• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Mosturaçao acima de 70oC

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaioSb71

Well-Known Member
Reaction score
15
Pessoal, peço a ajuda de vcs.
Ontem fiz uma IPA. Trabalho com uma panela de mosturaçao de 30 lt com bomba chugger para recirculaçao, aquecimento com uma resistencia de 1.800 w, controle de temperatura no retorno do mosto a panela.
Aqueci a agua a 72oC para arriar, e quando coloquei o malte desliguei a bomba mas esqueci de desligar a resistencia.
Ao final da colocaçao do malte de dei conta da ca**** e liguei imediatamente a bomba. O mosto estava em 72oC, o que fez a resistencia desligar (setei ela em 65). Porem o mosto ficou recirculando uma meia hora até baixar para 65oC.
Qual o risco disso com relaçao ao resultado final?
Me preocupei pois ao transferir para a panela de fervura achei o mosto bastante turvo, marrom, e foi assim até o final da fervura...
Obrigado
Caio

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fez teste de iodo e deu ok? Se sim, vc só terá uma cerveja mais encorpada.

Cara, a Lagunitas mostura a IPA deles a 71 graus! Você sente bem o corpo dela e o doce residual também (em virtude da grande quantidade de maltes Crystal).

Não acho que você problema algum.

Sim, teste de iodo ok.
Porem o que me preocupou é que ficou bastante turva. Deixei uma aliquota na proveta onde medi a densidade parada durante a noite, hoje pela manha continuava turva, pareceu nao ser material em suspensao.
Esqueci de comentar: usei 6,5 kg de malte pale ale e 1,5 kg de carared. Pode ter sido muito carared, e por isso a turbidez?

Acho que vc terá uma fermentação bem rápida e uns 4% de alcool e cerveja bem encorpada, diga que foi de propósito! kkkk

Back