara. Quanto tempo acham que devia permanecer nesta fase? Estou a fazer fermentação num só fermentador. Já agora, acham que devia usar algum agente clarificante? Se sim, qual? Tenho lido que a gelatina não dá resultado se a temperatura for superior a 5 graus. Obrigado!

Olá Pedro, bem vindo.

O tempo dependerá de vários fatores: tipo de cerveja, densidade inicial, levedura utilizada, etc... recomendo a leitura desse tópico geral sobre fermentação:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Sobre a clarificação com gelatina, a temperatura deve estar preferencialmente abaixo de 5 graus, mas só abaixe a temperatura quando estiver seguro de que a fermentação chegou ao fim e que a cerveja já está legal. Eis aqui um tópico passo a passo para aplicação de gelatina:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

Obrigado pelas dicas! Vou ler os tópicos mal possa. :) já agora, estou a fazer uma SMaSH IPA, com levedura safale s-05 com densidade de 1.074.
Entao a melhor maneira de usar a gelatina é no fim da fase de acondicionamento, antes de adicionar o priming? Obrigado pela ajuda!

Desculpa a ignorância mas o que é o cold crashing? Não é a parte de arrefecimento brusco antes de fermentar ou é? Obrigado pela ajuda!

Não sei o que é arrefecimento, mas acho que não. Você deve conhecer por outro nome, é quando abaixa a temperatura pra perto de 0 pra decantar impurezas e clarificar a cerveja.

Desculpa a ignorância mas o que é o cold crashing? Não é a parte de arrefecimento brusco antes de fermentar ou é? Obrigado pela ajuda!

Oi Pedro

O "arrefecimento brusco" a gente chama simplesmente de "resfriamento" por aqui.

"Cold Crash" seria algo como "Choque Frio".

É feito após a fermentação primária e secundária, quando baixamos a temperatura da cerveja para perto de 0ºC.

Esta prática faz proteínas e outras substâncias que estão em suspensão se solidificar, se aglutinar e decantar no fundo do fermentador, deixando a cerveja mais clara e com menos material em suspensão.

A este processo todo chamamos de "Clarificação" --> Baixar a bastante a temperatura (Cold Crash) e deixar assim por alguns (ou muitos) dias para assentar o material em suspensão e deixar a cerveja mais cristalina.

Se a cerveja já estiver boa, só baixar a temperatura o quanto puder. Quanto mais baixa, melhor e mais rápida a decantação.

Acham que há alguma alternativa boa para a gelatina para aplicar na fase onde estou?

Na fase que você está o fermento ainda está agindo para limpar a cerveja, mesmo se a gelatina funcionasse bem em temperatura ambiente(pelo menos acho que não funciona tão bem), você não ia querer tirar o fermento de suspensão antes deles terminarem o serviço da limpeza.

E quando eles terminarem o serviço, você já vai estar em outra etapa, eu particularmente faço o cold crash logo após essa etapa que você está, e é nela que uso a gelatina, com a cerveja já gelada.

Back