O Trub já foi para o fermentador… e agora?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo Lisboa Prates

Well-Known Member
Joined
Jan 2, 2014
Messages
195
Reaction score
46
Bom Dia!

No ultimo domingo fiz uma APA (minha segunda brassagem) e como tive problemas no trabalho acabei começando muito tarde… Resumindo, foi tudo muito bem OG de 1054 enquanto a prevista era de 1055, 20 litros como o previsto… mas ontem fui olhar o fermentador e vi que passou bastante Trub, talvez por estar cansado, por estar muito tarde, talvez por ter experimentado varias garrafas da primeira brassagem :drunk: … o fato é que a fermentação esta indo bem (18 graus) mas o trub esta no fermentador… e ai? o que fazer? o que esperar dessa leva se eu não fizer nada e só tomar cuidado para não mandar o trub para as garrafas?
 
Bom Dia!

No ultimo domingo fiz uma APA (minha segunda brassagem) e como tive problemas no trabalho acabei começando muito tarde… Resumindo, foi tudo muito bem OG de 1054 enquanto a prevista era de 1055, 20 litros como o previsto… mas ontem fui olhar o fermentador e vi que passou bastante Trub, talvez por estar cansado, por estar muito tarde, talvez por ter experimentado varias garrafas da primeira brassagem :drunk: … o fato é que a fermentação esta indo bem (18 graus) mas o trub esta no fermentador… e ai? o que fazer? o que esperar dessa leva se eu não fizer nada e só tomar cuidado para não mandar o trub para as garrafas?
Tá mas, como tu sabes que tem trub no fermentador? Se é por causa da camada de sedimentos no fundo, isso não é necessariamente trub (predominantemente lúpulo), mas boa parte é o chamado Cold Break, ou proteínas que se coagulam e decantam com o resfriamento.

No geral, uma as últimas coisas que precisamos nos preocupar, é com trub. Tente levar o mínimo possível daquele trub verde pro fermentador, mas também se ir um pouco, não vai arruinar a cerveja... nem se preocupe.

Abraço,
 
É verdade. As duas primeiras weiss que fiz eu não filtrei os sedimentos do lúpulo da fervura.
O resultado foi uma weiss com um amargor mais intenso, mas ficou boa e interessante, porém diferente do que o estilo propõe.

Certas coisas no começo atordoam demais, uma das coisas que era quase maniático era com sanitização, deve ser levada a sério, mas não precisa ser algo tão preocupante assim. No ínicio eu chegava a limpar a cozinha inteira com medo de contaminações.

Nunca contaminei um lote sequer, das 11 que já fiz.
 
Bom Dia!

No ultimo domingo fiz uma APA (minha segunda brassagem) e como tive problemas no trabalho acabei começando muito tarde… Resumindo, foi tudo muito bem OG de 1054 enquanto a prevista era de 1055, 20 litros como o previsto… mas ontem fui olhar o fermentador e vi que passou bastante Trub, talvez por estar cansado, por estar muito tarde, talvez por ter experimentado varias garrafas da primeira brassagem :drunk: … o fato é que a fermentação esta indo bem (18 graus) mas o trub esta no fermentador… e ai? o que fazer? o que esperar dessa leva se eu não fizer nada e só tomar cuidado para não mandar o trub para as garrafas?

Se duvidar isso que tu tá vendo nem é trub. Pode ser por causa do krause que sobre como espuma e traz algumas partículas de lúpulo. Fica uma massa de levedura grudada nas paredes do balde fermentador. Isso é normal.
 
E se caso o fermentador do LisboaPrates fosse cônico (talvez até seja), a partir de quando posso começar a drenar "isso" que fica no fundo?
A vantagem do fermentador cônico é poder drenar a levedura decantada, mas tenho medo de começar a fazer isso antes de 5 dias.

Quero mesmo saber se posso drenar as "impurezas" horas depois de colocar no fermentador sem drenar a levedura junto.
 

Attachments

  • IMG_0646.jpg
    IMG_0646.jpg
    23.6 KB · Views: 215
E se caso o fermentador do LisboaPrates fosse cônico (talvez até seja), a partir de quando posso começar a drenar "isso" que fica no fundo?

a vantagem do fermentador cônico é poder drenar a levedura decantada, mas tenho medo de começar a fazer isso antes de 5 dias.
Na verdade, a minha opinião sobre fermentadores cônicos é que uma das boas vantagens é poder remover o trub/coldbreak depois de algumas horas.

Remover o fermento, para levas pequenas como as nossas que não passam de algumas centenas de litros, não tem vantagem real (em termos de melhorar ou evitar problemas).

Agora, pra quem reaproveita fermento direto... até pode ser uma boa.

Abraço,
 
Back
Top